Como escolher um sabão de coco natural?

Sabão de Coco Natural – como escolher?

sabão de coco natural em barra ralado na Loja Caule.

Às vezes pode parecer difícil saber como escolher um sabão de coco natural, na realidade é bem fácil mas é preciso ter algumas informações e critérios para acertar.

Post atualizado: 20/05/2021

Sabão de Coco é aquele produto que todo mundo quer ter por perto, desde a dona de casa até a permacultora por ser saudável para quem usa, sustentável pro ambiente e multifuncional para facilitar a nossa vida e do nosso bolso.

E essa relação não é de agora,  datam de cerca de 2800 a.C os vestígios mais antigos da produção de materiais semelhantes ao sabão.

Que a princípio eram produzidos a base de óleos e cinzas.

Como escolher um sabão de coco natural vegano

Mas hoje quando vamos ao supermercado da esquina ou no atacadão não é tão fácil de encontrar o velho e simples sabão de coco que é uma verdadeira tradição no Brasil.

É que muitas marcas usam predominantemente sebo de boi na composição e acrescentam um corante branco para parecer sabão de coco.

Daí é aquela decepção na hora da gente fazer a nossa receitinha de sabão líquido para a máquina de lavar roupas. Não é?

Fica uma baba nojenta, endurece…

Sei bem como é porque já passei muitas vezes por isso, afinal eu faço sabão líquido para lavar roupas desde 2002.

Até que finalmente entendi que mesmo estando escrito no rótulo de forma bem explícita Sabão de Coco pode nem ter óleo de coco na composição!

Por isso, leia os ingredientes e confira se lá aparece óleo de coco ou de babaçu – que também é um tipo de coco.

Como é feito o sabão de coco de má qualidade

O sebo usado para fazer sabão, não se iluda, ainda que tu não seja um vegano, não é o sebo retirado na hora de carnear o boi.

animais na natureza comendo capim.Eu achava que era, mas não! É o lixo que sai dos frigoríficos e açougues que segue para a graxaria…

E em estado de decomposição é processado para virar o sabão que vai “limpar” sua louça, roupa e dependendo corpo, cabelo, cachorro… 

Por isso, minha cara, ainda que tu não seja vegana e seja a favor da reciclagem, sim, esse sebo é reciclado, prefira um sabão de puro óleo vegetal sem sebo de boi. 

E sabia que esse ingrediente pode estar no sabonete também? Sim, com outro nome: sodium tallowate mas que é exatamente o mesmo sebo de boi… Eca!

Qual é o melhor sabão afinal?

Depois de usar tanto sabão ruim espero que a minha experiência te ajude a não sofrer o mesmo. Siga essa lista para comprar coco ao invés de sebo:

  1. Confira nos ingredientes se há óleo de coco ou óleo de babaçu.
  2. Confira nos ingredientes se NÂO contém sebo, sebo de boi ou sodium tallowate.
  3. Prefira sabão sem fragrância sintética – esse ingrediente é tóxico e poluente.
  4. Prefira empresas nacionais. Então evite sabão de marcas gringas.

Aqui a composição do Sabão de Coco Natural que passou pela nossa curadoria: Óleo de coco, alcalinizante, preservante e água. 

Ele tem 100 gramas e vem numa caixinha de papelão – sem plástico!

E se quiser comprar esse Sabão de Coco em barra: 

CTA para clicar e comprar no post de mulher cansada

Por que evitar sabão de coco de marcas multinacionais

A maior parte dos produtos que habitam os mercados, especialmente os supermercados e ainda mais os hiper e os atacadistas são de marcas multinacionais.

Basicamente todos os produtos são de uma dessas três marcas: Unilever, Proctor and Gamble, Nestlè e Mondelez (antiga Kraft). Investiga o rótulo e descubra de qual dessas é o produto que está comprando.

Já fica bem evidente que todo nosso dinheiro se concentra em poucas mãos – estrangeiras. E além do mais quando a gente escolhe comprar um sabão de coco em geral é pela nossa saúde, dos nossos irmãos animais e da nossa casa Terra.

Sabão de coco natural na Loja Caule.
Sabão de Coco Natural e o cachorro Sonic que é lavado com ele!

Essas empresas quando tem uma linha “eco” é só para abocanhar mais uma fatia do mercado e não porque tem algum compromisso com algum ser.  Então o teu dinheiro pode ser investido em sebo de boi ou petrolatos na sequência. 

Quando a gente escolhe marcas nacionais/locais/latinas o dinheiro fica nas nossas mãos e é mais fácil que seja investido por aqui. Não é?!

Como usar na máquina de lavar?

