Cosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosMales dos Cosméticos ConvencionaisSaúde e Beleza IntegralSem categoria

Alergia a desodorante

A alergia a desodorante é uma das mais comuns dentre as alergias a produtos de higiene, cosméticos.

Atualizado em: 28/03/2023

Desodorante é um item que, em geral, usamos diariamente. E esse é um fator que torna essa alergia mais comum e ainda mais incômoda.

Sintomas

Foto retirada do site: https://www.tuasaude.com/alergia-desodorante/

A alergia é uma reação inflamatória e alguns sintomas:

  • Manchas
  • Coceira
  • Ardência
  • Queimação
  • Vermelhidão

O pior é quando eles estão combinados e o método de depilação que se usa é a lâmina que também pode estar associada a alergia nessa região ou irritar a pele adicionalmente.

A axila é uma região de dobra então tudo nela tem a intensidade multiplicada por três, por ser uma pele mais sensível, por ficar mais úmida, pela fricção.

Alerta além da alergia

Além desses sintomas podemos perceber outros indicativos de alerta como nódulos nas axilas e uma sensação de “plastificação” das mesmas.

Esses são indícios de que o uso rotineiro do desodorante está tendo resultados negativos em nossa saúde para além da irritação local da pele da axila. E esses indicativos podem estar acontecendo há tanto tempo que já os consideramos normais, mas não são.

Ou ainda pior, essa situação já está tão instaurada que nem a percebe mais porque não tem mais a referência de como a axila era saudável..

Então que tal conferir agora se tem algum nódulo na axila? Apalpando e sentindo também o toque, ela parece plastificada? Pode deixar também esse momento de observação para a hora do banho. Mas lembra!

CTA para clicar e comprar no post de alergia a desodorante

Desodorante e antitranspirante (antiperspirante)

Atualmente o que chamamos de desodorante são em geral antitranspirante ou antiperspirante, ou seja, um produto que limita ou impede o suor de sair pelas nossas axilas.

Os desodorantes atuam no odor e o antitranspirante interfere na transpiração. Sim, os antiperspirantes são mais efetivos que os antigos desodorantes, mas muito mais prejudiciais.

Desodorante convencional que pode causa alergia a desodorante.
Desodorante Tres Marchand Spray Classic 100ml

O desodorante, há um tempo atrás era um líquido antibacteriano e perfumado cuja função era diminuir o cheiro desagradável dessa região.

O aroma, em geral – artificial é tóxico, mas nada que se compare ao bloqueio de uma área de descarga (detox – desintoxicação) importante do nosso corpo.

Lembra o quanto valorizamos uma boa drenagem linfática ou um detox? O antitranspirante faz exatamente o caminho inverso.

Agora imagina o quanto um produto precisa ter de ingredientes fortes para chegar a entupir os nossos poros impedindo a transpiração nessa área por até 72 horas…

Então fuja de antitranspirantes ou antiperspirantes, e corra mais rápido conforme aumenta o tempo que prometem de “proteção”.

Pensa comigo: um produto tóxico te oferece proteção do teu sistema de detox… Que proteção é essa, cara pálida?

A função do suor

Primeiramente, precisamos esclarecer sobre a importância do suor (sudação). A transpiração é um processo natural e indispensável ao bom funcionamento do organismo, portanto a aversão ao suor não é benéfica.

Basta lembrar que é por meio dele que eliminamos toxinas, ou seja, se são impedidas de deixar o corpo, elas permanecerão no organismo.

Claro que quando em excesso (hiperidrose), a sudação pode ocasionar problemas quanto ao desconforto pelo odor e também quanto às lesões que podem surgir, mas para isso há tratamento.

Outro detalhe: o suor não tem cheiro. Quando sentimos um odor desagradável, estamos, na verdade, sentindo o cheiro do processo de desintegração de fungos e bactérias presentes nas axilas.

Portanto, se algo está errado, devemos tratá-lo! Não mascará-lo!

Alumínio (aluminium) – o ingrediente mais alergênico?

A substância que mais causa alergia presente nos desodorantes comuns é o cloridróxido de alumínio. Por ter uma molécula pequena, penetra facilmente na pele e aumenta os riscos de alergia e o acúmulo de alumínio no organismo.

O principal ingrediente usado para interromper o suor nas axilas é o alumínio. Mas já faz um bom tempo que médicos adeptos da medicina preventiva fazem análise da quantidade de alumínio no corpo. E orientam a seus pacientes a evitarem panelas de alumínio. Dando preferência a panela de barro, aço, cerâmica e esmaltada.

Sugerem também que evitem os desodorantes com alumínio, dando preferência para desodorantes naturais, sem alumínio.

