Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosMales dos Cosméticos ConvencionaisÓleos EssenciaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Dermatite de contato – como tratar com produtos naturais?

Dermatite de contato, como tratar com produtos naturais e ter excelentes resultados

Alergia a cosméticosA dermatite de contato tem tratamento natural e falaremos das causas principais também. O mais importante a resolver em qualquer questão de saúde são as causas para cortar o mau pela raiz, né?!

Mas como pode ter chegado aqui no auge da coceira e alergia da dermatite, o mais urgente é começar pelo tratamento. Afinal a dermatite de contato é responsável por 10% das visitas ao dermatologistas e os números estão crescendo. 

Hidratar para começar

Foto do site: https://br.freepik.com/

Uma boa hidratação da pele será imprescindível. De dentro para fora inclusive, lembre de beber água.

São necessários cerca 35 ml de água para kg de peso corporal.

Pra mim que tenho 50 kg, ou seja 35×50 = 1750 ml (quase dois litros por dia).

É no momento em que a dermatite de contato coça e parece que o corpo é maior que a pele que o valor das loções, hidratantes e águas florais naturais assim como dos óleos vegetais fica evidente, um verdadeiro bálsamo. 

Alergia de contato está diretamente relacionada ao uso de produtos de higiene, beleza e limpeza e até a tecidos sintéticos.

Por isso é importante mais do que nunca preferir alternativas naturais, a começar pelo hidratante nesse caso né?!

Veja este vídeo falando sobre a dermatite de contato:

Fugindo de “hidratantes” com petrolatos e buscando cremes e óleos naturais para nutrir a pele

Aqui um creme que seja de fato a base de ingredientes naturais, sem petroquímicos como vaselina, petrolatum e óleo mineral, é muito importante.

→É porque esses ingredientes que são resíduos da indústria petrolífera não nutrem a pele como nutrem os cremes a base de óleo naturais.

E além do mais o óleo mineral nos seus mais diversos formatos apenas lubrifica a pele. E ainda obstrui os poros impedindo o funcionamento natural e saudável da nossa pele.

Todos os cremes com as quais trabalhamos são livres de derivados de petróleo e sem fragrância sintética, com exceção do Hidratante da Boni (contém fragrância sintética).

Então pode escolher entre eles o que mais te agradar para manter a pele hidratada.

CTA para clicar e comprar no post de dermatite de contato.

Hidratantes naturais corporais que recomendamos 

#1 – Loção da Multi Vegetal de Rosa Mosqueta

Hidratande Corporal com Rosa Mosqueta 240ml – Multi Vegetal

Esse é o nosso primeiro recomendado pela alta concentração de óleo de rosa mosqueta.

A Rosa Mosqueta, que tem como nome científico Rosa affinis rubiginosa ou Rosa canina pertencente ao gênero Rosa, da família Rosaceae. É rica em vitamina C e tem grande poder de regeneração dos tecidos da pele.

#2 – Emulsão de Lavanda e Verbena

Emulsão Hidratante 200ml – Herbia

 

É excelente para acalmar a pele além da regeneração que a lavanda proporciona.

Lavanda são chamadas as plantas do gênero Lavandula. O lilás é mesmo a cor da calma. Na cromatografia essa é a cor mais calmante e na natureza tudo segue essa lógica se observarmos com atenção.

#3 – Água Floral de Patchouli Orgânica 

Água Floral de Patchouli 200ml – Herbia

Para o caso da pele estar tão sensível ao ponto de ser desconfortável mesmo a simples aplicação de um creme, a Água Floral de Patchouli pode ser simplesmente borrifada.

Só é importante aplicar com mais frequência do que aplicaria o creme já que por ser uma água volatiza muito rápido.

O patchouli como são nomeadas as plantas do gênero Pogostemon.

Tanto o óleo essencial quanto a água floral que contém as propriedades regeneradoras da planta.

#4 – Óleo vegetal 

Se o dinheiro está curto e/ou demora um pouquinho para chegarem essas alternativas e precisa de alívio imediato pode experimentar usar o óleo vegetal que tem em casa.

Como por exemplo um bom azeite de oliva ou óleo de coco. 