Mas eu quero usar o sabão de coco natural na máquina e não ter que lavar a roupa à mão porque afinal eu tenho um mundo para salvar. Calma! Tem 4 opções práticas, baratas e eco pra isso:

1 – Rale o sabão e coloque na máquina, aqui nesse vídeo eu mostro como: 

 

2 – Faça uma receita de sabão líquido com essa outra receita que eu ensino nesse outro vídeo, 5 receitas de produtos com 50g de Sabão de Coco que já testei muito na minha vida de natureba:

3 – Compre sabão de coco em pó que vendemos aqui:

Sabão de Coco em Pó Milão – Lava Roupas – 1kg

4 – Compre sabão de coco líquido que nós vendemos aqui:

Lava Roupa Líquido de Coco – Milão – 1l

E os sabões naturais ou detergentes naturais que não são de coco?

Sabão e sabonete pode ser feito com qualquer óleo, como viu aqui até com sebo de boi, até com o óleo de cozinha usado para fritura, depois de usado. O sabão de castela é feito de azeite de oliva e tem sabão feito de abacate.

Na América Latina com a diversa e rica natureza que temos abundam os óleos, mas mesmo assim muito mas muito dos produtos de limpeza que usamos são a base de petróleo.

É o mesmo que uma pessoa que tem dentes saudáveis tirá-los para usar uma dentadura…

Detergentes são à base de petróleo, na Caule colocamos o nome de detergente natural porque é assim que a maioria das pessoas procura mas são sabões naturais, todos que temos.

É porque detergente é necessariamente de petróleo, e sabão é à base de óleo e/ou sebo como viu. 

Além dos sabões de coco em pó e líquido de coco que também chamamos de detergente natural para facilitar o entendimento, temos os detergentes naturais (sabões naturais) à base de terpenos da Garoa. 

Produtos de limpeza naturais e veganos na Loja Caule.
Produtos de Limpeza Natural à base de terpenos da Garoa.

Se quiser comprar produtos de limpeza naturais e veganos: 

CTA para clicar e encontre no post de mulher cansada

Galões de 5 litros de sabão de coco ou detergente natural 

E para quem gosta tanto de ecologia quanto de economia que tal  investir nos galões de 5 litros?

Temos 4 opções de galões:

Olha mais eco que isso só mesmo extraindo o óleo e fazendo sabão com cinza em casa!

E sabe de uma coisa? Nunca vi uma lavanderia ecológica, de verdade mesmo, tem algumas que se dizem sustentáveis e a gente quase desmaia com o cheiro sintético quando entra.

E olha que os produtos de limpeza estão na lista dos mais tóxicos pra nós e os animais e ainda mais poluentes para a água.

Que tal começar uma na seu bairro?!

Quais as utilidades do sabão de coco

Um dos princípios da permacultura é que cada coisa tenha mais de uma utilidade justamente para que a gente não tenha tanta coisa e possa viver uma vida mais minimalista.

Então o Sabão de Coco Natural em Barra é um dos produtos que mais se encaixa desde sempre nesse princípio. 

Com o Sabão de Coco em Barra eu:

  1. Lavo a louça!
  2. Lavo a pia!
  3. Esfrego as roupas!
  4. Lavo o vaso do banheiro!
  5. Dou banho no cachorro!
  6. E na falta de xampu ou sabonete tomo banho e lavo o cabelo!

Tem mais alguma coisa para o qual usa o bom e velho Sabão de Coco que eu não falei? Fazer um penteado punk? 

Sabão de Coco é um verdadeiro luxo

Já viu o quão famoso está o óleo de coco? Não tem médico funcional que não venere o óleo de coco. E um bom óleo de coco tem um preço salgadinho, ainda que no Brasil a gente tenha tantos hectares de coqueirais. 

Sabão de coco natural e esponja de rede de pesca na Loja Caule.
Lavar a louça com o Sabão de Coco Natural e a Esponja de Rede de Pesca retirada do mar é um verdadeiro luxo sustentável!

É Sabão de Coco bom e com preço acessível é só no Brasil mesmo, então a gente precisa valorizar esse privilégio.

Para fazer 100g de Sabão de Coco é preciso 150g de óleo de coco em média. 

Tanto é luxo que quando perguntei que xampu que usavam em um spa ayurveda em São Paulo, há muitos anos, já que não se usa produtos sintéticos convencionais na medicina tradicional indiana me explicaram que usavam sabão de coco no lugar do xampu!

Todo mundo merece Sabão de Coco

Então não são só os bebês que merecem ter suas roupinhas lavadas com sabão de coco, todas as pessoas merecem pela sua saúde e de todos os seres que dependem de água pura para viver.

Então cuide de toda água como se fosse a água que será utilizada no banho de um bebê porque essa água vai banhar o bebê peixe, o bebê sapo e vai voltar pela torneira para nos hidratar de dentro para fora e de fora para dentro. 

Se quiser ser a transformação no mundo junto com a gente: 

CTA para clicar e revender no post de mulher cansada