Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosCosméticos VeganosEmpoderamento femininoMales dos Cosméticos ConvencionaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Transição para cabelos brancos durante a pandemia

A primeira transição para os cabelos brancos 

Mulher na transição para os cabelos brancos.
Foto retirada do site: https://www.ohmymag.com.br

A transição para os cabelos brancos está acontecendo com mais frequência durante a pandemia por vários fatores.

Post atualizado: 20/05/2021

Primeiramente, porque ou os salões estão fechados, ou ainda que estejam abertos, escolhemos nos cuidar e manter o isolamento e não estamos dispostas ou preparadas para pintar os próprios cabelos.

Em segundo lugar, o orçamento apertando, a gente vai cortando o menos essencial. Também pode deixar de ser prioridade pintar o cabelo se estamos sendo vistas por poucas pessoas ou ninguém.

E por último, pode ser aquela pausa na vida que precisamos para dar atenção a algo que já queríamos fazer faz tempo, mas ainda não tínhamos encontrado tempo para fazer.

Uma boa hora para a transição para os cabelos brancos

Seja qual for o seu motivo, o isolamento é mesmo um momento ótimo para muitas transições!

Especialmente aquelas que nos trazem mais saúde e por consequência a toda água e quem dependa dela.

Por exemplo, apenas 46% do esgoto do Brasil é tratado e, em relação à poluição biológica, a poluição química, como a tinta de cabelo não tem tratamento, ela vai para os rios e mares e volta pela nossa torneira.

Nossa, que horror beber ingredientes da tinta de cabelo! É mesmo!

É certo, que a diluição é grande, mas como essas moléculas não são biodegradadas, elas vão se acumulando ao longo dos anos na água.

A henna é uma alternativa natural para colorir os cabelos e não poluir a água!

E antes de nos preocuparmos que vamos ingerir esses ingredientes, é preciso lembrar que a nossa pele e nosso couro cabeludo são permeáveis e uma parte do que aplicamos na pele e couro cabeludo são absorvidos.

Dentre esses ingredientes estão os metais pesados. Lembra?

Mas por onde começar a transição para os cabelos grisalhos?

Parar de pintar os cabelos e esperar ficar com aquela marca no cabelo não ajuda nessa transição pelo incômodo em termos estéticos que pode trazer.

Então vamos dar algumas opções para lidar com essa fase:

  1. Usar acessórios para disfarçar o cabelo branco: são várias as opções, de faixas mais finas a mais grossas, passando por lenços e chegando a toucas e chapéus.

    Cabelo colorido naturalmente com henna.
  2. Camuflar os brancos da raiz usando rímel preto ou marrom: lembre-se de usar um rímel natural porque os rímeis convencionais assim como podem resultar em queda de cílios, podem resultar em queda de cabelos também.
  3. Camuflagem com henna: se a decisão é deixar o cabelo natural com a quantidade real de brancos e a questão é a transição, a henna é fácil de aplicar, ainda mais se for usada com aplicação em mechas espaçadas para disfarçar a marca entre o cabelo pintado e crescido. 
  4. Se o seu cabelo é curto essa fase será breve ou também pode cortar o cabelo mais curto do que costuma para reduzir o tempo do processo. 

Ah! E se quiser manter um ar mais jovial, cortes e acessórios descontraídos compensam, abuse deles e seja mais saudável, autêntica e feliz!

Se o corte não tá viável no isolamento, um dia ele chega, mas os acessórios pode garantir pela internet mesmo.

Isolando as ameaças de pintar os cabelos

Aprofundando um pouco mais os motivos sobre a nossa saúde para aproveitar o isolamento e fazer a transição para os cabelos brancos. 

Na Universidade de Helsinque pesquisadores analisaram dados de 6.600 mulheres com câncer de mama e 21.600 livres desse câncer.

Cruzando as informações, constataram que aquelas que pintavam o cabelo tinham 23% mais chances de ter um câncer de mama.

Sanna Heikkinen diz que uma das hipóteses para explicar a relação está na contaminação de um dos compostos mais comuns das tinturas, a P-fenilenodiamina (PPD), por uma substância conhecida como 4-Aminobifenil (4-ABP).

Esse ingrediente é apontado pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer como um carcinogênico, ou seja, uma substância que pelo seu uso aumenta as chances de termos câncer. 

Será que a cor nos nossos cabelos valem a nossa saúde? 

E quais os cuidados ter com os cabelos brancos?

Podemos ter cabelos ruivos, louros ou pretos, mas um dia todos teremos cabelos brancos, se vivermos o suficiente para isso.

A cor é muito similar, mas a textura pode ser bem diferente variando de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas tem cabelos brancos muito rebeldes. Os cabelos brancos de outras pessoas tendem a amarelar. 

Cabelos brancos rebeldes

Se conhece o ayurveda que é a medicina tradicional indiana focada em prevenção, vai entender que, em geral, nossos fios ficam com aspecto mais rebelde a medida que estamos com o dosha vata agravado.

Cabelo tratado com henna incolor para hidratar os cabelos brancos

Ou seja, se estamos mais avoadas, sem rotina organizada, a vida como um todo tende a sofrer mais variações.

Desde o ritmo da fome até aos cabelos mais arrepiados e com diferentes texturas.

Segundo o ayurveda se os 7 tecidos corporais não estiverem sendo nutridos corretamente, o vata dosha fica agravado.

O corpo envelhece mais rapidamente, favorecendo o aparecimento precoce dos cabelos branquinhos.

Ter uma alimentação saudável e garantir uma correta nutrição para o seu corpo, previne o envelhecimento precoce e pode atrasar a vinda dos cabelos brancos.

Outro fator que favorece o envelhecimento é o acúmulo de toxinas e metais pesados no organismo, então evitar o uso de produtos com ingredientes sintéticos se faz necessário.

Para auxiliar seu corpo a desintoxicar pode fazer emplastro com argila no pescoço na região da tireoide e ajudar seu corpo a retirar toxinas para combater os radicais livres e trazer coloração aos fios novamente.

Então organize a rotina e foque em fazer umectação com óleo de coco nos cabelos, já que os cabelos brancos, em geral, têm menos proteína e portanto pesam menos. 

Neste vídeo a Janine mostra o passo a passo para fazer uma umectação capilar noturna:

Cabelos brancos que amarelam

Evite sol em excesso nos cabelos, evite cloro da piscina e observe se o amarelado se agrava com algum produto que usa.

Experimente uma máscara de argila roxa para remover o amarelado do cabelo ou coloque uma colher de sopa dela em 200ml do seu shampoo natural.

Ainda não estou preparada para a transição para os cabelos brancos

Nesse caso pode usar uma coloração natural, a henna (Lawsonia Inermis Leaf Extract) é uma das plantas que pode conferir aos cabelos cor de forma natural e junto com ela outras ervas.

E vamos combinar que na sua linda cabecinha nada mais de química sintética tóxica! Afinal, ainda tem muitos carnavais depois dessa pandemia!

Vamos nos cuidar e sair dela, se possível ainda melhor.


Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/perigo-na-tinta-de-cabelo/

Foto da capa retirada do site: https://www.ohmymag.com.br

Se está querendo colorir os cabelos com henna e ainda garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de mulher cansada

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.