ArgilaConsumo ConscienteCosméticos NaturaisEstilo de Vida EcológicoSaúde e Beleza IntegralTerapias

Como curar a acne de forma natural

Acne e sua cura de forma natural é um sonho na mesma proporção que nos incomodamos com a acne. E acne é uma questão que afeta muita gente, mas nós mulheres somos quem mais sofre. Né?!

Post atualizado 24/05/2021

Tipos de acne
Tipos de acne

Dependendo da época da história, ser gordinha, ter celulite, ser bem branquinha já foi parte do padrão de beleza. Mas ter espinhas, que eu saiba nunca!

Uma amiga me disse que achava bonito ter espinhas, mas ela foi a única pessoa que conheci com essa percepção. Talvez tenha sido para me consolar. Porque sim, eu já fui muito espinhenta!

 

Minha história com as espinhas

Lá pelos 14 anos comecei a ter espinhas, eu não tive muitos cravos, ou as espinhas se sobrepunham a eles. As espinhas me causavam tanta ansiedade e até desespero. Que eu acabava na frente do espelho espremendo as espinhas compulsivamente.

Mais de uma hora espremendo e sentindo dor física mesmo e emocional, por ver o meu rosto tão machucado. Me achava horrível. Para completar, lá pelos anos de 1993 usar maquiagem era uma coisa para nossas avós, pelo bem e pelo mau.

  • Pelo bem: assim não intoxiquei mais minha pele e não piorei ainda mais o quadro.
  • Pelo mal: porque assim eu não tinha nenhum recurso para me sentir mais “apresentável”.

Na verdade, eu usava um recurso: o cabelo no rosto. Eu andava com o máximo do meu cabelo sobre o meu rosto para esconder as espinhas.

Nessa época eu era super rebelde e achava ridículo as pessoas se valorizarem pela sua aparência física, mas sim, eu queria que os meninos pelos quais eu me interessava me achassem bonita e se interessassem por mim.

Barbie com acne, criada pelas mãos do artista Nickolay Lamm.
Nickolay Lamm – artista que faz a Barbie em versões mais realistas, com acne, inclusive.

Ainda tive a experiência de estudar numa turma com 45 meninos e 3 meninas além de mim. Com isso, eles se sentiam a vontade para mostrar revistas de mulheres nuas ou semi-nuas e ficarem dizendo qual era a mais bonita. Eu me sentia um lixo.

Hoje entendo que talvez fizessem isso justamente para chamar a nossa atenção e que nem todos eram assim, estúpidos. Mas essas cenas me marcaram muito.

Um pouco mais de (auto-) aceitação pode ajudar a evitar traumas profundos. Nesse sentido, o artista Nickolay Lamm criou uma Barbie com proporções mais humanas e até com acne!

Lado bom da minha história com a acne

Enfim, sobrevivi, e pelo que me parece, as rugas, por mais profundas que venham a ser, não vão conseguir me fazer tanto mal quanto as espinhas.

Afinal rugas todos vamos tendo pela mesma idade, assim o contraste é menor, espinhas não. Enquanto minha pele variava entre os tons de roxo, vermelho e amarelo (do pus), minhas colegas tinham as peles magníficas típicas dos 15 anos.

Mas também foi graças a essa experiência dolorosa que eu sou hoje mais sensível, menos preocupada com o padrão estético em mim e em quem está ao meu redor. Me sinto muito feliz com a minha pele já que a acne que restou hoje não é nada perto da que já tive.

Então, se você tem acne, observe o que mais te causa dor emocional. Vá aproveitando essa experiência para se conhecer e entender.  Então, vamos olhar um pouco mais de perto para esse assunto espinhoso.

Acne e hormônios

A acne aparecer na adolescência não é a toa. A mudança nos hormônios pode ser o estopim para o aparecimento da acne. Então, se já passou da adolescência e a acne continua incomodando, as chances de ser uma questão hormonal é grande.

Nossos hormônios são facilmente afetados pela nossa rotina:

  • Incluindo nossa alimentação;
  • Hábitos;
  • Atividades;
  • E as emoções.

Ao mesmo tempo os hormônios são capazes de afetar todo nosso organismo inclusive as emoções.

Então, a sua auto investigação pode demandar tempo, estudo, exames, visitas à profissionais de saúde como endocrinologista e nutricionista.