Inclusive a intoxicação crônica por alumínio é a mais comum já que é um metal pesado muito usado e acumulativo. Quanto mais usar produtos com alumínio mais chances de ultrapassar a quantidade que seu corpo aguenta e resultar em uma alergia.

Tem alumínio até na água que sai pelas nossas torneiras – sais de alumínios são usados para decantar impurezas na água tratada no Brasil.

O alumínio no rótulo

Os ingredientes nos desodorantes e até em outros produtos de higiene e beleza a base de alumínio são:

  • hexacloridrato de alumínio;
  • cloridrato de alumínio;
  • sulfato de amônio de alumínio;
  • silicato de alumínio;
  • hidróxido de alumínio;
  • corantes a base de alumínio.

Mas esses ingredientes aparecem no rótulo em inglês, conforme a nomenclatura padrão mundial INCI. Como nas imagens abaixo do banco de dados da Environmental Work Group (EWG) numa tradução livre: Grupo de Trabalho Ambiental que lista 14 ingredientes que contém a palavra: Aluminium 

Como assim é tóxico?

Resultado da busca por “aluminium” na base de dados EWG – Clique na imagem para aumentar

Desses apenas 4 apresentam um score laranja ou vermelho, ou seja, que demandam mais atenção.

Primeiramente, lembre que o mais usado nos desodorantes é o cloridrato de alumínio (aluminum chlorohydrate) que aparece em laranja.

Os outros aparecem como seguros num score verde. Então parece que esses ingredientes são seguros, mas vamos mais a fundo. Precisamos considerar o ingrediente em si, e também sua função.

Imagine uma substância não tóxica que lhe impede de defecar por até 72 horas e que você a usa e reaplica praticamente sem interrupção.

A substância em si pode não ser tóxica mas o efeito e o uso contínuo são, sim, muito prejudiciais ao organismo. O corpo até pode reabsorver as toxinas e as fezes, mas isso vai acarretar consequências. Pode imaginar?

CTA para clicar e encontre no post de alergia a desodorante.

Porquê não usar esses produtos

Estudos apontam que a intoxicação dos tecidos pelo alumínio causa diversos problemas à saúde, como câncer de mama, a diminuição gradual da capacidade erétil do homem (redução da potência sexual masculina) e Alzheimer.

Uma das pesquisas foi realizada por cientistas da Universidade de Keele (centro da Inglaterra) e publicada na revista científica “Journal of Inorganic Biochemistry”.

De acordo com o estudo feito em 17 mulheres que tinham sido submetidas a uma mastectomia, foram encontrados nos tecidos mamários elevados níveis de alumínio, substância que compõe 90% dos agentes antitranspirantes.

Os especialistas também observaram que as maiores concentrações de alumínio, substância que estudos anteriores relacionaram com o câncer de mama, se encontravam na zona do peito próxima às axilas.

Justamente na área na qual geralmente se aplica este tipo de produtos e onde se detectam a maioria de tumores deste tipo.

O mesmo professor responsável por essa pesquisa, Christopher Exley, publicou um estudo na revista Frontiers in Neurology em que liga o alumínio ao Alzheimer.

Ele concluiu que o Alumínio tem a capacidade de alimentar os sintomas precoces da doença, causando uma reação mais agressiva na memória.

Zircônio

Outra pesquisa realizada na Universidade de Reading, pela Dra. Philippa Darbre, afirma que os ingredientes encontrados em muitos produtos de compostos de alumínio e zircônio podem desencadear o desenvolvimento de tumores.

Porque os compostos podem afetar os níveis hormonais, aumentando o risco de câncer.

Além dessas duas substâncias o propilenoglicol é outro para redobrar o cuidado!

Quando combinado com outros produtos químicos, esta substância pode ser absolutamente perigosa e está associada a danos no sistema nervoso central e câncer testicular em homens.

Entendeu o drama das suas axilas? E do seu corpo…

Acredito que agora fique mais explícito os motivos pelos quais suas axilas podem estar com nódulos, literalmente plastificadas, e com alergia aos desodorantes.

Elas estão represando toxinas de quantos anos mesmo? Suas axilas não podem correr de ti, mas elas podem te alertar e é isso que estão fazendo quando apresentam algum tipo de alergia.

E cuidado, o excesso de alumínio pode nos predispor no mínimo a alergias como essas e estresse oxidativo até a doenças como Alzheimer e Parkinson.

Outros ingredientes que também são vilões

Sim, não bastasse esse super vilão ainda tem o triclosan, os parabenos (Ethylparaben, Methylparaben, Propylparaben, Isopropylparaben, Butylparaben, Isobutylparaben, Heptylparaben e Benzylparaben) e as fragrâncias sintéticas!

