Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosCosméticos VeganosEstilo de Vida EcológicoÓleos EssenciaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Gel Dental ou Pasta de Dente? Qual escolher?

Já pensou se gosta mais do Gel Dental ou da Pasta de Dente?

Vamos começar por um fator muito importante: tua preferência. Qual prefere? Gel Dental ou Pasta de Dente?

Post atualizado: 20/05/2021

A pasta de dente que é mais substanciosa e faz mais espuma? Ou o Gel Dental que está mais associado à leveza e à refrescância?

É muito importante escolhermos seja um gel dental ou uma pasta de dente que nos dê prazer para que esses momentos do dia, três vezes por cinco minutos (pelo menos) sejam agradáveis e portanto a gente não queira fugir deles.

Gel Dental ou Pasta de Dente para retração gengival

Eu tenho retração gengival faz muitos anos. A retração vem junto com a sensibilidade e apenas mudar para os géis ou pastas de dentes naturais já me ajudou muito na dor e temos outros relatos de casos como o meu por aqui.

Sorriso saudável com o creme dental natural, da Loja Caule.
Aqui eu estava testando usar o bambu do Eco Cotonete como alargador, mas os dentes branquinhos e saudáveis é o que mais fica em evidência, né?

Vale a pena experimentar as alternativas naturais só por isso! Não acha?

É menos abrasivo o Gel Dental , em geral, do que a pasta de dente e por isso é a opção mais indicada para quem tem sensibilidade nos dentes ou para os casos mais avançados a  retração gengival.

E mesmo que não tenha retração fique atenta aos primeiros sinais porque reverter a situação é muito desafiante!

Que tal cerca de uma vez por mês fazer uma revisão na base dos dentes, porque espacialmente nos dentes que ficam escondidos a gente só descobre a retração quando começa a doer e daí é mais desafiante resolver.

E para prevenir é melhor então usar o gel dental.

Daí coloca na balança a tua preferência e a tua necessidade, lembrando que quando diminui a frequência da escovação é bom observar o que pode te motivar a continuar escovando os dentes direitinho!

Veja o que selecionamos para tua higiene bucal natural e vegana:

CTA para clicar e comprar no post gel dental ou pasta de dente

Casos onde a Pasta de Dente sempre será mais indicada

No caso de próteses móveis em que a gengiva está segura –  bem longe – nesse caso a pasta de dente e a escova de dentes com cerdas duras é o mais indicado.

Mas fique atenta – quando entra na gengiva o cuidado é redobrado!

Ilustração Anatômica do Dente
Ilustração Anatômica do Dente

Dente e gengiva têm naturezas muito distintas. O dente que inclusive pode ser substituído por próteses de porcelana demanda uma limpeza mais abrasiva (aparentemente).

Se assemelha a limpeza de uma xícara de porcelana…

A questão é que a gengiva que protege grande parte dos dentes é sensível a qualquer abrasividade e portanto precisa de um número maior de escovações com escova macia e produtos mais suaves como o Gel Dental.

Com escova macia e gel dental meus dentes não ficam limpos

E se ainda antes de pensar na forma como limpa os dentes, que tal pensar na forma com os suja?

Já ouviu aquele ditado que diz que casa limpa não é a que mais se limpa mas a que menos se suja?

É isso, aí! Ah! E nada de pensar que vai diminuir a frequência da escovação, tá? É pra pensar na qualidade dos alimentos que ingere e como cada um, ou cada refeição deixa teus lindos dentinhos.

O que acha de fazer um teste? O que suja teus dentes?

 

Come uma fruta e passe a língua em todos os dentes sentindo o quanto ela sujou teus dentes. Depois coma um chocolate e repita a operação. E aí? A fruta ou o chocolate deixou teus dentes mais sujos?

Verdade seja dita o açúcar, especialmente o branco depois de nos deliciar deixa aquele gosto amargo horrível. Que dá vontade de comer mais e mais, pra fugir do amargo, isso se a gente não escova os dentes. 

Dentes escovados com pasta de dentes natural e escova de bambu

Viu? Escovar os dentes depois das refeições é uma ótima forma de fugir daquela compulsão por comer mais pelo simples hálito ruim que a última coisa que comemos deixou. 