Acne hormonal

A acne causada por questões hormonais está mais relacionada ao desequilíbrio da testosterona que é o hormônio que predomina no corpo dos homens, mas que nós mulheres, se saudáveis, temos um pouco também.

Na maior parte das vezes, quando nossos níveis de testosterona estão altos, é em função da insulina alta. É a insulina que transforma o açúcar em gordura. Lembra da relação com a rotina, portanto com a alimentação?

A insulina pode aumentar a níveis prejudiciais especialmente quando estamos com algum problema no intestino ou uma inflamação no organismo.

Daí quando a insulina sobe, ela faz com que nossos ovários produzam mais testosterona e daí vem uma série de complicações. Além das espinhas, como, por exemplo, o ovário policístico.

Tem outros motivos menos frequentes para a testosterona subir, mas vamos ficar por aqui.

Os níveis de DHEA-S (um esteroide androgênico que também ocorre nas mulheres) e progesterona altos também podem resultar em acne.

Para dar algum indicativo de que sua acne venha provavelmente de um desequilíbrio hormonal:

  1. A pele muito oleosa por si é um indício de desequilíbrio hormonal;
  2. A acne se localiza predominantemente ao redor da boca, queixo e mandíbula. Ou na região dos ombros, nádegas e coxas. Essas áreas tem uma preponderância de receptores hormonais;
  3. Outros sintomas são o nascimento de pelos no rosto, queda de cabelo no mesmo padrão masculino, aumento da irritabilidade, baixa libido e ciclos menstruais irregulares.

Veja o que selecionamos para cuidar da tua pele de forma natural:

CTA para clicar e comprar no post de acne hormonal.

O que fazer se os indícios forem de desequilíbrio hormonal

Primeiramente, nesses casos será uma boa procurar um endocrinologista e pedir orientação e exames. Especialmente os exames para verificar testosterona, DHEA-S, progesterona, estrogênio, e hormônios tireoidianos T3, T4, TSH.

Assim terá um mapa dos seus hormônios para depois continuar a investigação das causas da sua acne.

(Essa parte do post fiz com base no site que está muito completo sobre a questão da acne e hormônios: https://www.paleodiario.com/)

Outra forma de ver a acne

Rosto mapeado para observar as causas da acne.Nesse sentido, acne, cravos, espinhas são indicadores na pele, especialmente no rosto, de que algo precisa de atenção em nosso corpo/sistema e até em nossa mente.

Questões de pele têm relação direta com “o que” e o “como” entra e sai desse sistema.

Sim, vamos mais fundo em como tratar essas aparições indesejadas:

  • Desde as entradas – nossa nutrição;
  • Até as saídas – nossa evacuação.

Sem esquecer de que somos além do corpo.

Quando vemos uma planta com manifestações nas folhas como manchas, pintas, o que se costuma fazer? Passar algo nas folhas? Pintar as folhas para camuflar as alterações? Não, né?!

Vamos ver se há falta ou excesso de água, adubar, vamos analisar se tem algum fungo e fazer algum tratamento mais geral.

Então, se é simples entender como tratar uma planta que tal usar esses princípios para nos tratar também?

Podemos dizer que as espinhas são erupções cutâneas, certo? Espinhas são inflamações. O que te lembram as palavras erupção e inflamação?  A mim lembra fogo! 

Voltando às inflamações e erupções, o que está quente na sua rotina, como o fogo? A ponto de criar inflamação e até erupções?

  • A alimentação está muito inflamatória?
  • A cabeça está muito quente – estresse?
  • Ou o fogo digestivo não está transformando devidamente o que entra pela alimentação e com isso interferindo na evacuação?

Acne e alergias

Acne como sintoma de alergias é um outro grupo enorme que aponta para possíveis causas. Além de alergias alimentícias, como alergia a lactose, ou a um alimento específico, alergias de contato também devem ser consideradas.

Por exemplo, produtos de higiene e beleza, alergias a ácaros no travesseiro, alergia a substâncias tóxicas como cloro em produtos de limpeza, etc., podem irritar o seu organismo.

Muitas vezes, você nem vai desconfiar do alergênico, pois pode ser algo muito comum, algo com que você convive há muito tempo.

Sabe o que é alimentação inflamatória?

