Cosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos Veganos

Queda capilar – entenda pelo Ayurveda

Conseguir avaliar a queda capilar sob o olhar ayurvédico é uma tarefa que requer um pouco de conhecimento sobre o assunto e a análise individual de quem está sofrendo com essa situação, vamos tentar?

Post atualizado: 04/2023

Queda capilar e Ayurveda, como diagnosticar?

Quando você começa a estudar sobre o  Ayurveda, percebe que ele utiliza os Doshas ou biotipos baseados na presença dos elementos da natureza em nosso corpo: éter, ar, fogo, água e terra.

Existem três combinações primárias desses elementos em nosso corpo que dão origem ao Vata, Pitta e Kapha.

A minha é Vata, que predomina o ar e éter. Esse assunto é bem amplo e podemos deixar para outro post, o que acha?

A análise pelo sistema do Ayurveda pode ajudar a entender a causa da queda capilar e na busca por um tratamento natural.  

Observar como estão os 7 tecidos corporais/dhatus, que são:

  1. Plasma (rasa)
  2. Sangue (rakta)
  3. Músculo (mansa)
  4. Gordura (meda)
  5. Osso (asthi)
  6. Medula e nervos (majja)
  7. Reprodutor (shukra e artav)

Para entender melhor o ciclo da nutrição dos tecidos,  podemos usar como exemplo o moinho de água. Cada pá tem papel fundamental para fazê-lo rodar, se alguma delas estiver quebrada, seu fluxo de movimento será inconstante. É igual com os tecidos corporais, que são nutridos em sequência. Se algum deles não estiver nutrido corretamente, afetará o ciclo seguinte.

O nosso estado mental é de grande importância e não fica de fora, por isso, é preciso observar como estão as nossas características mentais ou Gunas.

São elas: Satva (leveza/pureza/amor), Rajas (movimento/agressividade/calor) e Tamas (inércia/estagnação/peso).

Estas e outras formas de diagnóstico, são utilizadas para decidir qual tratamento é o mais indicado para o teu caso em particular na hora de tratar a queda capilar.

Se está procurando cosméticos saudáveis, naturais e veganos para tratar a queda capilar: 

CTA para clicar e comprar no post de queda capilar

Buscando informações

Eu gosto de indicar livros para quem está se aventurando a entender como funciona o processo da doença pelo Ayurveda, vou indicar três que gosto mais para iniciar seus estudos:

  • Ayurveda – A ciência da Autocura, um guia prático – Dr. Vasant Lad
  • Ayurveda – Saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – Dr. Danilo Maciel Carneiro
  • Uma visão Ayurvédica da mente, a cura da consciência – Dr. David Frawley (este último é mais complexo, é melhor ler os outros 2 em primeiro)

Depois de observado o diagnóstico, podemos utilizar essa sabedoria milenar para tratar as causas da queda de cabelo.

Utilizando o diagnóstico Ayurvédico para descobrir a causa da queda capilar

Mas lembre-se que é necessário a orientação profissional de um terapeuta Ayurvédico especializado para te auxiliar na hora de escolher qual caminho seguir. Qual seria o tratamento mais eficaz para o seu caso em particular, tá bem?

Não existe dentro do Ayurveda uma fórmula pronta que seja útil para todos. Vamos utilizar aqui, por meio da auto observação e estudo, o que podemos fazer em casa e com segurança.

As causas da queda capilar pelo Ayurveda

O dosha Pitta desequilibrado, que tem predominante os elementos água e fogo, costuma ser o causador da queda capilar segundo a visão ayurvédica. Você deve estar se perguntando, mas o que isso significa?

É mais fácil entender usando exemplos:

  • Você já sentiu que quando fica nervosa a sua cabeça esquenta?
  • Ou quando acorda de manhã e o travesseiro está todo molhado de suor?
  • E quando o calor do sol fica insuportável que parecia cozinhar seus miolos?

Isso mostra claramente que o elemento fogo no teu corpo está mais forte que o normal.

Queda capilar em estágio inicial
Queda capilar em estágio inicial

Percebendo isso, podemos presumir que a sua mente está mais rajásica, lembra das qualidades mentais que citei anteriormente?

Que estamos mais raivosos que o normal, literalmente com a cabeça quente!

Diminuir esse fogo e acalmar a mente irá ajudar esse quadro a diminuir. Então é necessário observar qual seria esse fator agravante.

A alimentação e a queda capilar

Você vai perceber que a alimentação é muito importante no Ayurveda. Muitas vezes achamos que a nossa alimentação é ótima, que nos alimentamos de produtos naturais e com regularidade.

Daí você faz um diagnóstico e percebe que a sua alimentação era ótima, mas não era a mais indicada para o seu dosha predominante. E por isso, estava te desequilibrando!