Na verdade a falta de alguns nutrientes, vitaminas e minerais podem afetar a saúde da nossa gengiva já que é o que constrói o nosso corpo.

Como por exemplo se tivermos uma dieta pobre em cálcio, tanto as nossas articulações como os dentes ficaram com deficiência.

Na medicina Ayurvédica poderíamos dizer que está com o dosha Vata agravado e que é necessário encontrar o que está causando essa deficiência nos dentes.

Por outro lado o excesso de alimentos picantes e condimentados podem gerar um desequilíbrio do dosha Pitta, ocasionando inflamações e sangramento nas gengivas.

Então ter hábitos alimentares saudáveis ajuda a manter a saúde bucal!

CTA para clicar e encontre no post de gel dental ou pasta de dente

Pasta de dentes menos abrasivas 

Para quem adora pasta de dente e sabe que não vai escovar os dentes com tanta dedicação usando gel dental pode escolher as Pastas de Dente naturais que são muito mais suaves não só em abrasividade, mas especialmente em termos dos ingredientes. 

E, por favor, não invente de escovar os dentes com bicarbonato de sódio!  Porque o bicarbonato de sódio apesar de atóxico e clareador é extremamente abrasivo, mesmo a argila, basta sentir os grânulos nos dentes para perceber.

O bicarbonato de sódio usado pelos dentistas é esferizado (arredondado) e por isso muito menos abrasivo e é uma aplicação profissional e pontual.

Hoje tem muitas Pastas de Dente e Géis Dentais naturais, saudáveis e sustentáveis deliciosos, eficientes e acessíveis.

Não coloque seus dentes a prêmio. Não precisamos escolher entre o saudável e o sustentável, ambos andam juntos, inclusive DEVEM andar juntos.

Nossa seleção de Pastas de Dente e Géis Dentais Naturais

Como já falei tanto as Pastas de Dente como os Géis Dentais naturais são mais suaves para os dentes pelos ingredientes serem mais saudáveis.

Para ter uma ideia, o sulfato de sódio que evitamos nos cabelos para não agredi-los também está nos produtos convencionais para escovar os dentes, para fazer espuma.

Nossos escolhidos:

Pastas de Dente naturais

Gel Dental natural

Gel dental natural com carvão ativado na Loja Caule.

Gel Dental Infantil

Temos os enxaguatórios bucais prontos da Suavetex e Boni:

Para quem prefere um enxaguante bucal natural sem sabor, indicamos:

Receita de Enxaguante Bucal natural para completar a higiene, é só misturar esses dois ingredientes e pronto!

Simples né? 100% natural e orgânico, caso use os produtos que temos, ambos orgânicos. 

Óleo de coco como Pasta de Dente

E para quem quer uma opção de “Pasta de Dente” natural “de raiz”, pode gostar de escovar os dentes com Óleo de Coco Orgânico.

Nas primeiras vezes pode ser estranho já que a textura e oleosidade é completamente diferente da pasta de dente e até do gel dental. Mas os benefícios do Óleo de Coco para as gengivas pode valer a pena.

Cuidando dos dentes com óleo de coco orgânico, da Loja Caule.
Cuidando dos Dentes com o Óleo de Coco Orgânico da Caule

E se quiser os benefícios do coco para os dentes, clareamento, e para gengivas, regeneração, pode experimentar fazer o bochecho com o óleo de coco. Tão poderoso que não só limpa a boca, mas desintoxica organismo.

Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem 200ml – Caule

O óleo de coco tem propriedade antibacteriana, ideal para a prática de oil pulling. Que nada mais é do que fazer o bochecho utilizando óleo vegetal. Essa prática faz parte da dinacharya ou rotina diária saudável recomendada pela Medicina Ayurveda.

