ArgilaCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosÓleos EssenciaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Como tratar manchas na pele no verão com produtos naturais e veganos

Hoje vou falar sobre como prevenir e tratar manchas na pele no verão com produtos naturais e veganos e ter ótimos resultados.

Atualizado em: 04/04/2023

Já percebeu que no verão é preciso intensificar os cuidados com a pele?

O sol e o calor tendem a deixá-la mais vulnerável, podem aparecer manchas e alguns cuidados simples podem te ajudar a manter a pele hidratada e protegida.

Cuidados com a saúde no verão que refletem na saúde da pele

Em primeiro, é preciso ressaltar que devemos nos manter hidratadas. Então beber água é fundamental para garantir hidratação de dentro para fora.

Dica: Ter uma garrada cheia de água sempre por perto, nos lembra de bebê-la frequentemente!

O sol e manchas na pele no verão

Como manter a pele hidratada no verão e evitar ou tratar manchas? Primeiramente, é bom a gente pensar que naturalmente no verão ficamos com maior exposição solar.

Ir à praia, caminhar no parque e praticar exercícios ao ar livre são ótimos para manter o corpo exercitado. O que aumenta nossa exposição aos raios solares.

Essa exposição também é necessária para fortalecer a melanina e garantir os níveis de vitamina D em alta. Ainda mais agora em função da pandemia…

O trecho da música de Vitor Kley deixa isso bem explícito:

“Ô, sol
Vê se enriquece
A minha melanina
Só você me faz sorrir”

Nesse sentido, a pele pode sofrer com a desidratação ou possíveis machinhas indesejadas. Mas é possível prevenir e tratar manchas na pele no verão e ter êxito.

Bora lá!

Manchas no rosto

Se quer prevenir ou tratar manchas no rosto é interessante seguir alguns passos. Utilizar cremes faciais com vitamina C, hidrolatos e máscaras de argila vão te ajudar a manter a pele saudável.

Higiene do rosto

No verão, o clima quente pode aumentar a oleosidade na pele. Contudo, lavar o rosto em excesso, pode deixar a pele vulnerável.

Então é melhor utilizar um sabonete facial mais suave, que não vai agredir a tua pele ou retirar a camada de proteção natural.

Neste trecho, a Fernanda Silva, esteticista natural, maquiadora e depiladora do Ecosalão (fechado temporariamente em função da pandemia) dá dicas para pele oleosa:

“Uma dica para peles oleosas, que tendem a sofrer mais durante o verão: lavar o rosto em excesso provoca efeito rebote, quanto mais você lavar, mais a tua pele sente que precisa repor, então produzirá mais óleo.
O ideal é lavar duas vezes por dia (manhã e noite) com sabonete facial.
Em outros momentos do dia, pode lavar somente com água, e aplicar água floral pra refrescar a pele e controlar a oleosidade.”

Para isso, temos o Sabonete Facial Natural e Vegano Suavizante – Multi Vegetal que é rico em ativos e preserva a proteção natural da pele.

Sabonete Facial Suavizante – Multi Vegetal

Tem também o Sabonete de Dolomita e Aveia que limpa suavemente e deixa a pele macia.

Enfim, o mais importante é a auto observação. Ninguém conhece melhor a tua pele como tu.

E pode lavar o rosto somente com água, não precisa usar o sabonete em todas as lavagens, viu?

Hidratação do rosto

Quem tem a pele mais ressecada, sente a necessidade de hidratar. Geralmente é porque a pele fica repuxando ou rachada.

Em contrapartida, que tem a pele mista, oleosa e com acne, muitas vezes deixa de hidratar porquê a pele já está oleosa.

Mas em ambos os casos, é preciso manter a pele hidratada para prevenir manchas na pele no verão.

Pele seca ou ressecada

Vai precisar caprichar nas hidratações, utilizar um hidratante facial natural para o teu tipo de pele de manhã e se perceber que a pele ficou mais sequinha, reaplicar de tarde.