No Ayurveda aprendemos que os alimentos são constituídos pelos elementos éter, ar, fogo, água e terra, e também carregam as suas energias.

Observar a alimentação

Algumas dicas que podemos aplicar se estivermos com uma alimentação que está provocando esse calor interno:

  1. Diminuir o consumo de alimentos que contenham muito elemento fogo como as carnes vermelhas, álcool, óleo de gergelim, pimentas, pimentões, berinjelas, frutas ácidas…
  2. Aumentar o consumo de alimentos refrescantes como o óleo de coco, hortelã, espinafre, folhas verdes cruas, frutas adocicadas…

Você pode pesquisar melhor sobre o Ayurveda e os alimentos e perceber que o que a gente come influencia diretamente a manifestação do nosso Dosha!

Fatores emocionais e a queda capilar

Queda de cabelo
Queda capilar em estágio avançado

À vezes percebemos que o grande causador da queda de cabelo são os fatores internos.

Como por exemplo, as emoções causadas pelo estresse no trabalho, a finalização de um Trabalho de Conclusão de Curso, crise ou rompimento de um relacionamento e outros problemas emocionais que não foram resolvidos.

Aqui o emocional/psicológico tem que ser cuidado em conjunto com o físico para tratar a raiz do problema, sua causa.

Qual tratamento para queda de cabelo devo utilizar?

Se você conseguiu descobrir qual é a origem da tua queda capilar, pode tratar com ingredientes naturais e ter excelentes resultados.

Segue algumas dicas se você sentir que os teus cabelos estão com pouca nutrição e vitalidade, sem brilho ou opacos:

Recomendo o Xampu Detox Barra Caule ECOSALÃO | Argila Preta 100g. Ele é mais indicado para cabelos oleosos, mas pode usar em todos tipos de cabelos, evitando no comprimento em fios mais secos.

Contém ingredientes em sua composição que ajudam os cabelos a ficarem mais nutridos com o uso frequente.

Ele tem um mix de ervas medicinais e óleos vegetais combinados com ARGILA PRETA:

  • Rícino, Palmiste e manteiga de Karité;
  • Blend de óleos essenciais Tea Tree, Alecrim e Hortelã Pimenta;
  • Extrato de Calêndula.

Gosto muito de fazer auto-massagem na cabeça, quase todas as manhãs. Eu aplico um pouco óleo vegetal, me relaxa, e quando preciso das propriedades de alguma planta, faço uso dos óleos essenciais.

Para nutrir os cabelos, indico o  óleo essencial de alecrim que é estimulante e antisséptico. Uma maneira fácil de aplicar é adicionar 10 gotas no frasco do seu shampoo (~ 200 ml) para aproveitar os seus benefícios.

Se você gosta de fazer chá, vai amar essa dica!

Irá utilizar o alecrim para o fortalecimento dos cabelos fazendo um chá.

Espere o tempo da infusão, embeba uma toalha quando estiver morno e fique com a toalha envolta na cabeça por 20 min, não necessita enxaguar.

Mas lembre-se que devemos sempre ficar alertas e observar como o nosso corpo reage quando usamos novos ingredientes.

A queda capilar e proliferação de fungos

Combater os fungos é sempre um desafio e você deve ter paciência, geralmente o tratamento é mais longo. Mas se você percebeu que está com proliferação de fungos, procure por produtos e ingredientes com ação antifúngica e bactericida.

O óleo essencial de hortelã pimenta é muito utilizado em cosméticos por suas propriedades e aroma delicioso. Para combater os fungos, pode ser aplicado, depois de diluído em um óleo carreador, diretamente no cabelo, com massagens suaves no couro cabeludo para espalhar em toda região afetada. Deixar agir por 30 minutos e lavar com um shampoo de sua preferência, enxaguar.

O óleo carreador que mais indico para esses casos, é o Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem da Caule que além de ter a energia fria (vou explicar melhor abaixo), também tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que vão te auxiliar ainda mais no combate aos fungos.

Óleo de coco extra-virgem orgânico da Caule

Outro óleo que sempre devemos ter em casa, é o óleo essencial de tea tree (melaleuca) que é:

  • antiviral, bactericida, antifúngico e regenerador.

Nos cabelos, pode ser aplicado com auto-massagem usando as pontas dos dedos com movimentos suaves, para: 

  • desobstruir os poros, tratar a queda capilar e a proliferação dos fungos.
Ajuda a combater a proliferação fúngica

É um verdadeiro coringa para os cuidados com a saúde, ainda mais agora que devemos cuidar mais intensamente da higienização das mãos por causa do Covid-19.