São alimentos que assustam o nosso sistema imune a ponto de criar um alerta geral. E para se livrar desse intruso nosso corpo usa como mecanismo a inflamação.

Que se traduz em gordura acumulada, celulITE (todas ites), dores, doenças…

Tá, mas que alimentos são tão horríveis assim?

Aqueles que a gente costuma comer todos os dias!?

Alimentos inflamatórios que podem complicar a acne

  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos com gorduras trans;
  • Açúcar – não só o de colherada mas especialmente os que estão nos doces e bebidas prontas. Cuidado redobrado com os refrigerantes;
  • Carboidratos refinados em geral – farinhas refinadas (pães, bolos, macarrão) e arroz branco. Farinha de trigo, não só pelo refinamento mas também pelo glúten. Hoje a farinha tem cerca de 360 vezes mais glúten do que tinha.  Para o pão a melhor versão: pão com fermentação natural e farinha de trigo integral orgânica;
  • Produtos industrializados – com corantes, conservantes, aromatizantes;
  • Embutidos e processados;
  • Carnes e laticínios;
  • Frituras.

Agora é importante observar, sua alimentação tem muitos desses itens? Se sim, onde pode reduzir esse consumo?

Anti-inflamatórios – aqueles que nos parecem distantes

  • Abacate – sugiro plantar um abacateiro num terreno disponível. Ele fica muito caro fora da temporada e na temporada dá abacate para alimentar umas 10 famílias;
  • Abacaxi – para escolher o abacaxi veja quais estão mais alaranjados, experimente retirar uma folha se sair fácil – mais chances de estar maduro. Ah! Tem preguiça de cortar? Vai procurando pela cidade um lugar em que saibam escolher bem o abacaxi e que façam o suco com pouca ou nenhuma água. Quando achar passa lá com frequência;
  • Nozes – (chilena e a pecã) e castanhas – são caras, mas não precisa comer muito, três por dia tá de bom tamanho. Na verdade se compararmos o preço com a quantidade de nutrientes fica barato;
  • Cúrcuma e gengibre chá de gengibre é uma delícia! Descasque e pique um pedaço do tamanho da metade do seu dedo mínimo e ferva por uns 3 minutos com a água;
  • Óleo de coco extra-virgem orgânico da Caule

    Óleo de coco extra virgem, orgânico e no vidro basta comer uma colher de sobremesa ou sopa pela manhã e já deve dar resultado;

  • Azeite de Oliva Extra Virgem use para fazer a comida ou jogue por cima;
  • Cebola e alho – no tempero da comida;
  • Frutinhas vermelhas silvestres cerejas, acerolas, açaí… tome um bom suco ou tigela de açaí, mas certifique-se que não tem açúcar/xarope na barra e peça para não colocar xarope. Mais banana madura pode resolver a questão da doçura.

Assim que eu parei de comer açúcar, descobri as tâmaras que eram bem raras, hoje são mais comuns. Mas se eu não tivesse parado de comer açúcar nunca descobriria as tâmaras…

Frutas antioxidantes auxiliam no combate à acne.

 

E agora?

Então corta essa listinha dos inflamatórios da sua vida por uns 20 dias e vê se tem resultado. Vai ser desafiante!

Quanto eu tinha uns 15 anos e não aguentava mais as espinhas da minha acne, o homeopata da família falou:

Corta o açúcar e vai ficar sem espinhas.

Já tinha lido que o açúcar também tem relação com a celulite. Encarei cortar totalmente o açúcar. Eu pensava: se eu conseguir não comer bolacha recheada eu consigo tudo na minha vida!

Fiquei 2 anos sem comer açúcar, infelizmente usei muito adoçante porque não tive orientação mais completa. 

Talvez nesse momento um pavor domine sua mente: como viverei sem o chocolate que me acalenta, a batata frita da confraternização entre as pessoas, o doce da mãe? Olha eu vivi e estou aqui para contar a história! 

Vejamos: cacau é super antioxidante! Apenas escolha melhor seu chocolate, mais cacau, menos ou sem açúcar – tem adoçantes bons e sem gordura trans (gordura vegetal hidrogenada).

A batata frita poderia ser substituída por qual snack? É imprescindível comer além da refeição a batata frita, a refeição não é o suficiente?

O doce da mãe! Esse é o mais desafiante, para mim. Mas em caso de surto, coma!