O segredo aqui é lavar o rosto com água ou borrifar uma água floral antes de reaplicar o creme facial. O hidrolato de Patchouli é ótimo para pele seca.

Pele mista, oleosa e com acne

Aqui as hidratações podem ser feitas utilizando um creme facial específico para tua pele, podendo intercalar com uma água floral.

Por exemplo: de manhã hidratou a pele com o creme facial, durante o dia pode borrifar uma água floral. Assim vai garantir a hidratação da pele e ainda se beneficiar com as propriedades terapêuticas do hidrolato.

Pode usar o hidrolato de capim limão ou de tea tree, que além de manter a pele hidratada, vai tratar as questões do excesso de oleosidade.

Dica: Se viu que a pele está mais sequinha o Sérum para Área dos Olhos Natural Vegano Artesanal 5 ml – Caule é bem levinho e hidrata a pele.

Área dos Olhos – Sérum Natural Vegano Artesanal 5 ml – Caule

 

Pele normal

Essa é a pele dos sonhos, não é mesmo?! Nesse caso pode utilizar as orientações que falamos acima, ajustando para tua pele.

Pode usar o Sérum Facial Natural com Ácido Hialurônico Herbia 50g . Que é indicado para todos tipos de pele e tem ótima absorção.

Daí pode testar se a tua pele fica melhor hidratada utilizando somente o creme hidratante. Ou se fica melhor intercalando com a água floral.

O legal de utilizar cosméticos naturais, é que eles são alimentos para a pele.

Os ativos naturais presentes nas formulações atuam na hidratação, nutrição e regeneração cutânea.

Evitando assim, o envelhecimento precoce da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão. Aumentando a elasticidade e tonicidade da pele.

Sérum Facial Natural com Ácido Hialurônico Herbia 50g

Como tratar manchas na pele no verão com produtos naturais e veganos?

A pele ficou manchada no verão, o que fazer?

Além de utilizar as sugestões de hidratação citadas anteriormente, vai precisar tratar a pele para clarear as manchas.

Primeiramente, estabeleça um ou dois dias da semana para fazer o tratamento. Ter frequência é o segredo para ter resultados satisfatórios.

Juntamente com produtos que vão atuar no clareamento das manchas. Aqui o indicado é apostar nas argilas, que além do efeito detox, também ajudam a suavizar manchas na pele.

Sugestão da Fernanda Silva para o tratamento de manchas:

“Para o tratamento de manchas sugiro acrescentar na sua rotina de cuidados com a pele, pelo menos uma vez na semana, melhor se forem duas, uma rotina específica.

1 – Lavar a pele com sabonete facial.

2 – Esfoliação com cristais de quartzo da Terramater. Esses procedimentos vão preparar a tua pele para absorver melhor os próximos produtos.

3 – Aplicação da máscara de argila dourada com um pincel, uma camada generosa, e sempre que sentir a pele secar, umedeça com água mineral, hidrolato, ou chá de camomila. Facilita se deixar um borrifador a mão.

4 – Remover o excesso da máscara de argila com uma espátula, sugiro a de madeira no formato de faca. Ela ajuda muito na remoção, e diminui o descarte de algodão.

5 – Para finalizar, aplique o creme facial.

Obs.: Lembrando que esse protocolo deve ser feito a noite, não recomendo a exposição ao sol depois de aplicar os produtos.”

Argila para clarear manchas na pele

Neste vídeo tem ótimas dicas de como clarear manchas de pele, melasma, olheiras com máscara de argila:

Tive excelentes resultados utilizando a Máscara de Argila Dourada – Clareia Manchas – Iluminadora que é prática de usar e já vem prontinha.

Ela tem propriedade tônica adstringente e antioxidante que hidrata, revitaliza e clareia manchas na pele.

