Cosméticos NaturaisMales dos Cosméticos ConvencionaisÓleos Essenciais

Substituindo o Óleo Mineral

 

Para quem assistiu o vídeo que eu, Janine, fiz sobre o “Uso do óleo mineral branco (paraffinum liquidum) em cosméticos”:

Em que falamos de 5 produtos à base de óleo mineral e, se quer saber como substituir esses produtos?! Seguem aqui algumas ideias de alternativas de melhor qualidade, mais eficientes e, em geral, mais em conta.

1 – Óleo para passar no bebê:

Primeiramente, troque o óleo convencional a base de óleo mineral por óleos vegetais prensados a frio. Pode ser o azeite de oliva mesmo.  Se for orgânico, melhor. O óleo de coco também é excelente. Se quiser, pode usar ambos na variação “Extra Virgem”. Nossa escolha é o Óleo de Coco da Caule, que além de extra virgem é orgânico.

Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem 200ml – Caule

2 – Removedor de cera de depilação:

A princípio, qualquer óleo vegetal pode remover perfeitamente a cera. Pode ser o azeite de oliva, óleo de coco ou girassol que você tem em casa mesmo. Para aliviar a ardência e cicatrizar a pele mais rapidamente, pode colocar uma gota de óleo essencial. Pode ser um óleo essencial calmante, como o Óleo Essencial de Lavanda ou Lavandin, ou cicatrizante, como o Óleo Essencial de Patchouli ou o de Tea Tree (Melaleuca) em uma colher se sopa de óleo vegetal.

 

3 – Óleo laxante:

Do mesmo modo qualquer óleo vegetal pode cumprir a função de laxante. Tomando 3 colheres de sopa ao dia. Quando eu tinha prisão de ventre na infância, minha mãe me dava Óleo de Palma Cristi, outro nome dado para óleo de rícino ou óleo de mamona. Que em inglês é: Castor Oil.

Mas o óleo de coco cumpre perfeitamente essa função, é muito mais saboroso e nada melhor do que ter um produto em casa com várias funções.

4 – Óleo secante para o esmalte de unhas:

Agora se você está evitando o óleo mineral por uma questão de preservar a sua saúde e beleza ou dos animais e do planeta, repense o uso de esmaltes. São os cosméticos mais tóxicos de todos.

As unhas também absorvem esses ingredientes químicos, pois, sem cutícula, vai diretamente para a corrente sanguínea. No Brasil, esmaltes em versão menos tóxica são raros.

Eu não recomendo nenhum, mas se você não vive sem esmalte, procure uma marca importada menos tóxica e, para secar, coloque as unhas numa tigela com água fria ou sob a água da torneira.

História verdadeira: uma conhecida minha disse que tem alergia a esmalte – muitas mulheres têm, hoje em dia. E ela contou que o primeiro local a dar sinal de alerta é o pescoço que incha.

Nesse sentido, como sei que muitos produtos químicos imitam os hormônios femininos e interferem diretamente no sistema endócrino e reprodutivo. Pensei que provavelmente esse efeito acontece com muitas mulheres em maior ou menor grau, ela apenas é mais sensível.

5 – Óleo de amêndoas à base de óleo mineral:

Definitivamente, leia sempre o rótulo para não levar gato por lebre. Se um óleo vegetal de alta qualidade está barato, é muito provável que esteja levando óleo mineral misturado. Provavelmente misturado com um pouco de óleo vegetal de alta qualidade.

Pensa comigo: amêndoas são mais caras que azeitonas, portanto, o óleo de azeitona (azeite de oliva) é mais barato que o óleo de amêndoas. Se acontecer o contrário tem alguma coisa errada aí. Sim! O óleo de amêndoas que se compra na farmácia é óleo mineral com uma baixa porcentagem de óleo de amêndoas.

Nesse caso, troque o “óleo de amêndoas” de óleo mineral por qualquer óleo vegetal, o azeite de oliva ou o óleo de sementes de uva, o óleo de coco – eles serão infinitamente superiores em qualidade e eficiência.  Encontrar óleo de amêndoas puro não me parece ser uma tarefa muito fácil.

Na Caule distribuímos um excelente óleo da Multi Vegetal: óleo de Gengibre e Arnica para massagem.

Veja como o óleo de coco é versátil e pode ser utilizado na estética:

Portanto se você encontrou mais alternativas ou soluções, conte pra gente! Assim mais pessoas podem fazer escolhas mais conscientes.