AyurvedaSaúde e Beleza IntegralTerapias

Ayurveda, a Medicina Natural

Quando a gente começa buscar por uma vida mais saudável e natural, nos deparamos com inúmeras possibilidades, foi assim que eu conheci o Ayurveda, a medicina natural.

Post atualizado 05/04/2023

É tanta coisa interessante que a gente desconhece, que me sinto pequena e ao mesmo tempo maravilhada.

É assim que me sinto toda vez que descubro um alimento, um chá, um produto orgânico, uma terapia, enfim, algo mais natural que pode me ajudar a viver melhor.

Afinal, estamos tão acostumadas com remédios, embalagens e padrões que nos afastamos muito da natureza. E nos esquecemos de que ela está aí para nos ajudar.

Prevenir é melhor do que remediar!

Ficamos tão desconectadas de nós mesmas que também nos esquecemos que é sempre melhor e mais fácil prevenir do que remediar.

E isso acaba nos levando a um ciclo sem fim. Onde tratamos os sintomas sem nunca procurar pela causa, ou seja, a origem.

Resultado: a gente adoece mais facilmente! Já que os remédios que tratam um sintoma podem gerar outros… sintomas que às vezes ficam “escondidos silenciosamente” só esperando a nossa imunidade baixar pra dar um “oi” e aí começar tudo de novo.

Seguindo a lógica de que é melhor prevenir do que remediar e que a solução para tudo está na natureza, encontramos várias terapias alternativas, entre elas a Ayurveda.

Já conhece a terapia de raspar a língua do Ayurveda? Confere aqui:

.

Clique e compre raspador de língua agora, Loja Caule.

Ayurveda, a medicina natural de manutenção da saúde

O Ayurveda é uma medicina natural originária da Índia que acumula conhecimentos há mais de 7 mil anos.

Eu, com meu conhecimento muito limitado sobre o assunto (mas muito empolgada com essa nova possibilidade), tentarei resumir de forma bem simples os princípios dessa medicina.

Pra começar, o diagnóstico neste tipo de tratamento é diferente do método tradicional ocidental.

O diagnóstico ayurvédico ao invés de uma rápida consulta, a conversa entre o médico ou terapeuta e o paciente pode levar horas.

Diagnóstico pelo pulso

Afinal, pra essa ciência milenar, a doença é a fase final de pequenos desequilíbrios que vão aumentando com o passar do tempo. Por isso, é necessário investigar e conhecer muito bem os hábitos do paciente.

Diferentemente da medicina a qual estamos acostumadas, o ayurveda não trata apenas o corpo. Mas trata também o nosso lado energético e espiritual.

Alimentação Ayurvédica

O cuidado com a alimentação é parte fundamental no tratamento da ayurveda. Juntamente com a prescrição de repouso e meditação para buscar o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

O ayurveda orienta a gente a preferir alimentos naturais e orgânicos, como método de prevenção e cura. Comida de verdade sabe? Só que bem temperada…

Aconselha também a adaptarmos a dieta de acordo com as frutas, verduras e legumes disponíveis na região. Como a natureza é muito sábia, tem sempre algum alimento para cada função em todas as regiões.

Terapia Ayurvédica

Para a manutenção e prevenção da saúde, são recomendados exercícios físicos, yoga e meditação.

E para complementar o tratamento também podem ser prescritas diferentes terapias, entre elas:

  • Abhyanga ou massagem ayurvedica – é uma massagem muito completa que trabalha desde o dedinho do pé até o topo da cabeça com muuuito óleo;
  • Shirodhara – é uma terapia extremamente relaxante onde um fluxo contínuo de óleo (ou outro líquido) é derramado na região da testa, auxilia no tratamento da ansiedade, nervosismo, agitação e melhora a concentração;
  • Sudação ou sauna ayurvédica – aqui é bem curioso porque diferente das saunas que temos no Brasil, na sudação do Ayurveda a cabeça fica para fora e, é bem mais confortável;
  • Fitoterapia e Aromaterapia – são muito utilizadas, tanto a ingestão de chás medicinais e o uso de óleos essenciais (neste caso é importante observar a diferença entre óleo essencial e essência) são recomendados a partir da potência ou Virya, em sâncrito, de cada planta;
  • Oleação Ayurveda – quando a gente começa a estudar e praticar ayurveda, logo percebe que usa-se muito óleo. O óleo serve tanto para a nutrição e formação de tecidos, como para carrear remédios, ou dravya guna, em sânscrito e auxiliar na desintoxicação do corpo;
  •  Outras tem terapias com metais, minerais e pedras preciosas. Essas eu preciso me aprofundar mais um pouco para trazer mais informação. Mas o uso da argila de forma medicinal é muito utilizado para prevenir doenças e manter a saúde. Confere o que temos de argilas na loja na sessão ARGILAS E CRISTAIS DE QUARTZO.