Mas se prefere fazer tuas próprias alquimias, é legal ter em casa:

Espátula de Madeira Tipo Faca para Aplicação/Remoção de Argila – Caule

Essas são algumas dicas de produtos que pode ter em casa para preparar uma máscara facial de argila clareadora de manchas.

Ah! Pode usar também para hidratar a argila, chá de camomila! Ele também tem alto potencial clareador de manchas.

Mais dicas preciosas da Fê Silva:

“Pra quem prefere utilizar a argila dourada em pó, sugiro preparar com chá de camomila pra potencializar o efeito clareador, e acrescentar duas gotinhas de um desses óleos essenciais: capim limão, palma rosa ou laranja doce.”

Refrescando a pele no verão

Essa é uma das minhas partes favoritas! Imagina aquele calor intenso na praia ou no trabalho e de repente uma bruma refrescante toca o teu rosto?!

Que delícia, né? Pois é essa sensação que fico quando utilizo uma água floral refrigerada. São gotículas refrescantes tocando a pele, e tem também os cheirinhos… Cada um com sua nota aromática particular…

Então além de poder se beneficiar com as propriedades terapêuticas dos hidrolatos, também pode se refrescar com eles.

Dica: Manter a água floral na geladeira e quando for sair, leve na bolsa ou bolsa térmica. Quando precisar se refrescar, voilá! Uma água terapêutica refrescante cairá sobre ti.

Proteção Solar

Definitivamente sabemos que é preciso proteger a pele, mas não vou entrar nessa questão agora porque iria ficar muito extenso.

Mas tem posts falando sobre o assunto, se quiser se aprofundar mais:

A Fê Silva, apontou outra questão importante:

“Com relação a exposição solar, a pele pode ficar mais ressecada, e mesmo as peles com oleosidade em excesso precisam de hidratação. O protetor solar dever ser utilizado sempre, pra evitar o escurecimento das manchas já existentes, e prevenir que aparecem novas.”

Já ouviu falar em alimentos antioxidantes? Eles são nossos aliados para prevenir manchas na pele no verão com produtos naturais e veganos.

Vou citar alguns alimentos que nutrem e hidratam a pele, são fáceis de encontrar e incluir nas refeições.

Frutas Vermelhas

Agora vamos falar sobre o que podemos incluir na alimentação para garantir hidratação e proteção, saiba como proteger a pele de dentro para fora.

A natureza é perfeita e se observarmos com atenção, no verão ela presenteia a gente com apetitosas frutinhas vermelhas.

Na sabedoria ancestral da medicina Ayurvédica, utilizamos a Ritucharya para estar em equilíbrio e comunhão com a natureza.

Que é a dança das estações, onde nos adaptamos às mudanças do clima e da temperatura, optando por aquilo que é sazonal.

Então vamos usar e abusar das frutas da estação!

Alguns exemplos:

  • Ameixa, uva, morango, acerola, melancia, açaí, goiaba, pitanga, amora, jabuticaba…

Essas são as frutas vermelhas regionais que temos por aqui.

Mas tem também o mirtilo, goji berry, canberry… entre outras com alto poder antioxidante.

Castanhas e Sementes

Assim como as castanhas e as sementes são alimentos extremamente nutritivos, também oferecem propriedades antioxidantes.

Minerais como o selênio, magnésio, ferro, zinco, entre outros… Vitaminas A, B1, B2, B6 E, entre outras…

E ácidos gráxos presentes nas castanhas e sementes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Alguns exemplos:

  • Castanha do pará, castanha de cajú, amêndoas, nozes, noz-pecâ, pistache, semente de abóbora, semente de girassol, semente de linhaça, semente de gergelim…

São excelente fontes de nutrientes e antioxidantes.

Do mesmo modo que alimentos como o feijão preto, feijão vermelho e o cacau são ricos em antioxidantes, fáceis de obter e deliciosos.

Então é só caprichar na rotina skincare verão e nas receitas para garantir uma pele saudável e nutrida no verão!

 

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.