Dióxido de titânio no protetor solar físico

O dióxido de titânio no protetor solar físico é encontrado na maioria dos protetores solares naturais e temos pouca informação sobre ele.

Então decidi estudar sobre o dióxido de titânio em cosméticos. Especialmente no filtro solar físico, para trazer mais conteúdo pra gente.

O que é dióxido de titânio?

Segundo o Wikipédia, o dióxido de titânio é encontrado na natureza na forma de minerais conhecidos como a anatase, o rutilo e a brookita.

Naturalmente, desses minerais aparecem os óxidos, que podem ser extraídos e utilizados comercialmente como uma fonte de titânio.

O dióxido de titânio é o óxido natural de titânio, também é muito conhecido como titânio (IV) ou óxido de titânio. Tem a fórmula química (TiO2) , que é muito utilizada em tintas, protetores solares e corantes.

Em outras palavras, o dióxido de titânio é um mineral que pode ser utilizado como um pigmento branco. Tem alta capacidade de refração da luz e é capaz de absorver os raios UV.

Inclusive o dióxido de titânio  pode ser encontrado nas argilas.

Dióxido de titânio em cosméticos – protetor solar físico

O dióxido de titânio ´pode ser utilizado em cosméticos para a pele sem oferecer riscos. Ele está presente em muitos protetores solares físicos como um bloqueador físico.

Tanto o dióxido de titânio quando o óxido de zinco são os ingredientes ativos para protetores solares físicos.

O protetor solar físico confere uma barreira física de proteção, como a roupa, por isso a cor. E o protetor solar químico confere uma proteção química, ou seja, a molécula é ativa e transforma luz em calor.

Mas é importante observar se dióxido de titânio está presente no filtro solar físico em nano partículas ou micronizado.

Se o processo de extração foi feito de maneira micronizada, não sofreu alteração química e preservou sua estrutura.

Em contrapartida, o dióxido de titânio em nano partículas tem a fórmula química (N-TiO2) e pode representar maiores riscos.

Essas partículas são minúsculas com menos de 100 nm de tamanho. São capazes de atravessar barreiras celulares como a pele e os órgãos. 

Existem muitas dúvidas sobre a segurança de cosméticos com tecnologia nano, então é melhor evitar protetores que tem o dióxido de titânio na versão nano.

Protetor solar aprovado pela ANVISA

Além disso, sabemos que é importante verificar se o protetor solar físico é aprovado pela ANVISA. Já que ela é o órgão que realiza os testes quanto a segurança e eficiência dos produtos.

Aqui na loja Caule, todos os protetores solares (incluindo as bases) são aprovados pela ANVISA e passaram nos critérios que observamos antes de começar a distribuí-los. Então pode proteger a tua pele com segurança!

Dióxido de titânio no protetor solar físico

Para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, temos os protetores solares físicos e também as bases da Bioart que contém o dióxido de titânio. Assim pode escolher qual é a melhor opção pra ti.

Olha só esse vídeo falando dos protetores da Herbia:

Protetor solar vegano e natural certificado IBD Herbia

Se quer proteger a pele do rosto, que é a parte do corpo que fica mais exposta, tem essas opções de protetor solar físico:

Pele Oleosa – Protetor Solar Natural Vegano FPS 30 Herbia 50g

Pele Seca – Protetor Solar Natural Vegano FPS 30 Herbia 50g

Protetor Solar Natural Vegano UVA e UVB FPS 30 Herbia 120g

 

Lembrando que é importante proteger a pele de dentro para fora também, né?! Então pode caprichar na hidratação e ingerir bastante água e investir nos alimentos antioxidades.

Porque a gente quer uma pele bronzeada, hidrata e saudável, não é mesmo?!

E todo mundo se cuidando e se sentindo a última bolacha orgânica do pacote compostável!

E agora para proteger a pele da radiação solar…

…clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.