Causa CauleConsumo ConscienteCosméticos NaturaisEmpreendedorismo social

Mulher-agem ao Poder Feminino

Dia Internacional da Mulher, 8/3/2015

No dia da mulher, nosso desejo é fazer uma Mulher-agem! Isso mesmo, uma homen-agem às grandes mulheres que começaram pequenos grandes projetos e que operam grandes mudanças na vida de muita gente e no mundo (e a maioria delas nem sabe disso, mas é verdade).

Dia da Mulher: livre para agir!
Há um tempo, era muito comum ver propagandas onde a mulher apenas aparecia “sendo mulher”. Vou explicar melhor. Nos comerciais, enquanto os homens estavam em ação, se exercitando, trabalhando, dirigindo ou fazendo qualquer outra atividade, a mulher aparecia quase sempre em uma posição passiva, apenas sendo bonita. Mas, felizmente, não só a realidade mudou como também o retrato dela e hoje temos vários exemplos de propagandas onde a mulher é a protagonista. É claro que ainda sobram clichês e ainda falta muito chão para podermos comemorar plenamente o dia das mulheres, mas, já evoluímos um pouco.

Pra falar da vida real, podemos citar várias mulheres que são protagonistas da peça “Contribuindo para um mundo melhor” e o objetivo deste post é divulgar algumas iniciativas de várias áreas que são movidas pelo e para o Poder da Mulher e que de alguma forma estão ligadas à sustentabilidade.

Pedal Glamour: Inciativa da diva Naiara, que, não contente em divar na bike que usa para ir para todos os lugares, tanto a lazer como a trabalho, resolveu incentivar também outras mulheres a pedalarem com glamour, segurança e praticidade e assim ampliar seus horizontes. Obs.: o site é lindo! http://pedalglamour.com/

Ecomoda: Ecomoda é um projeto de moda sustentável idealizado pela Neide Schulte em parceria com a UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina). Essa mulher ao mesmo tempo determinada e suave e uma batalhadora, além de difundir a ideia de slow fashion, também incentiva a colaboração dos acadêmicos para com a comunidade e realiza intervenções para difundir a ideia.

Um Ano Sem Lixo: A Cristal resolveu diminuir ao máximo a sua produção de lixo e para relatar essa mudança de hábitos ela criou o blog, que também acaba incentivando outras pessoas a viverem de uma forma mais ecológica.

Mosaicos em postes: Em 1997, a artista plástica Lis Vasconcellos teve a ideia de embelezar os postes de Florianópolis com restos de vidros e materiais de construção. Hoje, o projeto faz parte do movimento ONDA, composto por várias pessoas e essa ideia poderosa alegra a alma de todos que passam pelos bairros contemplados por esta arte (sem contar os benefícios da reciclagem!).

Moda Ecológica com Gotha e Lotta Lisette:  Juliana Spolare  e a Lotta Grönemeyer Paz são jovens mulheres engajadas, dedicadas e persistentes, as respectivas criadoras das marcas que usam na confecção algodão orgânico e tecidos ecológicos.

Soraia Zonta da Bioart: nasceu no interior de Santa Catarina e foi atrás dos seus sonhos de aplicar o poder das argilas no tratamento de pele a determinação foi tanta que já está no seu segundo empreendimento relacionado com as argilas em Santa Catarina e desenvolveu maquiagem a base de argila e outros ativos naturais que uma referência nacional e mundial em termos de cosméticos naturais e saudáveis.

Caule: E é claro que não poderíamos deixar de falar da Caule, que contou e conta com um pouco de várias mulheres. Pra contar um pouquinho da história (prometemos contar toda a história um dia), a Caule foi sonhada e idealizada pela Janine Schmitz e a Simone Brenner com a ajuda da Elenice do Nascimento e contou com o apoio especial da Carla Ferraz. O objetivo principal: difundir o consumo consciente através da distribuição de cosméticos que não agridem o meio-ambiente e disponibilização de informação sobre os cosméticos em geral. A ideia é aproximar e priorizar as empresas e produtores de cosméticos orgânicos locais dos consumidores finais, mostrando que existem alternativas saudáveis para as pessoas e para o meio-ambiente. A iniciativa mais recente da Caule foi a organização (em parceria com várias frentes) do evento “Caule Converte” (http://www.cauledistribuidora.com.br/caule/blog/caule-converte-2015/) que reuniu várias pessoas com diferentes projetos que priorizam a sustentabilidade e o bem-estar. E a Caule também conta com as ABIs, Agentes de Beleza Integral, mulheres que fazem escolhas conscientes e viabilizam que outras pessoas também as façam levando informações preciosas e produtos selecionados a partir de critérios como economia local, sustentabilidade, saúde às pessoas que optam por um estilo de vida mais natural e consciente. ABIs, saibam que vocês fazem a diferença!

E você provavelmente também conhece ou é uma mulher que de alguma forma contribui para um mundo melhor no seu dia-a-dia. Ou, quem sabe, as iniciativas que citamos aqui te incentivem a iniciar um projeto?

E para todas as mulheres inovadoras, sustentáveis, conscientes, ecológicas e super conectadas com a mãe-natureza, os parabéns da Caule e o sorrisão de agradecimento da Janine!