Fragrância é o ingrediente número um a causar alergias e os conservantes, classe dos parabenos vem em seguida. Resumindo bem para que só saiba que essa história continua.

Foco na solução da alergia ao desodorante

Relaxa que o medo é um dos fatores que desencadeiam cheiros desagradáveis em nossas “suvacas”.

E sim, a indústria tem culpa no cartório por nos deixar bastante bromidrofóbicos (quem tem fobia a exalar cheiros corporais desagradáveis) por interesses óbvios!

Neste vídeo explico como fazer a transição para o desodorante natural:

.

Então a partir do próximo banho, se possível, já use uma bucha vegetal para lavar bem as axilas e pelo menos para dormir deixe suas axilas livres de desodorantes convencionais.

Quem sabe estender esse hábito ao final de semana? Só com isso a alergia a desodorantes já pode dar uma trégua.

Nesta palestra eu falo sobre “Aromas Revelam a Beleza Integral”

Agora que já sabe de quais produtos e ingredientes precisa fugir, vamos ver para quais correr para o abraço!

Qual o desodorante para quem tem alergia?

Os naturais! De verdade! De preferência sem fragrâncias sintéticas. Aqui temos uma seleção dos desodorantes naturais em vários formatos: roll-on, spray, cristal e creme. Alguns dos nossos desodorantes (Suavetex e Boni) ainda tem fragrância, com isso são produtos recomendados para quem quer ou ainda gosta muito dos cheiros convencionais.

Agora temos o nosso desodorante 100% natural, desenvolvido cuidadosamente para ser eficiente e refrescante:

Desodorante Natural Vegano Caule NEEM | ALOE | HORTELÃ

Produtos de higiene naturais são hipoalergênicos pelo simples fato de serem feitos com ingredientes naturais, não significa que nunca vão causar alergias.

O desodorante cristal é uma excelente alternativa pra quem está com alergia, pois não contém fragrância.

Uma alergia é uma hipersensibilização do nosso sistema de imunodefesa e alergias podem ocorrer também contra produtos ou alimentos naturais.

Porém, a probabilidade é bem menor e em geral os produtos naturais são menos irritantes para a nossa pele. Os ingredientes naturais podem ser metabolizados pelo nosso corpo, ou seja, “conversam” com a nossa pele porque ambos falam a mesma língua.

Ao contrário os ingredientes sintéticos (criados por nós seres humanos) que não falam a mesma língua e portanto não são metabolizados.

Alergia a desodorantes naturais

Então, mesmo os desodorantes naturais podem dar algum tipo de reação, algumas pessoas tem alergia a ingredientes naturais como coco. Não é raro encontrar pessoas que apresentem sensibilidade ao usar desodorantes com álcool ou bicarbonato de sódio que são comuns em desodorantes naturais.

A notícia boa é que são muitos desodorantes hoje em dia e nós temos alguns que são fruto de uma curadoria cuidadosa, com várias formulações diferentes e um deles com certeza vai dar match com sua região axilar.

Aqui eu mostro como os desodorantes convencionais são potenciais alergênicos:

.

E os desodorantes hipoalergênicos?

Depois de ler o tanto de mal que os ingredientes convencionais acarretam é sério que é uma possibilidade pra ti usar um produto feito por essa mesma indústria que deixa sua pele ardendo e coçando?

Acredita mesmo que a indústria que cria o problema merece o dobro do seu dinheiro para que não tenha alergia a desodorante. Sendo que essa mesma lógica mantém ingredientes tóxicos só em menor quantidade ou em versões menos alergênicas….

Pensa bem, e já te aviso, nos supermercados só tem versões da mesma coisa e marca, em geral. Se habitue a comprar em lojas como a nossa, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais sérias, como as que trabalham conosco.

E agora foco na transição

Para fazer a transição pode ser que tenha alguns desafios. Mas a gente tem um vídeo que fala exatamente de como fazer a transição dos antiperspirantes ou antitranspirantes, dos “desodorantes” convencionais para os naturais.

Tem alguns detalhes e cuidados a serem tomados, mas seguindo eles, essa transição ficará mamão com açúcar, no nosso caso mascavo orgânico! Hehe!

Então, mãos às axilas e aos desodorantes naturais! Se toque e se ame sem esquecer de nenhuma partezinha, nem das axilas.

E se tiver dúvidas sobre o assunto ou percalços na transição não desiste, fala com a gente! Manda uma mensagem pelo Whats aqui no site ou pelas redes sociais! A gente vai ficar muito feliz em te apoiar nesse transição!

Fonte:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/as-nove-fobias-mais-esquisitas-do-planeta/

.

Se quer orientar mais pessoas sobre o uso de cosméticos saudáveis e garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de alergia a desodorante.