Em caso de sofrimento maior por não poder comer algumas coisas do que o sofrimento de ter acne, coma.

E… coma os alimentos anti-inflamatórios em proporções ainda maiores para limpar/compensar o estrago feito pelos alimentos inflamatórios.

E um caminho ainda mais brando é não tirar nada da sua alimentação, só acrescentar!

Acrescente os alimentos anti-inflamatórios! Inclua o chá de gengibre pelas manhãs. Coma uma fruta em jejum e outra no meio da manhã e quem sabe uma no meio da tarde? 

Aos poucos tudo vai fluindo, mas continue sempre aprimorando o que vai comendo.

Crie um cardápio não-inflamatório

Inclusive crie seu cardápio incrível agora que sabe tudo de alimentação inflamatória e anti-inflamatória.

E vá balançando e contra balançando esses alimentos para ter uma pele, não só livre de acne, mas linda!

Dessa mudança na minha vida tive como resultado o caminho para uma vida cada vez mais natureba. Porque fui lendo e observando e lendo de novo…

Hoje entendo bastante de nutrição, saúde, beleza… Graças as minhas espinhas. 

Eu te juro que ao restringir algo na nossa vida abrimos nossos horizontes em outras direções.

Ou melhor, na minha vida sempre foi assim. Feche os olhos para as porcarias, sem lamentações e pesquise alternativas, experimente novos lugares, companhias e sabores.

Com a mudança alimentar todo seu sistema/corpo vai melhorar e a vida por consequência…

Mas nada melhor do que uma nutri consciente para nos orientar melhor, eu amo estudar sobre nutrição , mas não sou nutricionista então:

Com a palavra da Cris que é vegana e nutricionista do site:

www.sutilnutricaovegetariana.com.br

Acne na testa
Acne…
Acne - ligue os pontinhos!
… ligue os pontinhos!

A acne tem origem multifatorial:

  • Predisposição genética;
  • Alterações hormonais (excesso de andrógenos);
  • Estresse;
  • Uso de medicamentos
  • Uso de cosméticos;
  • Fatores nutricionais.

Dentre os nutricionais:

  • Hipersensibilidades alimentares (como alergia a proteínas como a proteína do leite ou o glúten);
  • Excesso de alimentos de alto índice glicêmico (doces, carboidratos refinados como pão branco, arroz branco, etc);
  • Deficiência de: zinco, vitamina A, vitamina C e vitamina B5.

Sugestão da Nutri de como curar a acne de forma natural:

  • Evite alimentos de alto índice glicêmico, prefira alimentos integrais;
  • Evite alimentos que causem algum tipo de sensibilidade (perceba quais alimentos podem estar relacionados ao aparecimento da acne ou qualquer outro sintoma gastrointestinal);
  • Aumente o consumo de frutas íntegras, principalmente as cítricas;
  • Deixe o prato bem colorido, com vegetais verdes escuros, alaranjados e avermelhados;
  • Consuma leguminosas como feijões e lentilhas (fonte de zinco).

Sim! Um dos melhores investimentos da vida é uma consulta com uma nutricionista funcional que peça exames. Certifique-se de encontrar uma com essas características antes de fazer seu investimento.

Os exames vão ajudar a identificar deficiências de nutrientes e minerais. Que podem ainda não estar resultando em doenças, mas que provavelmente resultarão.

Viu ali acima que ela fala do que pode estar faltando no seu organismo: ZINCO, VITAMINA A, VITAMINA C e VITAMINA B5. Que tal fazer uma prova e ver se suas vitaminas passam ou reprovam?

Às soluções naturais para a acne de fora para dentro

E agora como podemos ajudar o nosso revestimento externo de fora para dentro?

Em primeiro lugar: não ataque as espinhas e cravos com suas unhas ou outros instrumentos de tortura! Eles vivem na sua pele e atacá-los implica em muitos danos para sua cútis.

Não só instantâneos mas a longo prazo também. Eu espremia muito as minhas espinhas, por horas e até hoje tenho cicatrizes desses momentos de automutilação. 

Em segundo lugar: não use maquiagem convencional para cobrir as espinhas. Se quiser cobrir as espinhas o que é totalmente compreensível sugiro uma maquiagem natural, que é a que utilizo há 9 anos.