Óleo de coco extra virgem e orgânico para hidratar a pele e tratar a dermatite, aqui na Loja Caule.

Também temos óleo de coco, aliás um dos melhores do mundo! O óleo de coco prensado a frio e orgânico da Caule que com certeza também pode ajudar.

Mas pode deixar a pele oleosa o que pode desagradar algumas pessoas pela sensação.

E em alguns casos pode surpreendentemente diminuir a hidratação da pele.

Normalmente a pele absorve o óleo e não fica nem oleosa e nem ressecada, fica hidratada. Mas é importante observar como acontece na sua pele.

A experiência de uma mãe com seu filho com dermatite

A Raquel Braga, que já trabalha com a gente faz um tempo na Caule Eco.lógicos e Caule Ecosalão, conta a experiência dela. 

“Quando meu filho atingiu 2 anos de idade ele começou a ter um tipo de coceira na pele, que ficava vermelhinho.

Levei ele no posto de saúde e o médico falou que era dermatite de contato, que não tinha uma causa aparente e que não sabia dizer o porque que acontecia isso.

O tratamento era hidratar a pele e indicou que eu comprasse um creme da marca La Roche Posay com água termal que iria ajudar a diminuir os sintomas e melhorar o quadro geral.

Eu segui as indicações que o médico fez e comecei a usar o creme no meu filho mas não teve melhora.

O que melhorou mesmo foi que passou o inverno e com ele a coceira e a vermelhidão localizada passou. Descobri que no inverno é que se intensifica mais essa essa reação nele.

Logo depois disso quando meu filho estava com dois anos e meio comecei a trabalhar na Caule e fui descobrindo que muitas das causas dessas dermatites é o sabonete convencional ou os cremes hidratantes que em sua grande maioria tem petrolatos e parabenos.

Comecei a estudar e pesquisar as alternativas naturais para cuidar da dermatite dele.

Foi aí que eu descobri o óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree, que tem ação antisséptica, antifúngica e antiviral.

Então comecei aplicar o óleo puro onde estava a dermatite e também hidratar a pele dele, no corpinho todo com creme hidratante natural.

Foi daí que começou a melhorar e começou a regredir o caso e até desaparecer a dermatite de contato. 

Então eu descobri que o óleo essencial de Tea Tree junto com o hidratante corporal natural atuaram juntos reduzindo e realmente eliminando e tratando a dermatite.

Ah também mudei o sabonete, agora uso sabão de coco natural em barra e às vezes sabonete natural e o sabão de roupa mudei, uso lava roupas de coco da Milão.”

Minha experiência com a dermatite

Eu mesma sofri, provavelmente, de dermatite de contato na infância porque eu tinha muitas coceiras.

Até tenho uma foto com o corpo todo branco do creme que meus pais passavam que eu lembro bem de ser espesso, grudento e ao mesmo tempo ter um cheiro forte de cânfora.

Sentia muita coceira nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. Lembro de um vestido sintético que eu tinha e que me achava linda com ele, mas como era sintético eu sentia muito desconforto e coceira também.

Eu só não pedia para tirar porque eu estava muito feliz por estar me achando linda.

As causas da dermatite de contato

Acredito que esses dois relatos apresentam um pouco das possíveis causas da dermatite de contato que tem tudo a ver com o que aplicamos e usamos na pele. 

E quando falamos aplicamos parece sempre um creme o que não faz sentido para pessoas que nunca aplicam e até nunca aplicaram um creme na pele. 

Mas pensa comigo, aplicamos todos os dias sabonete, e quase todos dias xampu que escorre pelo nosso corpo e dependendo condicionador também, as roupas que usamos e os produtos com as quais elas foram lavadas e amaciadas acabam na nossa pele.

Agora vamos olhar com mais atenção pra cada um desses produtos, vou contar mais um relato e vai terminar esse post com uma outra visão sobre essa questão. 

CTA para clicar e encontre no post de dermatite de contato.

Sabonete na dermatite de contato

Usamos todos os dias sabonete, em geral em cada partezinha do corpo removendo toda a proteção natural da nossa pele. Muitas vezes fazendo bastante espuma para sentir a limpeza de forma mais efetiva. 

