Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos VeganosLixo ZeroÓleos EssenciaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Shampoo em barra – minha experiência e como usar

Hoje vou falar do shampoo em barra – minha experiência e como usar.

Post atualizado: 03/02/2023

Xampu Detox Barra Caule ECOSALÃO | Argila Preta 100g
Xampu Detox Barra Caule ECOSALÃO | Argila Preta 100g

Shampoo sólido ou shampoo em barra, como preferir, se trata do mesmo produto. Produto para higienizar o couro cabeludo na versão mais lixo zero. Sim! O principal motivo para alguém preferir o shampoo em barra é por ele não demandar necessariamente uma embalagem plástica como demanda os shampoos líquidos. Outros possíveis motivos é o shampoo em barra limpar mais profundamente. Então tem uma excelente aceitação entre as portadoras e portadores de cabelos oleosos.

 

CTA para clicar e comprar no post de shampoo em barra

O início – sabão de coco

Já usei sabão em barra para lavar os cabelos, mas não achei uma experiência muito agradável. Usar sabão de coco em barra para lavar os cabelos é a opção que muitas pessoas fazem para usar um produto mais em conta e mais natural. E vou te dizer que conheço várias pessoas que usam, faz tempo e gostam muito. Pelas minhas observações não é um cabelo exemplo de brilho, mas em geral são cabelos fortes. O que talvez apenas o uso do condicionador resolvesse.

Já experimentou usar sabão para lavar os cabelos? O ideal, nesse caso, é o sabão em barra de coco – de verdade – confira no rótulo se o primeiro ingrediente é óleo de coco. E fuja dos que contém sodium tallowate, pois, traduzindo, esse ingrediente é sebo de boi. Algumas vezes tá explícito mesmo: “sebo de boi” no rótulo. Ainda que você coma carne e não esteja preocupada com a vida dos bois, acredito que não achará higiênico, ou gostoso lavar seus lindos cabelinhos com sebo de boi… Essa é uma reciclagem que a indústria da carne faz, mas que, nem sei o que dizer…

Antes ainda do sabão – água com pó…

Faz uns 15 anos que eu tentei lavar os cabelos só com água e pó de juá, canela e cravo. Mas depois de quinze dias minha cabeça coçava muito, não deu certo. Um dos idealizadores da Multi Vegetal, o Carlos, que é um ser fantástico, explicou há pouco pra mim que não adianta com a vida que temos na cidade querer tomar banho como os indígenas que vivem na floresta… Como uma informação pode ao mesmo tempo ser tão óbvia e ao mesmo tempo tão distante que uma pessoa em um instante nos defronta com ela a um palmo da nossa cara…

Minha primeira experiência com shampoo em barra

Acho que faz uns 5 anos que usei o primeiro shampoo em barra. Já tinha visto em alguns lugares, mas eu pensava: “se eu quiser usar um shampoo em barra, posso usar sabão de coco”. Afinal, óleo de coco é um dos luxos que temos acesso e, pensando no preço do óleo de coco e na barra de sabão de coco, super vale a pena. Mas como minha experiência não tinha sido boa não me empolguei. Resolvi comprar um shampoo em barra de presente para meu namorado porque ele estava reclamando muito dos cabelos oleosos. Usei também e não gostei. Mesmo meu cabelo sendo oleoso achei que ressecou.

Experiências com shampoo em barra no Caule Ecosalão

Recebemos algumas pessoas no Caule Ecosalão (fechado em função da pandemia) com os cabelos realmente muito ressecados por estarem usando shampoo em barra e condicionando com vinagre. Ver esses cabelos nesse estado só confirmaram a minha experiência de que shampoo sólido não é mesmo boa coisa. Mas como lixo zero na Caule é pra gente um critério importante e se a esperança é a última que morre, e a minha ainda ressuscita, continuei atenta aos sinais do universo para encontrar um bom shampoo em barra..

Achei ¨O¨ shampoo em barra

Shampoo sólido com abacate e gengibre, na Loja Caule.
Cabelos Normais a Secos – Shampoo em Barra Natural e Vegano Abacate e Gengibre – 65g Txai – Caule

Numa feira de orgânicos de Floripa encontrei uma banquinha com shampoo em barra e conversei com a artesã que demonstrou bastante conhecimento e amor no desenvolvimento dos produtos. Me chamou atenção o cabelo dela ser cacheado (quanto mais cacheado o cabelo mais sensível, cabelos afros são super delicados) e ao mesmo tempo louro (dentre as cores de cabelo quanto mais claro mais sensível). Essa combinação resulta num cabelo realmente bem sensível. Perguntei se ela só usava o shampoo que fazia e ela disse que sim, com uma cara de: – óbvio! Hehe! Com isso o cabelo dela me dizia que o shampoo era bom! Comprei o shampoo e o condicionador e realmente gostei do resultado. Me surpreendeu positivamente.

Eu sou apaixonada pelo licuri, uma castanha de um coquinho do nordeste que é uma delícia super nutritiva como toda castanha. Mas que por ser nativa do Brasil me conquistou a partir desse fato. E o Xampu da Txai tem óleo de licuri. Para quem esperava sinais do universo recebi um textão do universo, hehe!