Tem maquiagem natural que é a base de argila, e a argila desintoxica: percebo que as espinhas secam mais rapidamente e os cravos parecem que pulam da pele.

Já pensou, em usar uma maquiagem natural que além de cobrir a acne ainda trata dela?

E ainda mais trata a pele como um todo, brinco dizendo que é maquiagenterapia. A pele melhora como um todo, além da acne, as manchas clareiam, o viço aumenta…

Rotina

Quando sente que a espinha tá precisando de uma forcinha para secar: só molhar o dedo no óleo essencial de Tea Tree (melaleuca) e passar direto na espinha.

Para fazer uma limpeza mais profunda na pele: aplicar óleo de coco em todo o rosto massageando e depois remover com papel ou algodão, seco e macio.

Neste vídeo eu mostro como fazer a técnica do oil cleansing:

 

Especialmente se usa protetor solar, químico é ainda mais aderente, ou maquiagem convencional – essa limpeza é ainda mais preponderante.

Protetor solar pode causar mais acne
Protetor solar convencional pode causar mais acne.

Sem essa limpeza seus poros serão entupidos diariamente, camada sobre camada. Dê preferência a protetor solar natural ou a maquiagem natural com protetor solar. 

Após o óleo, borrifar água floral de Tea Tree (melaleuca) e remover da mesma forma como papel ou algodão seco.

A Água Floral de Tea Tree é excelente por ser bactericida e fungicida. Pode ser aplicada para limpar a pele e para mantê-la protegida.

Limpeza diária mais prática: Usar um sabonete facial, temos o sabonete facial com argila branca e aveia   que é indicado para todos os tipos de pele e contém Melaleuca e Copaíba. Já vimos que o Tea Tree (melaleuca) é excelente para tratar a acne de forma natural. 

Tratamentos com Argila

Para espinha interna: mini emplastro de argila verde para ajudar a puxar para fora.

Receita de Máscara de Argila Verde para limpar a pele profundamente:

  • 20g ou meio sache de máscara de argila verde;Argila verde para tratar acne de forma natural.
  • Cerca de 40ml de água boa (mineral ou hidrolato).

Preparo e aplicação:

  1. Misturar os dois ingredientes até formar a consistência de mousse;
  2. Aplicar uma camada generosa;
  3. Deixando agir por uns 15 minutos e remova.

Repetir pelo menos 1 vez por semana. Dependendo da intensidade da acne pode ser aplicada até 3 vezes por semana com intervalo de um dia sempre entre as aplicações.

Máscara de Argila Roxa para acalmar a pele: use da mesmo forma que a verde acima.

Em alguns casos a argila verde pode trazer ainda mais espinhas à tona, inicialmente pelo processo de detox. Por isso é importante parar de comer coisas que intoxicam o organismo. 

Todos esses produtos estão em nosso site, na loja Caule, clique aqui: caule.com.br

Observação final

Eu experimentei ácidos que só sensibilizaram mais a minha pele. Me ofereceram Roacutam e não cogitei quando me disseram que eu precisaria assinar um termo me responsabilizando de que eu não ficaria grávida…

Imaginei o que o remédio poderia ocasionar ao feto e portanto ao meu organismo. Em 2009 o mesmo remédio com outro nome deixou de ser vendido nos Estados Unidos de tantos processos que vinham recebendo.

Para quem chegou até aqui

Finalmente se chegou até aqui, provavelmente está buscando solução – solução encontramos focando na causa.

Mas talvez tenha chegado aqui meio desavisada, nessa caso reflita: para as questões chatas da sua vida – quer remediação ou solução? Na Caule trabalhamos com foco na solução!

Anteriormente, coloquei acima uma lista para que possa experimentar várias combinações. Cada pele é um universo. Descobrir a melhor solução/combinação para a sua pele demandará da sua cientista interior.

Então, observe determinados produtos de uma forma, registre. Adeque as quantidades a forma de aplicação, observe, registre de novo…

Aos poucos descobrirá formas ainda melhores de tratar a acne, de cuidar da sua pele. Formas que só você poderia descobrir porque a pele é sua e só você para perceber cada respostinha que ela dá ao longo do dia. É uma jornada fascinante!

Enfim, mãos à obra de arte que você é e que sempre aceita lapidações?!

Se quer incentivar mais pessoas a curar a acne de forma natural e garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de acne hormonal.