Mas para começar sabonete se usa em pequenas quantidades apenas onde sentimos que nossa pele está mais oleosa ou com aquele cheiro desagradável.

Então são os pés, as axilas e região íntima. Eu sinto que meu peito e parte superior das costas também são bem oleosos então estendo o sabonete a essas áreas.

Faz uma vida, talvez uns 25 anos que tomo banho assim que é o recomendado pela maior parte dos dermatologistas. E posso dizer por uma longa experiência que funciona.

Sabonete Líquido 200ml – Multi Vegetal

Não sinto a pele esturricada e aquela necessidade extrema ao sair do banho de passar um hidratante porque não acabei com o manto lipídico da minha pele com o sabonete.

Então experimenta usar muito menos sabonete e ao mesmo tempo trocá-lo por um sabonete natural.

O mais suave que temos e que recomendo para o caso é o Sabonete da Multi Vegetal que tem a versão para o corpo e a versão para o rosto. 

Shampoo e condicionador na dermatite de contato

O shampoo e o condicionador que usamos para lavar nossos cabelos escorrem pelo nosso corpo, observe o caminho que eles percorrem no enxágue e relacione com as áreas que a dermatite incide.

Shampoos e condicionadores naturais serão mais indicados para quem está com a pele sensibilizada e ao mesmo tempo previne essa situação para quem está com a pele saudável.

Lembrando que os shampoos e condicionadores naturais também preservam a pele dos peixinhos e sapinhos que estão na água para onde vai a água do nosso banho.

 

E eles diferente de nós não tem o que fazer ou pra onde fugir. 

foto retirada do site: vezdavoz.com.br/qual-o-significado-de-sonhar-com-sapo/

Roupas sintéticas e dermatite de contato

Será que, o que aconteceu comigo na infância não pode tá acontecendo por aí? Uma roupa que irrita a pele e que poderia ser descartada está sendo usada porque é tão bonita.

Observe mais os sinais que a sua pele dá. Quanto menos a gente dá atenção mais ela tem que “gritar” para nos mostrar que algo está errado.

Evite roupas sintéticas pelo seu conforto, saúde da sua pele e sustentabilidade, roupas sintéticas são feitas a base de petróleo.

Viu como a sua pele sabe das coisas? Prefira algodão e linho ao invés poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato que são todos tecidos sintéticos.

Algumas peças que ficam mais em contato com a pele pioram a situação: meia calça de lycra e roupa íntima são bons exemplos disso. 

Sabão em pó, detergente para roupa e amaciante na dermatite de contato

Esses produtos não são aplicados diretamente na pele, mas depois da roupa seca e cheirosa eles vão parar sua pele com as roupas ou pelas roupas de cama.

Que tal experimentar usar um sabão em pó ou um detergente líquido para roupas natural? São tão efetivos e suaves que nem precisa de amaciante.

Amaciante é uma coisa que desde que saí da casa dos meus pais eu não uso por sempre usar detergente natural.

Na época eu fazia o meu sabão porque nem existia um que fosse natural para vender ou se havia era raro de encontrar. 

Detergente para louça na dermatite de contato

Lavar a louça, ainda mais várias vezes ao dia com um detergente com ingredientes agressivos à pele pode estar desencadeando a dermatite e ao mesmo tempo prorrogando o sofrimento.

Usar luvas de borracha pode ser uma solução para quem se dispõe a isso, mas a alergia pode se manter pelo contato com os ingredientes que estão dentro das luvas.

Que tal experimentar usar um detergente natural para a louça?

Dermatologicamente testado e inclusive recomendado pelos médicos para peles sensíveis como são os produtos da Milão à base de óleo de coco.

Sabão de Coco em Barra 100g – Milão

Eu, pessoalmente prefiro, para lavar a louça com o tradicional sabão de coco em barra que combina perfeitamente com a esponja de rede de pescas retiradas do mar.

 

É muito luxo poder lavar a louça com produtos a base de óleo de coco, não é?

E é um luxo do Brasil porque na Europa, por exemplo não tem a abundância de coco que temos, então desfrutemos! Literalmente!

Perfume e aromatização na dermatite de contato

Observe se ao passar perfume não sente reações não só no mesmo local em que passa mas também diretamente no local ou próximo.

