Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos VeganosEmpoderamento femininoEmpreendedorismo socialEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroReceitas de Cosméticos NaturaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Quarentena: contas e renda extra com reutilização e naturais

Quarentena: contas e renda extra com reutilização e produtos  de higiene, beleza e limpeza naturais e veganos.

Se já entendeu que precisa ficar em casa durante a pandemia de COVID-19 ótimo! Um grande passo dado!

Agora que as preocupações com o dinheiro, a renda, os boletos e todos afins deixa a gente atordoada deixa, né?!

A gente tá pensando faz alguns dias em soluções pra gente na Caule e no Caule Ecosalão, pois no salão,  os profissionais são autônomos e por isso sofrem bastante com a questão financeira. Sem falar nas nossas revendedoras, as Agentes de Beleza Integral que dependendo também são autônomas e dependem do que entra a cada dia. 

Daí resolvemos compartilhar as soluções, dicas que encontramos entre nós. 

As contas, elas não entram em quarentena, então:

  1. Renegocie todas as suas dívidas

Como ainda não sabemos por quanto tempo a quarentena se estenderá é importante desde o início ir negociando. Isso tanto para ficarmos mais 

tranquilas quanto para já darmos um parecer da situação para nossos fornecedores. Desde a companhia de água e luz, até para para nosso locatário. Como a situação é mundial dialogar e negociar agora é um exercício ainda mais imprescindível.

Por isso a indicação aí do livro: Comunicação não Violenta. Vamos precisar em vários momentos da vida especialmente em momentos como esse. Aqui tem o curso em áudio no YouTube, completo e gratuito (cerca de 9 seções de cerca de 1 hora cada uma). 

2. Aumente o limite do cartão de crédito

As vezes não tem mais como, mas as vezes é bem simples, só alterar no aplicativo do banco no celular. Para quem tem dificuldade de aumentar o limite porque não tem como comprovar uma renda maior, uma dica é de pedir para colocar o CPF na nota em todas as notas fiscais até quando gasta R$ 2,00. A dica de aumentar o limite do cartão é da Raquel Braga nossa terapeuta ayurveda e a dica do CPF da nota é da Fê Silva, nossa manicure e esteticista no Ecosalão. 

3. Pague os boletos com cartão de crédito e afins

Se pagar o boleto que vence dia 10 com cartão de crédito – dependendo do vencimento do cartão terá ainda muitos mais dias para que o dinheiro de fato saia da sua conta. Além de pagar com cartão de crédito convencional pode pagar com PicPay, Recarga Pay ou com Mercado Pago. Além do mais alguns desses aplicativos dão 10,00 no primeiro pagamento ou dão cashback conforme for usando.

4. Assistência social em função da quarentena

Se seu caso for grave a ponto de estar preocupada com passar fome pode recorrer ao Centro de Referência de AssistênciaSocial – Cras da sua cidade: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras

5. Auxílio do governo em função da quarentena

Ainda estão definindo quais serão os auxílios dados pelo governo. Há desde o auxílio para autônomos como possível saque de FGTS em junho. De qualquer forma já pode se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) nesse site: http://cidadania.gov.br/

Renda extra

6. Venda suas coisas pelo OLX e pelo Mercado Livre

Talvez esteja aproveitando o tempo agora para arrumar as suas coisas e descobrindo que tem muitas coisas aí que estão sem uso. Que tal deixar tudo limpinho bonitinho e tirar algumas fotos e colocar para vender no OLX e no Mercado Livre? A Thaís Schadech nossa gerente administrativa e financeira que deu essas dicas. Ela contou que desde do início do ano colocou algumas coisas para vender e que até agora já faturou cerca de 600,00. Ela explicou que preferia doar as coisas mas se deu conta que as pessoas para quem doava no fim não usavam e que vender parecia uma opção inclusive mais ecológica. 

Outra dica, caso você não bote muita fé de que isso vai dar retorno, é fazer uma foto e uma descrição básica do produto no Mercado Livre e no OLX e aí se ver que as pessoas fazem perguntas e que aparecem interessados, investe mais tempo, seja fazendo fotos mais bonitas, descrevendo melhor o item, divulgando nas redes. O primeiro item que a Thaís vendeu foi uma máquina de costura. Fez uma foto só e anunciou com detalhes básicos porque achou que seria difícil de vender. Contudo, meia-hora depois, já tinha vendido…outros anúncios ficaram parados por mais tempo, mas eventualmente, venderam, mesmo durante a quarentena. 

