Consumo ConscienteEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Silicone é uma alternativa ecológica?

Eu não sei contigo, mas comigo ainda pairam muitas dúvidas sobre os itens de silicone… Pensado nisso, fui investigar mais a fundo para descobrir se o silicone é uma alternativa ecológica mesmo.

Atualizado em: 05/04/2023

Primeiramente, vamos descobrir alguns detalhes importantes como qual é a origem do silicone? Qual a matéria prima do silicone?

A origem do silicone

Apesar de não ser amplamente conhecido ainda, o silicone foi descoberto há muito tempo, em 1823.

O químico sueco Jöns Jacob Berzelius descobriu que aquecendo a areia (silício) em altas temperaturas (2200 °C) combinada com carbono, oxigênio e hidrogênio, resultava em uma borracha resistente.

E olha que curioso, o silício (areia) é um dos recursos mais abundantes  encontrado em nosso planeta.

Então, fica em sétimo lugar de elemento mais abundante no universo e, em segundo lugar de elemento mais abundante aqui na terra.

Outro fato interessante é que as nossas preciosas argilas, também são ricas em silício! Ele também aparece na composição do  feldspato, do granito e do quartzo.

Agora já sabe do que é feito o silicone. Que é um tipo de borracha e que os recursos utilizados em sua fabricação são extremamente abundantes.

Silicone é derivado do petróleo?

Essa é uma dúvida muito frequente, mas já percebemos que NÃO tem petrolatos na composição do silicone.

E só para deixar mais explícito do que é feito o silicone, vou ressaltar aqui sua composição:

Silicone = areia + carbono + oxigênio + hidrogênio

Ou seja, não contém petróleo, mas é diferente da borracha natural, que vem da seiva da seringueira.

Portanto, são polímeros sintéticos. Um material com alta durabilidade que pode durar até 10 anos.

Então, podemos dizer que o silicone tem a composição semi-orgânica. Ele é produzido somente de carbono, contendo silício, oxigênio e hidrogênio.

Sua fórmula química é [R2SiO]n . Sendo dessa forma associada ao carbono, um elemento orgânico.

O Silicone é uma alternativa ecológica?

Uma das principais características que se pode observar no silicone é o baixo impacto ambiental. É um dos materiais que podem substituir o plástico.

Além de não poluir o meio ambiente (como acontece com o plástico), sua durabilidade é muito maior.

O silicone é inerte, garantindo estabilidade física e resistência ao calor. Capaz de aguentar temperaturas que variam de -40°C a 316°C. Característica que contribui para um produto final de ótima qualidade!

O silicone não é biocumulativo, porque o tamanho de suas moléculas é grande (não gera micropartículas, como acontece com o plástico).

Ou seja, não afeta os animais, sendo incapaz de passar pelas membranas dos peixes ou na terra, afetar as minhocas.

Em contato com o solo, as partículas se quebram, ficando menores, mas logo se oxidam e voltam à forma natural.

Desse modo, não afeta o solo ou o crescimento das plantas.

Com isso, não se pode pensar que o silicone é inofensivo e que pode ser descartado sem a devida atenção.  Mas se acontecer do seu material ser depositado no meio ambiente, com o tempo ele se degrada.

É claro que não é tão rápido igual acontece com o papel, mas com certeza o silicone dura muito menos tempo na natureza do que o plástico.

Definitivamente, o silicone é uma alternativa ecológica!

Porque preferir o silicone ao invés do plástico?

Já sabemos que o nosso planeta está saturado de tanto plástico. Basta somente sair de casa para se deparar com plástico jogado na rua, não é mesmo?

Nesse sentido, a situação fica ainda mais triste quando vai à praia, sempre tem plástico jogado na areia ou flutuando no mar.

Uma pesquisa australiana feita por Justine Barrett, aponta que existem pelo menos 14 milhões de toneladas de plástico submersas nos oceanos. Que afeta toda a vida marinha, sendo encontrado fragmentos de plástico no estômago dos animais.

Esse plástico acaba por se deteriorar, virando microplástico. Que são fragmentos minúsculos, medem menos de 5 milímetros e vão parar nas profundezas dos oceanos.