→Perfumes convencionais tem uma carga tóxica alta pela concentração de fragrâncias sintéticas. 

Que tal passar alguns dias sem passar perfume na pele e até mesmo na roupa? Observe ao longo dos dias e também ao final do teste lembrando do primeiro dia do período até o fim se houve mudança.

A aromatização em casa, no banheiro ou no trabalho apesar de não ser aplicada diretamente na pele pode também estar ligada a dermatite de contato, então observe o que causa os cheirinhos dos lugares.

Onde for possível experimente também um período sem esses produtos. 

Na Caule a gente tem as águas perfumadas naturais de Lavanda e Verbena e de Lippia Alba que podem substituir a aromatização sintética em casa e no banheiro.

No banheiro ainda pode usar o bom e velho fósforo, riscando um ele queima o gás e adeus cheirinho de coco. Hehe!

Sem falar nos óleos essenciais que podem ser colocados no aromatizador elétrico, aromas naturais!

Maquiagem na dermatite de contato

A maquiagem é um grande vilão porque apesar de pequenas quantidades além de todos ingredientes químicos sintéticos que tem em todos os produtos de higiene e beleza como sulfato, parabenos e fragrâncias sintéticas ainda tem os metais pesados usados para dar cores intensas e melhorar a fixação.

Então aproveita os dias de casa para passar longe da maquiagem e se possível mais dias e observa se diminui a dermatite de contato.

E que tal trocar a sua maquiagem sintética por outra maquiagem natural como a que temos na Caule?

Esmalte na dermatite de contato

Quase que eu esqueço dele, mas para quem usa constantemente nas unhas o corpo já deve ter dado sinais de que não tolera mais ingredientes tão tóxicos como DBP (Dibutilftalato), o tolueno e o formaldeído.

Imagina comigo o quanto precisa ser forte o esmalte para aderir a uma superfície lisa como as unhas e aguentar lavar cabelos, crianças, louças e roupas… Precisa ser mais resistente que tinta de parede, né?!

Manicure feita no Ecosalão com esmalte 90% natural

Gestantes e lactantes e dermatite de contato

O que inalamos e o que passamos na pele em maior ou menor quantidade acaba na nossa corrente sanguínea chegando ao bebê se estamos gestando e ao leite se estamos amamentando.

Então nesses casos o cuidado precisa ser redobrado e até triplicado porque não só se trata de duas vidas mas também de uma vida muito mais vulnerável. 

E infelizmente os casos de bebês nascendo com várias alergias inclusive a de contato é cada vez mais comum.

O bebê ainda não teve tempo de vida para acumular esses ingredientes para já estar intoxicado, mas a mãe passa parte da sua carga ao bebê. Por isso o termo bebês pré-poluídos faz cada vez mais sentido.

→Termo pouco conhecido no Brasil, mas já bem difundido em inglês “pre-polluted babies”.

Bebês e dermatite de contato

Se o feto já está em contato com ingredientes tóxicos mesmo dentro do útero, fora dele a exposição aumenta pelo ar e também pelas roupas e produtos com as quais são lavadas.

É bem mais fácil encontrar roupinhas de algodão e confortáveis para bebês e crianças, mas mesmo para as crianças as roupas estão cada vez mais sintéticas, então leia as etiquetas e prefira o bom e velho algodão.

Sabonete Natural Baby 80g – Suavetex

Sendo possível optar pelo algodão orgânico, faça isso pela pele do seu bebê hoje e pelo planeta que deixará pra ele.

Na Caule temos o sabonete natural infantil que serve para dar banho e lavar o cabelinho, fora os produtos para cuidar das roupas das quais já falamos.

É! A nossa pele sabe mesmo o que é melhor pra nós, por isso é bom sentir o que ela tem pra dizer!

E agora que aprendeu um pouco sobre as causas e tratamento para dermatite espero que possa voltar a ter a sua pele bem gostosa de morar. 

Enfim se chegou até aqui é porque gosta de se informar e buscar alternativas naturais para cuidar da saúde!

Se quiser levar essas opções para mais pessoas e ainda ganhar uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de dermatite de contato.

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.