Ele também pode ser adicionado ao sabonete líquido ou na água da limpeza da casa.

Tanto o óleo essencial de hortelã pimenta quanto o de tea tree, podem ser adicionados no shampoo. Indico 10 gotas no frasco cheio (~ 200 ml), para aproveitar os seus benefícios.

Tenha paciência e confie no processo!

Melhor shampoo para tratar a queda capilar

Resolvi deixar o melhor para o final, você também tem esse costume?!

Vou falar do meu queridinho: o Shampoo de Ervas Estimulantes da Multi Vegetal.

Mas você deve estar se perguntando, o porque? Né!? É pelo fato de que já tivemos excelentes resultados satisfatórios no tratamento da queda de cabelo com o uso desse shampoo.

Lá no Ecosalão, muitas pessoas procuram ajuda para tratar a queda capilar, e além de indicar o detox capilar com argila, sempre recomendamos usar o Shampoo de Ervas da Multi.

E os retornos positivos foram muitos, por isso, indico seu uso com propriedade. Agora vou listar seus ingredientes ativos pra que a gente entenda melhor a força deste shampoo natural:

Shampoo de Ervas Estimulante
Auxilia no tratamento da queda capilar

Com ativos de 10 plantas medicinais:

  1. Neem – Melia azadirachta
  2. Melaleuca – Melaleuca alternifolia (Tea Tree)
  3.  Lavanda – Lanvandula angustifolia
  4.  Arnica – Arnica montana
  5.  Alga marinha – Laminaria digitata
  6.  Babosa – Aloe barbadensis
  7.  Camélia – Camellia sinensis
  8.  Ginkgo – Ginkgo biloba
  9.  Quinoa – Chenopodium quinoa
  10.  Urtiga comum – Urtica dioica

Depois de listar essa comitiva de frente, não preciso falar mais nada, né?

O estresse e a raiva aumentam a queda capilar?

Lembra que eu falei que muitas vezes ficamos tão irritadas, que dá a sensação da cabeça estar quente?

Sim, isso é verdade, podemos chegar a tal ponto! Nesse caso uma massagem relaxante para acalmar com óleos refrescantes, já pode te ajudar.

O óleo de coco pela visão Ayurvédica, tem energia fria, então é ótimo para reduzir o Pitta agravado (excesso do elemento fogo). Usá-lo associado ao óleo essencial de hortelã pimenta, traz frescor quase que instantaneamente.

Pode ser feita uma auto-massagem na cabeça, dissolvendo meia colher de sopa do óleo de coco (geralmente ele solidifica no frio, daí precisa aquecê-lo até derreter, mas não para deixá-lo quente).

Indico o Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem da Caule que é nacional e de excelente qualidade, adicionar 1 ou 2 gotas do óleo essencial de hortelã pimenta, misturar.

Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, em toda cabeça e se entregue a esse momento. Feche teus olhos, sinta o aroma, a refrescante sensação que te invade e vai sentir o calor diminuir.

Depois, se não estiver confortável com o óleo na cabeça, lave os cabelos com xampu natural. Mas o melhor aqui é aproveitar as propriedades dos óleos e deixar o maior tempo possível. Gosto de lavar no dia seguinte apenas.

Se sente que o teu cabelo fica mais ressecado nas pontas após lavar, pode usar a Máscara Capilar Restauradora da Multi Vegetal que, como todos os produtos da linha, é riquíssima em extratos vegetais e também contém o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta.

Receita Reparador de Pontas Natural

Também pode prepara um reparador de pontas natural bem fácil de fazer! Nesse caso é melhor o óleo de semente de uva, que também é refrescante similar ao de coco, mas é mais levinho pra aplicar nas pontas do cabelo!

Para preparar o reparador de pontas natural vai precisar de:

É só misturar tudo num vidrinho e chacoalhar que tá pronto! E além do óleo de gerânio ser um excelente reparador de pontas natural, também ajuda com questões do sistema endócrino, veja só:

Propriedades do óleo de gerânio para o alívio da cólica menstrual

Gosto muito de indicar a auto-massagem, porque você pode se beneficiar dela quando quiser e aonde estiver!

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o Ayurveda e a queda capilar, pode se cuidar com ingredientes naturais e melhorar tua qualidade de vida.


Observação importante: Queda capilar também pode ter outras causas, por exemplo, alterações hormonais, intoxicação com metais pesados, ou doenças como anemia, hiperprolactinemia, diabetes, depressão, alopecia areata, lúpus, sífilis, e outras. Se estiver suspeitando que a sua queda capilar pode estar relacionada a uma dessas condições, consulte um médico.


Se quiser além de praticar o autocuidado com cosméticos saudáveis, garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de carvão ativado.

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.