Agora desenvolvi ¨O¨ Xampu Detox em Barra

Eis que desenvolvi “O” xampu detox em barra que foi um projeto de muita pesquisa, testes e amor à causa!

Elaborado com Argila Preta, óleos vegetais de Rícino e Palmiste e Extrato de Flores de Calêndula. Blend de óleos essenciais Tea Tree, Hortelã Pimenta e Alecrim.

imagem do xampu detox com argila preta

Feito com ativos naturais para controlar o excesso da oleosidade, o Xampu em Barra Detox é um ANTICASPA NATURAL e fortalece o couro cabeludo.

Tem propriedade antifúngica, antibacteria e adstringente que regula a produção sebácea e auxilia com a QUEDA CAPILAR.

É indicado para cabelos normais a oleosos.

Confere aqui a composição do Xampu Detox Barra Caule ECOSALÃO | Argila Preta 100g:

  • Elaeis guineensis oil/óleo de palmiste, stearic acid/ácido esteárico, Ricinus communis seed oil/óleo de sementes de mamona, sodium hydroxide/hidróxido de sódio, alcohol/álcool etílico, glycerin/glicerina, sucrose/sacarose, decyl glucoside/decil glicosídeo, citric acid/ácido cítrico, argila/argila, Butyrospermum parkii butter/ manteiga de Karité, Calendula officinalis flower extract/extrato de flores de calêndula, Melaleuca alternifolia leaf oil/óleo de folhas de melaleuca, Mentha piperita oil/óleo de hortelã pimenta, Rosmarinus officinalis leaf oil/óleo de folhas de alecrim, aqua/água.

Transição para shampoo em barra

Não subestime o processo de transição do shampoo convencional para o shampoo em barra, inclusive não faça isso. Passe pelo shampoo natural antes. Sim, do shampoo convencional para o shampoo natural é preciso uma fase de adaptação e para o shampoo em barra idem. Então se hoje usa shampoo convencional e quer passar a usar o shampoo em barra, antes use por cerca de 1 à 2 meses, o shampoo natural líquido e depois sim para o shampoo em barra.

Fiz inúmeras transições na minha vida, ser vegetariana, não comer açúcar, não ter TV, ter uma alimentação mais natural, usar só produtos naturais, ter uma vida rumo ao lixo zero… e as transições que fiz mais em etapas e consciente foram as mais fáceis. Então não se afobe, faça uma transição consciente e prazerosa comemorando as pequenas conquistas.

Do shampoo convencional para o natural, vai precisar se adaptar no sentido que o shampoo faz menos espuma e que pode parecer que embaraça mais o cabelo e até não limpa tão bem no início, mas depois de um ou dois meses estará adaptada agradecendo o tempo que está economizando e que antes gastava tirando espuma do cabelo. Vai agradecer a redução drástica do frizz e o aspecto em geral do cabelo. Isso sem falar que a frequência de lavagem tende a diminuir drasticamente.

Também são ótimas opções para viagens porque são mais portáteis e não existe o risco de vazamentos indesejados como no caso do shampoos líquidos. Além disso, possuem uma durabilidade maior, sendo mais econômicos!

Produtos capilares sólidos: agora temos a opção de condicionador em barra!

A transição para o condicionador sólido também requer a fase de adaptação, geralmente quem tem o cabelo mais curtinho, se adapta mais rapidamente. Acontece o contrário quando o cabelo é mais comprido e volumoso. Mas quando a gente quer reduzir o lixo mensal e escolher alternativas mais sustentáveis, todo esforço vale muito!

Condicionador em barra com murumuru e patchouli, na Loja Caule.
Condicionador em Barra Natural e Vegano – Murumuru e Patchouli – 40g – Txai
Condicionador sólido com murumuru e patchouli, na Loja Caule.
(sem a embalagem) Condicionador em Barra Natural e Vegano – Murumuru e Patchouli – 40g – Txai

Como usar

Existe basicamente duas formas de usar o shampoo ou condicionador em barra. Eu uso passando a barra diretamente na cabeça, na direção dos fios para não embaraçar.

Também é possível esfregar o shampoo em barra entre as mãos e depois passar a espuma no cabeça. Sempre a intenção é de passar o shampoo (nenhum shampoo)  no couro cabeludo e nunca na extensão dos fios. A quantidade de shampoo que escorre pelos fios é o suficiente para limpá-los.

Opções de shampoo em barra

Hoje temos algumas opções de shampoo em barra que selecionamos com o mesmo cuidado do primeiro.

Temos todo esse cuidado porque sabemos da nossa responsabilidade. Um único produto natural com o qual uma pessoa não tenha uma boa experiência pode resultar em não experimentar outros produtos naturais de higiene e beleza.

E o que queremos é que todas pessoas troquem cada um dos seus produtos convencionais tóxicos e poluentes por produtos naturais saudáveis pra si, todos os seres e o planeta!

Bom a nossa parte de curadoria de produtos e informar está feita, agora é com você: experimentar e levar essas informações adiante!

Quer ser a transformação do mundo junto com a gente?!

CTA para clicar e revender no post de shampoo em barra.