  1. Ao acordar, raspe a língua e escove os dentes;
  2. Coloque 1 a 2 colheres de chá do óleo na boca;
  3. Bocheche o óleo por 20 a 30 minutos, ou o quanto conseguir, no início é desafiante. Cuidado para não engolir o óleo, ele está com as toxinas absorvidas da boca pelo óleo;
  4. Cuspa o óleo e destine na terra, composteira ou vaso sanitário.
  5. Lave a boca com água;
  6. Cuspa a água;
  7. Beba sua água morna com gotas de limão.

Em nosso catálogo temos 2 opções de raspador de língua Ayurveda:

Raspador de língua ayurveda de cobre da Loja Caule.Raspador de língua ayurveda de inox da Loja Caule.

Raspar a língua é uma prática da rotina diária ou dinacharya (sânscrito) utilizada no Ayurveda para remoção da saburra lingual e prevenção da saúde.

Traz diversos benefícios para a saúde, entre eles:

  • Favorece a retirada e eliminação segura de toxinas e bactérias da língua;
  • Melhora o hálito;
  • Fortalece o sistema digestivo;
  • Beneficia a saúde em geral.

Raspador de língua de cobre ou inox? Entenda as diferenças:

Mais importante do que escolher por Gel Dental ou Pasta de Dente é a Escova de Dentes

Sim, não adianta escolher um Gel Dental que não é abrasivo para proteger sua gengiva e continuar usando uma escova de dente média ou, pior ainda, dura…

Escova de dente de bambu ecológica da Loja Caule.
Escova de Dentes com cerdas macias e pontas afinadas para preservar as gengivas

As cerdas da sua escova de dentes precisa, necessariamente ser macia ou extra macia para proteger a sua gengiva, ou ao final da vida terá os dentes sãos, em gengivas doentes, ou seja, provavelmente terá dentes saudáveis fora da boca.

Escovas de dente médias ou duras são ótimas para higienizar próteses, portanto, bem longe da sua gengiva.

Inclusive, com uma boa escovação com uma boa escova pode até dispensar a Pasta de Dente ou o Gel Dental.

Evidente que esse momento não será tão prazeroso, mas se precisar escolher entre investir em uma boa escova ou em um bom produto para escovar os dentes, não pestaneje, fique com a escova.

Aliás, a quantidade de creme dental que “precisamos” é o equivalente a um grão de ervilha.

É necessário além de escolher bem o creme ou gel dental e a escova lembra que o fio dental também é imprescindível para a limpeza completa e a prevenção da retração gengival.

Não temos um fio dental natural, ainda, no Brasil, que eu saiba, mas podemos escolher fio dental de uma marca brasileira e em maior quantidade pela questão de sustentabilidade. 

Qual a melhor escova de bambu? Veja os critérios para escolher a tua:

Visite semestralmente seu dentista!

A limpeza profissional dos dentes é importante para tirar aquela sujeira que nem a escova e nem o fio dental dão mais conta, o tártaro.

O tártaro aderido ao dente vai descolando a gengiva, por isso a limpeza semestral previne novos focos de retração gengival.

Muitas pessoas tem medo de ir no dentista. Eu tenho medo de não ter condições financeiras de ir no dentista.

Dentes brancos e saudáveis utilizando a pasta de dente natural, da Loja Caule.
Visita ao dentista para preservar a saúde bucal

A última vez que fui no dentista me peguei agradecendo a oportunidade na cadeira do dentista.

É porque muita gente em nosso país não tem condições financeiras de ter esse cuidado básico.

E além de agradecer esse privilégio é importante lutarmos para que em nossa cidade, pelo menos, as pessoas tenham acesso a saúde bucal básica. Como fazer isso?

Escolhendo bons governantes e pressionando eles para que garantam esse direito básico. Quem não quer viver num lugar onde todos sorriem saudavelmente?

Fontes:

Papel da curcumina na saúde sistêmica e bucal: uma visão geral

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/

Eficácia de 0,25% de colutório com óleo de capim-limão: um estudo clínico paralelo prospectivo com três braços

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4625327/

Efeito do óleo de coco na gengivite relacionada à placa – um relatório preliminar

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4382606/

Fotos: https://br.freepik.com/

Vem com a gente ter um sorriso saudável e nada poluente!

CTA para clicar e revender no post de gel dental ou pasta de dente