Cosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosEstilo de Vida EcológicoSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Umectação capilar, o que é? Pra que serve?

Umectação capilar – como fazer e todas as dúvidas!

A umectação capilar noturna com óleo de coco aquecido, além de um tratamento capilar efetivo e econômico, é muito gostoso, porque o cheirinho do óleo de coco (de boa qualidade) é simplesmente uma delícia.

Post atualizado: 21/05/2021

É algo como se sentir em uma banheira de água de coco puro. Já imaginou? Hummm…

E também é um ritual prazeroso, pois todo o processo de ir passando o óleo quente no couro cabeludo e massageando alivia muito as tensões nessa região e até no rosto e ombros.

Se já ama os óleos naturais como a gente, será uma experiência inesquecível, mas se ainda não ama, será uma ótima iniciação nesse universo deslizante e nutritivo.

O que é a umectação?

Umectação ou oleação capilar é a técnica de aplicar óleo vegetal no couro cabeludo e na extensão dos fios dos cabelos até as pontas.

O objetivo da umectação é deixar os fios mais hidratados, ou seja, mais aderente a água, digamos assim. A água que antes passaria rapidamente agora será mais facilmente incorporada ao fio.

Pensa comigo em um pano: como estará mais suscetível a absorver água? Quando o pano está totalmente seco ou quando embebido em óleo?

CTA para clicar e comprar no post de umectação capilar.

Como se faz umectação capilar?

É muito simples fazer a umectação, basta aplicar o óleo nos cabelos secos, da raiz às pontas dos cabelos. 

Aqui nesse vídeo tem o passo a passo completo:

.

Qual a quantidade necessária de óleo para fazer a umectação?

Uma a duas colheres de sopa é o suficiente para a maior parte dos cabelos. Para cabelos médios, 1 colher de sopa e cabelos longos, 2 colheres de sopa.

Especialmente na primeira vez não use mais do que isso. Para não umectar demais ao ponto de lavar os cabelos e se tornar um drama e o cabelo ficar oleoso. 

Banho maria no óleo de coco para umectação capilar.
Aquecendo o óleo em banho maria para umectação capilar

Obs.: Aquecer o óleo em banho maria pode ajudar a ter resultados melhores e mais rápidos, pois  assim o óleo penetra mais profundamente e mais rápido nos fios. 

Quanto tempo demora para fazer a umectação capilar?

Para que tenha bons resultados a umectação pode demandar um tempo entre 10 e 30 minutos, dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo que tem.

Vai aplicando aos poucos o óleo até sentir que todo o cabelo está embebido em óleo. Isso sem contar o tempo de ação da umectação e a remoção com a lavagem dos cabelos.

Quanto tempo deixar a umectação?

Se deixar a umectação por 15 minutos no teu cabelo, você já terá resultado, mas quanto mais deixar, mais o óleo será incorporado ao fio.

A umectação noturna resolve a nossa questão de tempo e ao mesmo tempo mantém o óleo por mais tempo e quentinho nas nossas madeixas. 

Quais óleos posso usar para umectação capilar?

Qualquer óleo vegetal prensado a frio pode ser usado para fazer a umectação. Mas dependendo da qualidade do óleo será o resultado no teu cabelo. 

Para trazer ainda mais benefícios terapêuticos pra esse momento de autocuidado, pode adicionar óleos essenciais ao óleo vegetal.

O que mais utilizo neste caso é o Óleo Essencial de Gerânio, que é considerado o óleo da mulher. Ou seja, além de tratar questões do feminino como:

  • a TPM;
  • menopausa;
  • desequilíbrios hormonais.

Também é um ótimo reparador de pontas natural e cheiroso!!! Adicione apenas 1 gotinha do óleo de gerânio no óleo da umectação e pronto!

Veja só os benefícios do Óleo Essencial de Gerânio para a saúde da mulher:

Propriedades do óleo de gerânio para o alívio da cólica menstrual

Óleo creme ou óleo vegetal para a umectação?

Atenção: Evite óleo creme para fazer a umectação dos teus fios. Essa é uma forma que as grandes indústrias convencionais encontraram para diminuir o custo da matéria-prima e ter mais lucro.

Compre o melhor óleo de coco orgânico na Loja Caule.
Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem 200ml – Caule

Nada como um óleo vegetal, puro, prensado a frio e de preferência orgânico (sem agrotóxicos e afins). Em nossa loja temos o Óleo de Coco da Caule, que é 100% natural, orgânico, vegano, simplesmente o melhor óleo de coco que conhecemos, produzido no Brasil, direto da colheita ao envase, sem estocagem no intermediador ou transporte longo de navio em tonéis revestidos de plástico.

E olha que já experimentamos muitos óleos de coco vendidos na Europa também.