Oleação Ayurveda

Essa parte me encanta e ajuda a manter meu corpo forte e lubrificado. Sinto minhas articulações mais maleáveis e o aumento na elasticidade e tonicidade da pele são impressionantes.

Sei que a oleação pode ser tanto para nutrir o corpo quanto para desintoxicar. Aqui vou falar da parte da nutrição que é mais simples para mim e a que eu aplico no dia a dia.

Quando a gente passa o óleo na pele, ele é absorvido e fortalece a construção dos tecidos. Os óleos mais utilizados são os de gergelim e amêndoa para quem é Vata, coco e girassol para os Pittas e mostarda para os Kapha.

É claro que pode variar muito qual óleo usar, não existe uma regra universal no Ayurveda que serve para todos, por isso, que o diagnóstico é tão interessante.

Eles também usam muito o ghee na oleação, mas como sou vegana eu pesquisei mais sobre os óleos vegetais.

Meu dosha predominante é Vata, mas meu Pitta também é bem elevado. Então gosto de variar na oleação entre o óleo de gergelim e o óleo de coco. Por exemplo:

Oleação no rosto e na cabeça

Meu cabelo é mais oleoso, então no rosto e cabeça uso sempre o óleo de coco. Ele ajuda a regular a oleosidade e me mantém nutrida devido suas propriedades nutricionais. O óleo de coco que temos na Caule é simplesmente maravilhoso.

Além de ser extra virgem e orgânico, ele tem o sabor e o aroma incomparáveis com qualquer outro óleo que eu já provei… mas também demandou muita pesquisa e tempo da Janine para encontrar o melhor óleo de coco.

Óleo de coco extra-virgem orgânico da Caule

Depois que prova ele é um caminho sem volta, não vai querer outro! Fica até difícil quando vou fazer o oil pulling, resistir de engolir… mas sei que não pode e deixo para aproveitar o seu sabor em outro momento…

Olha só que interessante esse vídeo que a Jan fez sobre o oil pulling ou bochecho com óleo:

Bom, então voltando a oleação… é legal saber que no ayurveda sempre é observado a energia dos alimentos e o óleo de coco tem energia fria, então podemos dizer que ele “refresca”.

Às vezes, após uma semana bem cheia, me sinto literalmente com a cabeça quente e aplicar o óleo de coco ajuda bastante a aliviar. Nesse caso também pode usar um óleo essencial refrescante igual o de hortelã pimenta para potencializar.

Clique e compre kit oil pulling agora, Loja Caule.

Oleação no corpo

Agora no corpo eu utilizo mais o óleo de gergelim para fazer a oleação, ele tem a energia quente e ajuda a “aquecer” minhas extremidades que costumam ficar mais geladas.

Eu amo combinar os óleos vegetais na oleação com os óleos essenciais. Primeiro, porque traz aromas deliciosos. Segundo, porque traz propriedades terapêuticas de ervas medicinais.

Os que utilizo com mais frequência é o blend que criei misturando o óleo essencial de manjericão e o óleo essencial de laranja doce. Escolhi esse dois porque atuam como tônico geral e faz muito bem pra mim.

Aqui na categoria ÓLEOS ESSENCIAIS no site a gente pode conferir todos os óleos que tem na loja e na descrição de cada óleo fala de suas propriedades terapêuticas e dicas de uso. Assim pode criar a tua sinergia como desejar!

Ficou interessada? Nos links abaixo tem posts e fontes para poder ampliar tua pesquisa um pouco mais sobre esta medicina que vem se tornando cada vez mais popular e necessária.

Posts aqui no blog relacionados:

Fontes para pesquisar:

Associação Brasileira de Ayurveda: http://www.ayurveda.org.br/ayurveda

Sala de Ayurveda: http://www.naradeva.com.br/

Imagem obtida no site: https://www.keralatourism.org/highresolutionimages/ayurveda/

E assim a gente vai pesquisando, se informando e cada vez + melhorando a qualidade de vida!

Se tiver querendo aumentar a renda:

CTA para clicar e revender no post de ayurveda.