Consumo ConscienteEmpoderamento femininoEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroMales dos Cosméticos ConvencionaisSaúde e Beleza Integral

Alergia a absorvente e outros males para a saúde

Alergia a absorvente e outros males

A alergia a absorvente é cada vez mais comum. E será ainda mais comum no futuro! Que previsão trágica! Sim, vamos entender. A alergia muitas vezes é a resposta que o corpo dá ao excesso de um ingrediente. Nosso corpo tem condições de tolerar uma carga tóxica. Para cada tipo de substância a tolerância varia, sendo maior ou menor. E cada vez mais cedo entramos em contato com uma quantidade maior de ingredientes químicos sintéticos tóxicos, como por exemplo, o plástico que hoje constitui quase que 100% dos absorventes tanto externos quanto internos.

O plástico do absorvente em contato íntimo com meu corpo

Vamos usar um exemplo prático: eu! Tenho quarenta e um anos e usei fraldas de algodão porque quando nasci praticamente não existiam fraldas descartáveis, então a capacidade do meu corpo lidar com os materiais plásticos constituintes das fraldas e absorventes se prolonga no tempo. Se eu tivesse nascido vinte anos mais tarde, provavelmente eu já teria tido, por pelo menos dois anos, contato com esses materiais pela mesma área, a genital, 24 horas por dia, num total de 8760 horas. Isso mesmo, quando lá pelos doze anos uma menina começa a usar absorvente de plástico o corpo dela já tem um acúmulo desses ingredientes que agora vão se somar.

Lembrando que os óvulos que você carrega hoje estavam dentro de ti quando ainda estava na barriga da tua mãe, então eles são “gestados” duas vezes. E nesse caso também contaminados por mais tempo. 

Saber que são feitos de PLÁSTICO, estimula a transição!

Aqui uma linda imagem da empresa que fabrica os absorventes mostrando de quais materiais são feitos. Ao invés de uma pena deveria ter uma torre de extração de petróleo, mais apropriadamente, no primeiro item.

Tradução Google do primeiro bloco:

Inglês:

Topsheet and secondary topsheet

Top layers are made from synthetic fibers similar to those used in garments in underwear.

Português:

Folha superior e folha secundária 

As camadas superiores são feitas de fibras sintéticas semelhantes às usadas em roupas íntimas. 

Uma boa e saudável roupa íntima é feita de algodão, de preferência algodão orgânico, e mesmo que seja sintética a calcinha, pelo menos o fundilho é de algodão. Além de não se deixar enganar com esse texto do site, considere esse cuidado na sua roupa íntima.

A alergia à absorvente é crescente atualmente

Melhor que eu falar de estatísticas e tu mesma pensar em pessoas alérgicas que conhece: essas pessoas são mais velhas ou mais jovens? Nos últimos tempos, quantos bebês viu nascer com alergia de contato? Nosso corpo não tem condições de metabolizar ingredientes sintéticos, ainda mais quando não temos condições nem sequer de lidar com o que é biológico porque ainda não temos nem o sistema imunológico formado.

Fonte: https://www.dermatite-atopique.fr/article/definition

Portanto, não amaldiçoe a sua alergia, ela é um pedido desesperado do seu corpo por atenção ao que aplica nele. A indústria, em geral, tem um compromisso único com o lucro, não delegue a ela os cuidados do seu corpo, da sua saúde e de todas as pessoas da sua família. Ao nos responsabilizarmos pela nossa saúde mudamos a nossa vida e, por consequência, o mundo e é por isso que é tão importante aprendermos sobre o que consumimos.

Aqui um vídeo sobre como ler rótulos.

Inserindo o plástico voluntariamente dentro de nós?!

Para tu ter uma ideia eu não confio em nenhuma empresa multinacional, mas eu pensava que os absorventes internos, por serem INTERNOS eram de algodão. Para mim é óbvio o limite ético. Plásticos são tóxicos e liberam ingredientes como o bisfenol A, um dos seus ingredientes mais tóxicos, justamente com o calor, porque derrete em proporções imperceptíveis. Imagina passar 5 dias a cada 28 com um tubo de fios plásticos no canal vaginal… É exatamente isso que acontece quando usamos o absorvente convencional interno, porque sim, ele é feito de plástico… só li o rótulo faz uns seis anos (e leio rótulos compulsivamente) porque eu tinha certeza que eram de algodão. Algodão cultivado com agrotóxicos, mas algodão, que fosse tratado com ingredientes químicos sintéticos, mas de algodão. Só que não, é de plástico.

Então, além da alergia a absorvente pode ser que seu corpo esteja desenvolvendo outras questões ainda mais graves de saúde em função do uso do plástico na vagina. Isso porque ingredientes plastificantes como o bisfenol A tem relação direta com o desenvolvimento de várias complicações ginecológicas chegando ao câncer e infertilidade.

Porque não pensamos nisso antes?! É tão óbvio!

Agora, pensa comigo na seguinte situação: uma mulher tem um bebê, está amamentando e ao mesmo tempo usando absorvente convencional. Será que chega no leite? Eu creio que sim, não achei pesquisas sobre o assunto. Até porque as toxinas se concentram especialmente na gordura e o leite que é cerca de 4% gordura.

“Estamos cuidando para que as mamadeiras sejam livres de BPA, bisfenol A (bisphenol A) mas não estamos cuidando para que as mulheres que estão amamentando não estejam em contato com ele”

Bom, acredito que com essas informações fique mais explícita a urgência de encontrar outras soluções para o nosso período menstrual. 

Não? Então vou continuar! 

Pesquisando sobre agentes alergênicos nos absorventes

Numa pesquisa encomendada em 2014 pela Women’s Voices for the Earth para analisar os absorventes da Always, uma das marcas da Proctor and Gamble se chegou a alguns resultados como: 

Nos absorventes da Always foram encontrados vários produtos químicos, incluindo os seguintes:

  • Acetona: irritante
  • Estireno: cancerígeno
  • Clorometano: tóxico para a reprodução
  • Cloroetano: cancerígeno
  • Clorofórmio: cancerígeno, tóxico para a reprodução, neurotoxina

E para quem quer ir mais a fundo aqui uma lista com o nome dos ingredientes e a quantidade em que foram encontrados em cada absorvente especificado:

Acredito que agora tenha informação o suficiente para te encorajar a procurar soluções mais saudáveis para teu período menstrual. Se essas informações ainda não forem suficientes o que será que falta? 

“Da minha parte, do meu amor e indignação com as empresas focadas apenas no lucro essa é minha contribuição para a nossa saúde.”

Portal para a transição

E para quem está disposta a fazer a transição para absorventes de pano, coletores menstruais e calcinhas absorventes! Bem vindas e parabéns pela decisão de economizar sua saúde, seu dinheiro e o nosso planeta!

Nesse vídeo eu conto as minhas experiências com cada uma dessas opções.

E se tiver mais dúvidas ou limitadores para fazer essa transição, fala com a gente que vamos te ajudar! E vai ser um prazer e uma alegria poder fazer parte dessa transição!

Até a próxima rEUvolução!

Para o seu período menstrual saudável e sustentável temos…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de absorventes de pano, calcinhas absorventes e coletores menstruais na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.