Dica extra

Anúncios no OLX geralmente tem mais visibilidade que os anúncios no Mercado Livre, mas o OLX não possibilita calcular frete e receber pagamentos. Então, a dica de ouro é anunciar nos dois lugares e caso alguém queira comprar seu produto pelo OLX, você pode enviar o link do mesmo anúncio do Mercado Livre e a pessoa finaliza a compra por lá. Assim, tanto você e quem comprou estão assegurados. Você garante que irá receber o valor e a pessoa garante que irá receber o produto.
Vender coisas que não usa mais pode não ser uma solução a curto prazo, mas com certeza vale a pena dar início a este processo, pois volta e meia você vai vender alguma coisa, sem contar que, só de focar em uma ação já vai te dar um senso de que está fazendo algo de útil.


Você também pode vender seus livros para um sebo. Infelizmente, os sebos também sofrem com as grandes redes como a Amazon, que opera com preços baixíssimos, e por isso, o sebo também não consegue pagar muito, mas, pode ser uma graninha, de qualquer forma. Sem falar que coloca conhecimento pra girar. 

7. Talvez, um trabalho online para ter uma renda extra

Para ter uma renda extra que comece agora, e mesmo que não traga muitos resultados agora, mas que pode ser o início. E que depois pode ir rendendo frutos e inclusive garantir uma reserva para ter mais segurança em situações como essa.

Na Caule temos a opção de trabalho com a revenda dos produtos de higiene, beleza e limpeza naturais e veganos e também produtos lixo zero. É o trabalho de Agente de Beleza Integral que pode ser feito de casa ou sem pandemia apenas conversando com as pessoas, expondo na feira… Dá pra se cadastrar agora aproveitar para estudar os produtos, divulgar, recolher os pedidos e fazer seu pedido para nós. A margem é de cerca de 30%. Um trabalho para gerar renda extra pra ti e vida extra aos animais e ao planeta. 

E estamos acrescentando itens que são muito importantes agora na pandemia, como o álcool gel 70% e as Máscaras de tecido de proteção reutilizáveis.

E outra opção são os sites que buscam Freelancers. Se você é nutricionista, por exemplo, pode ver se há algum projeto para o qual pode se candidatar para escrever um e-book sobre nutrição, por exemplo. A busca por freelancers que escrevem bem aumentou bastante na quarentena e em alguns casos, como no exemplo que citei, é necessário também ter experiência em uma área mais técnica. Um dos sites que indicamos e que possui projetos em abertos de várias áreas (desde TI a Direito), é o Freelancer Select

8. Troque os produtos descartáveis pelos reutilizáveis

Quarentena: contas e renda extra com reutilização e produtos reutilizáveis! Em geral o argumento: – não tenho tempo se sobrepõe na hora dessa transição. Mas aqui tá uma bela forma de economizar nosso dinheiro e planeta trocando:

::: os absorventes descartáveis pelos absorventes ecológicos reutilizáveis ou as calcinhas  absorventes ou coletor menstrual (1 pode durar até 10 anos)

::: as fraldas descartáveis pelas fraldas reutilizáveis.

::: a esponja comum pela esponja de rede de pesca que é praticamente indestrutível.

:::  todo arsenal de produtos de limpeza por receitas a base de vinagre e sabão de coco como as que tem no Manual da Faxineira Ecológica

9. Faça seus produtos pelo menos alguns durante a quarentena

Aqui um vídeo de como transformar meia barra de sabão em 5 produtos de higiene e limpeza:

Inclusive como a alimentação é uma necessidade básica uma ideia que os terapeutas em Floripa estão colocando em prática  é de fazer alimentos para vender no entorno. Com cuidados redobrados com a alimentação e ao mesmo tempo combinando a entrega sem contato. Por isso coloquei no fim desse post a receita do docinho que eu fazia no meu primeiro empreendimento: o Haribo. É uma recieta ao mesmo tempo simples de fazer e muito nutritiva.

10. Faça sempre uma reserva

Provavelmente se deparou com essa pandemia sem ter reservas. Tudo bem, errar é com a gente, mas persistir no erro, não né?!

É recomendado que cada pessoa tenha guardado pelo menos o equivalente a renda que tem por 6 meses para casos de emergência. Se guardar um pouquinho por mês ainda não é um hábito na sua vida que tal aproveitar esse momento para começar a se organizar nesse sentido?

Anote seus gastos e analise cada item com cuidado. Reflita no que dá para economizar, e guarde/invista um pouco todo mês.

Era isso minha gente! Vamos aprendendo juntas a administrar melhor as nossas contas, ter renda extra, economizar e manter um dinheiro de reserva. Assim como aprendeu com a gente ensina essas dicas para outras pessoas conversando ou compartilhando esse post. Assim não só a gente mas quem a gente gosta fica mais seguro especialmente nesse período mais difícil. 

E agora…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de reutilização na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.