Se quiser associar a umectação à hidratação com máscara escolha uma máscara capilar natural com ingredientes de excelência equivalentes ao óleo de coco extra virgem e orgânico.

CTA para clicar e encontre no post de umectação capilar

Quantas vezes devo fazer umectação?

A frequência depende do estado em que está teu cabelo. Experimente fazer semanalmente para começar e depois vá sentindo se o seu cabelo precisa de uma maior frequência.

Talvez já fique bem com aplicação uma vez a cada quinze dias ou mês. Lembre que manter a frequência, seja semanal, quinzenal ou mensal, ajudará a alcançar resultados ainda melhores. 

Quais os benefícios da umectação capilar?

A umectação capilar ajuda:

  • Tratar cabelos ressecados;
  • Diminui muito o frizz;
  • Resolve a rebeldia dos cabelos novos;
  • Dá forma aos cachos;
  • Alinha as cutículas também para cabelos lisos.

Ajuda a manter um efeito de cabelo escovado ainda que não esteja escovando os cabelos com frequência. Dependendo dos cabelos até parece que fez uma progressiva sem os problemas dela: cabelos sem balanço e carga química tóxica alta.

Vale a pena experimentar, hein?!

Usando a umectação para o pré-poo

A umectação também serve como um pré-poo, um pré xampu (shampoo). O xampu limpa bem o couro cabeludo, único lugar onde deve ser aplicado, mas na extensão dos fios pode ressecá-lo, por isso é importante proteger os fios com um pré-shampoo (pré-poo). 

Como lavar o cabelo após a umectação capilar?

Lave os cabelos em duas aplicações de shampoo como as marcas indicam no rótulo. Molhe os cabelos aplique a quantidade de shampoo o suficiente para lavar todo couro cabeludo.

Nunca se lava/esfrega os fios dos cabelos para não abrir as cutículas capilares. 

Então enxágue e repita a operação. Se usou a quantidade indicada teus cabelos até ficarão ainda mais limpos do que o normal já que o óleo se incorpora ao xampu, como se multiplicasse a quantidade de xampu.

Pode dormir com o óleo de coco no cabelo?

Sim! Inclusive é o mais recomendado. Assim o óleo tem mais tempo de agir nos cabelos. Não faz mal deixar óleo de coco no cabelo.

Quantas vezes pode passar óleo de coco no cabelo?

Não tem contraindicações para aplicação de óleo de coco nos cabelos. Mas como dá um trabalhinho e lavar os cabelos mais do que dia sim e dia não, não é recomendado.

Pode seguir esse ritmo enquanto teu cabelo estiver muito ressecado e depois pode diminuir o ritmo apenas para a manutenção. 

Quantas vezes na semana posso fazer umectação noturna?

Pode fazer a umectação noturna duas vezes por semana. Mais do que isso, provavelmente não será necessário. 

O tratamento demanda mais frequência no início, mas depois que atingir um ponto satisfatório basta a manutenção. 

Posso fazer umectação durante o dia?

Sim, pode fazer umectação capilar a qualquer hora do dia ou noite.  Se fizer durante o dia, evitar sair ao Sol.

Pode hidratar o cabelo depois da Umectação?

Ao lavar os cabelos, depois pode usar condicionador e/ou máscara como costuma fazer a cada lavagem.

Qual o melhor óleo para umectação capilar?

Primordialmente, os óleos mais usados para a umectação são:

  • Óleo de coco;
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de rícino.

Na Caule, usamos e recomendamos o óleo de coco.

Nesse sentido, pode experimentar por aí todos esses óleos e sentir com qual se identifica mais e qual dá melhor resultado para teus cabelos. 

O que posso adiantar é que:

  • O azeite de oliva lembra bastante comida;
  • O óleo de rícino não tem um cheiro agradável;
  • E o óleo de coco da Caule por ser prensado a frio, extra virgem e orgânico tem um cheiro incrível de coco, naturalmente.

Nesse quesito ele ganha bem, hehe!

Como Umectar o cabelo liso?

Então, umectar o cabelo liso ou crespo é basicamente igual. Os resultados serão diferentes.

  • A umectação nos cabelos ondulados a crespos: vai definir os cachos e diminuir o volume.

    Umectação capilar no cabelo ondulado com o óleo de coco da Loja Caule.
    Cabelo ondulado depois de umectado, lavado e secado naturalmente
  • A umectação nos cabelos lisos: vai deixar ele ainda mais liso e também com ainda menos volume.

Agora o poder está contigo em mudar teu cabelo para ser a melhor e mais saudável versão dos seus cabelos que ficarão mais fortes, nutridos, brilhosos e saudáveis.

Enfim compartilha com as amigas essa descoberta! Que tal um dia do pijama e da beleza para papear e se embelezar juntas?!

CTA para clicar e revender no post de umectação capilar.

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.