Como resultado, o microplástico acaba entrando na cadeia alimentar. Na dos seres humanos e dos animais, visto que está presente no solo e na água.

Por isso, se faz cada vez mais necessário ter atitudes conscientes! Consumir conscientemente e fazer o correto descarte dos resíduos.

São medidas vitais e indispensáveis!

Evitar tudo que é descartável. Optar por itens reutilizáveis é uma forma de participar ativamente para que esses quadros não piorem ainda mais.

Copo de silicone e coletor menstrual de silicone

Agora cheguei aos nossos queridos itens de silicone! Que são uma alternativa reutilizável, sustentável e ecológica para evitar os descartáveis!

Milhões de quilos de plástico descartável podem ser evitados ao escolher opções reutilizáveis. Pode ser o copo de silicone retrátil ou o coletor menstrual de silicone.

Ou seja, se cada um de nós optar por apenas uma das opções, a pegada ecológica será bem menor…

E melhor ainda será quando a gente conseguir ao máximo incluir itens lixo zero em nossa rotina!

Pra que serve copo de silicone?

É uma ótima alternativa para substituir os copos descartáveis. Tem o formato retrátil que fica pequeno fechado e pode ser carregada no bolso!

O copo de silicone é reutilizável, inerte e inodoro, assim pode tomar o café ou chá da tarde sem o risco de intoxicações.

Tem o tamanho perfeito para esterilizar o coletor menstrual (todos os tamanhos), muito prático e seguro.

Ou seja, é um verdadeiro item multiuso, favorecendo assim o minimalismo. Que inspira ainda mais a consumir com consciência!

Pode ser utilizado para esterilizar chupetas e bicos de mamadeiras. É ótimo para transportar e aquecer a papinha do bebê. E por causa da sua cor atrativa e material maleável, é um excelente mordedor e copo de transição para as crianças.

Temos o copo de silicone dobrável da Korui:

Os kits tem aquele descontão que a gente merece!

Sendo assim, pode destinar vários usos para o copo de silicone! Mantendo sempre por perto no dia a dia, seja em casa, no trabalho, na escola ou na prática de esportes.

Então é um ítem lixo zero e uma ótima sugestão de presente vegano!

Nesse vídeo mostra como o copo de silicone é versátil:

Copo Coletor Menstrual de Silicone

Coletor menstrual de silicone

Coletor Menstrual Korui – Caule – o coletor menstrual é o suprassumo para ter uma menstruação sustentável! Como já falei anteriormente, o silicone tem alta durabilidade.

Então confere aos coletores menstruais um período mínimo de vida útil de 5 anos ou mais.

Além de ser uma alternativa sustentável para o período menstrual, é muito mais saudável do que utilizar os absorventes de plástico. Podem causar alergias ou afetar a lubrificação íntima.

Sem mencionar o contato íntimo do plástico no corpo, eca!

Ademais, usar o coletor menstrual é garantia de economia! Sim, imagina o quanto gasta comprando absorventes em 5 anos?

E tem também o fator do descarte. Onde o teu e o meu precioso sangue menstrual iria parar nos aterros sanitários em meio aos plásticos… Nada interessante, né?

Nesse sentido, com apenas 1 coletor menstrual é possível ter:

+ Saúde! + Economia! + Liberdade! + Segurança! + Sustentabilidade!

Se tu é como a gente que adora soluções sustentáveis e procura por produtos sustentáveis. Esse post foi para mostrar que o silicone é um material seguro e sustentável.

Ah, se tiver alguma informação extra ou alternativas ao plástico que não foi falada por aqui, avisa que incluímos depois! 😉

Então, se gostou e acredita que essas informações têm de ser passadas adiante, compartilhe!

Assim vamos juntas e juntos rumo ao consumo consciente. Reduzindo o plástico no dia a dia e lutando por um mundo mais sustentável.

Fonte: wikipedia.org /

E agora vamos consumir com consciência…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de silicone lixo zero na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique agora e veja o que selecionamos pra você de menstruação sustentável na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.

 

 

 

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.