AyurvedaConsumo ConscienteEstilo de Vida EcológicoResenha de ProdutosSaúde e Beleza Integral

Oil Pulling Ayurveda Benefícios

Hoje vim compartilhar o que aprendi sobre a técnica que venho praticando há algum tempo: o Oil pulling ou bochecho com óleo.

Atualizado em: 05/2023

Pratico yoga desde os 18 anos, há 24 anos. Sou professora de yoga há 12 anos e sou amante e praticante do ayurveda há mais de 10 anos.

Benefícios do bochecho com óleo de coco

Óleo de coco tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas, ajuda a:

  • Prevenir a cárie dentária;
  • Tratar o mau hálito;
  • Curar as gengivas que sangram;
  • Reduzir a inflamação;
  • Clarear gradativamente os dentes.

Um estudo demonstrou que o oil pulling com óleo de coco foi tão eficaz quanto a clorexidina. Um enxaguante bucal receitado, na redução de Streptococcus mutans, a bactéria considerada causadora da cárie dentária.

Além disso, um estudo publicado na revista Journal of Natural Science, Biology and Medicine concluiu que o oil pulling com óleo de coco é mais eficaz do que com óleo de gergelim na redução da gravidade da gengivite.

Clica aqui e compre óleo de coco orgânico agora, na Loja Caule.

O que é Oil pulling?

É um detox também chamado de puxar, kavala (bochecho) ou gandusha (colocar óleo na boca até não aguentar mais) é uma prática do ayurveda – sistema de saúde preventivo milenar indiano.

E nada mais é do que o bochecho com uma colher de sobremesa à uma colher de sopa de óleo de 5 à 20 minutos por dia.

Porque fazer bochecho com óleo?

Durante a noite, o sistema digestório trabalhou para eliminar as toxinas pela boca. Por isso, acordamos com mau hálito e uma camada branca ou amarelada na língua.

Então, além de raspar a língua para remover a saburra, é importante fazer o bochecho pra finalizar esse processo de detox.

Veja esses depoimentos sobre o oil pulling:

depoimento sobre oil pulling

Ativos antimicrobianos

Estudos associam doenças orais à doenças do corpo todo. Estudos associando a potência sexual com o microbioma oral, protege a gente de vírus e bactérias mortais.

Ativos antimicrobianos, como os que tem nos enxaguatórios matam as bactérias boas e ruins. Só que as boas é que nos protegem das bactérias prejudiciais.

Matar todas e esperar que as bactérias benéficas voltem não é uma boa estratégia!

Ao fazer o bochecho, o óleo atrai as toxinas, ou seja, ele “puxa” e remove as toxinas da boca.

→Por isso, é tão importante não usarmos recipientes de plástico para guardas alimentos, especialmente os oleosos. Porque o óleo vai absorver as toxinas do plástico.

Qualidade do óleo de coco para ter resultados satisfatórios

Quando a gente está com o olhar mais apurado no quesito nutrição da nossa alimentação, a escolha de insumos de qualidade faz total diferença, não é mesmo?

Na escolha do óleo de coco para o oil pulling não é diferente! Agora entenda porquê preferir um óleo de coco orgânico extra virgem do que o óleo de coco comum refinado:

  • O óleo de coco orgânico virgem é proveniente da extração da carne de coco fresco a frio, por prensagem. O que preserva o sabor, o aroma, a cor, as propriedades nutricionais e as propriedades medicinais. É um óleo íntegro com sabor e consistência únicos. Sendo orgânico, seu plantio, desenvolvimento e maturidade não sofreram alterações com agrotóxicos.
  • O óleo de coco comum ou refinado é obtido do refinamento da carne de coco seco, ou seja, passa por altas temperaturas para ser extraído. O que altera a cor, sabor e propriedades do óleo. E resulta num óleo sem cheiro, com a cor mais amarela e aspecto rançoso. Provavelmente, contaminado por agrotóxicos.

Enfim, priorize um óleo de qualidade igual o nosso! Assim o teu tempo e dinheiro investidos, terão os melhores resultados!

Como fazer bochecho com óleo?

O Oil pulling é feito ao acordar, após raspar a língua com o raspador de língua.

Logo após o bochecho, é importante bochechar com água pra sair os resquícios das toxinas que foram mobilizadas. Pode ou não escovar os dentes em seguida, como preferir.

kit para Oil Pulling
Kit Raspador de Cobre + Saco de Pano + Óleo de Coco Orgânico com 15% DESCONTO

Eu não escovo os dentes em seguida, porque escovei na noite anterior. Então a limpeza não precisa ser abrasiva, entendo que o bochecho com o óleo de coco já é suficiente, pois não ingeri nenhum alimento.

Mas essa é a minha preferência, se não concorda, conta nos comentários como faz a tua prática ?

Apesar do tempo do bochecho levar mais tempo do que o de escovação, é mais fácil preparar o café da manhã bochechando óleo do que escovando os dentes!

Atenção: Nunca engolir o óleo de oil pulling – A ingestão de óleo de coco é diferente.

Como descartar o óleo do Oil pulling

A gente pode descartar o óleo do Oil pulling cuspindo na terra, ou no lixo do banheiro ou ainda no vaso sanitário.

Mas não cuspa no ralo para não entupir e não poluir. Essas são as alternativas que eu encontrei e acredito serem as melhores, mas se conhece outra, conta pra gente!

Frequência do Oil pulling

Idealmente todos os dias, mas como, em geral, é muito trabalho e muito óleo, uma opção é fazer todos os dias por pelo menos 15 dias. E depois pelo menos 2 vezes por semana para manutenção.

Não há efeitos colaterais. Não substitui a escovação e o fio dental.

Clica aqui e compre óleo de coco orgânico agora, na Loja Caule.

Veja o passo a passo do Oil pulling neste vídeo ↓ :

.

Se quiser conferir todos os produtos que temos em nosso catálogo para cuidar da higiene oral, veja a sessão SAÚDE BUCAL.

Agora se chegou até aqui é porque quer aproveitar os benefícios do Oil pulling Ayurveda!

Claro! Praticar bons hábitos é libertador, não é mesmo?

Então veja neste vídeo ↓ sobre raspar a língua, já conhece essa técnica?

Neste outro vídeo ↓ eu falo sobre a importância de ingerir óleos vegetais:

Então vem com a gente!

E se quiser além de um sorriso lindo, garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de bochecho com óleo de coco.

2 thoughts on “Oil Pulling Ayurveda Benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *