Compressas com aromaterapia

Compressas com aromaterapia, ou seja, com óleos essenciais é uma forma simples de associar duas terapias naturais para ter resultados ainda melhores com o mesmo tempo investido. E quem não quer economizar tempo, ainda mais quando estamos sentindo dor ou desconforto, no mínimo.

As compressas fazem parte da termoterapia que usa a temperatura de quente à gelada para tratar várias questões de saúde. Sabe quando vemos aqueles filmes de época em que compressas de água na testa de alguém que arde em febre são trocadas constantemente? Ali está um belo exemplo da utilidade milenar da termoterapia. Ao usar a Bolsa Térmica como a que temos de caroços de açaí também usamos a termoterapia. No caso a Bolsa Térmica pode ser usada quente ou gelada.

Como se faz uma compressa?

Compressa se faz com água, aqui a nossa sugestão é associar com a aromaterapia.

Escolha um pano muito absorvente para fazer as compressas, pode ser uma toalha, uma fralda ou o Eco Pano Esponja da Caule.
Prepare a temperatura da água de gelada (com gelo) até quente fervendo a água com 1 gota de óleo essencial para cada 100ml de água. Quanto maior a região a ser tratada mais água vai precisar.

Mergulhe o pano na água preparada na temperatura conforme o caso com o óleo essencial indicado. Abaixo 6 receitas de compressas.
Teste a temperatura da água com cuidado, no caso da água quente.
Tire o excesso de água apertando ou torcendo e aplique na região que quer tratar.

Mantenha no local de 10 à 15 minutos. Se for compressa fria à gelada à medida que ela esquenta pode molhar de novo na água. Se for compressa quente pode mantê-la aquecida colocando uma manta por cima e até a Bolsa Térmica Natural com caroços de açaí da Mercur que temos.
Dependendo do caso a aplicação pode ser pontual ou se repetir até duas vezes por dia.

Quando usar compressa de água quente ou fria?

A temperatura fria ou até gelada diminui o fluxo de sangue da região, com isso ajuda a desinchar e tem efeito analgésico, ou seja, diminui a dor. Esse efeito se inicia após 5 minutos de uso. Já o calor promove a dilatação dos vasos sanguíneos e diminui a tensão muscular, resultando em relaxamento.

É como se a gente pudesse aplicar as estações concentradamente em áreas do nosso corpo. A compressa quente é um pouco de verão no baixo ventre na hora da cólica menstrual ou no trapézio depois de um dia estressante.

E aplicar um pouco de inverno na cabeça quando a cabeça está muito quente.

Quando usar compressa quente?

Quando a gente precisa relaxar a região.

Cãibras musculares
Cólicas menstruais ou estomacais, dores de ouvido
Dores de ouvido
Contraturas articulares
Bruxismo

Quando usar compressa fria?

Dores de cabeça
Queimaduras
Picadas de inseto
Logo após quedas, pancadas ou lesões, sendo a aplicação recomendada nas primeiras quarenta e oito horas. Reduz dores e impede o acúmulo de líquidos ou que o local lesionado fique inchado.

Receitas de compressas com óleos essenciais

  • Compressa para acne
    Compressa morna na área afetada
    Óleo Essencial de Tea tree (melaleuca) e Óleo Essencial de Lavanda Francesa
    Pode aproveitar e esfoliar o rosto depois com os Cristais de Quartzo já que pelo efeito emoliente os cravos estarão mais acessíveis e poderão ser removidos com a esfoliação.
  • Compressa para olheiras, cílios e sobrancelhas fortes
    Compressa gelada na área dos olhos e sobrancelhas
    Óleo Essencial de Alecrim
    Mas como assim fortalece os cílios e as sobrancelhas? Sim, lembra que o Alecrim ajuda na queda de cabelo, então ajuda a fortalecer os pelos também, então olha que maravilha poder tratar ao mesmo tempo os três: olheiras, cílios e sobrancelhas.
  • Compressa para manchas
    Compressa fria nas áreas afetadas
    Óleo Essencial de Hortelã pimenta
  • Compressa para dor de cabeça
    Como a dor de cabeça pode ter diversas causas temos duas opções de compressa para testar e ver qual alivia no teu caso.

Compressa fria na testa e têmporas
Óleo Essencial de Hortelã pimenta

Compressa morna na testa e têmporas
Óleo Essencial de Lavanda Francesa

Compressas com aromaterapia – Solução natural prática, barata e saudável

Gostou de aprender mais sobre essas terapias que estão à nossa disposição no planeta desde sempre e que estão sendo sistematizada faz muito tempo?

Então nas próximas vezes que a saúde ou o bem estar der algum alerta antes de pensar em remédio pensa na água e nos óleos essenciais.

Com apenas cinco óleos essenciais poderá fazer essas seis receitas e muito mais. Com esses simples cinco óleos essenciais poderá ter uma verdadeira farmácia natural em casa e até na bolsa, se os levar para se tratar e quem estiver ao redor.

A natureza não é mesmo incrível?

… Óleos Essenciais AQUI na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.