Cosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosCosméticos VeganosÓleos EssenciaisSaúde e Beleza Integral

A farmácia num vidrinho: Óleo Essencial de Melaleuca ou Tea Tree

Óleo Essencial de Melaleuca ou Tea Tree

mostrar a árvore de tea tree ao fundo
Árvore de Tea Tree do meu quintal ao fundo

Esse é um dos dois óleos mais conhecidos dentre os óleos essenciais no mundo, o Óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree.

É justamente pela sua infinidade de usos que o Óleo Essencial de Melaleuca é tão procurado, usado e amado. Um natureba experiente com certeza terá sempre a mão um vidrinho desse óleo.

Nomes científicos e espécies

Melaleuca é o primeiro nome que aparece no seu nome científico porque é o nome do seu gênero. Nesse gênero há mais de 200 espécies, segundo a Wikipedia. O segundo nome que pode ser alternifolia ou leucadrendron além dos mais de 200 de que falei, se trata da espécie.

Tea Tree é o nome popular no mundo. Outro motivo para a popularidade do óleo essencial de Tea Tree é que ele pode ser aplicado diretamente na pele sem ser diluído em um óleo carreador. Ele e o óleo essencial de lavanda, também famoso, são os únicos dois óleos que podem ser usados assim, até onde pesquisei. De qualquer forma todo cuidado é válido quando se usa os óleos essenciais, que são muito concentrados.  Sabia que uma gota de óleo essencial corresponde à 25 xícaras de chá da planta, incrível, não é?

Curiosidades sobre a origem das árvores de Melaleuca ou Tea Tree

A melaleuca ou tea tree tem cerca de 230 espécies (Craven e Dawson, 1998), sendo a sua maioria, aproximadamente 220, endêmicas à Austrália e Tasmânia. Ocorrem, ainda, na Indonésia e Papua Nova Guiné e a espécie, Melaleuca cajuputi estende-se do norte da Austrália para o continente asiático.

Há uma espécie endêmica na Ilha Lord Howe, M. howeana, e três espécies na Nova Caledônia (oito incluindo as espécies de Callistemon). A espécie Melaleuca quinquenervia também ocorre no leste da Austrália e Nova Guiné (Craven, 1999). O cultivo em várias partes do mundo é para uso comercial.

No Brasil, o gênero está representado pelas espécies cultivadas Melaleuca alternifolia, Melaleuca  armillaris (Sol. ex Gaertn.) Sm., MMelaleuca ericifolia, Melaleuca cajuputi subsp. cajuputi, Melaleuca cajuputi subsp. platyphylla, Melaleuca leucadendra e M. quinquenervia (Silva, 2007).

Apesar desse nome: melaleuca  soar parecido com algum nome comum no Brasil não há nenhuma espécie nativa da América Latina de melaleuca. Já a sua família Myrtacea tem mais representantes por aqui: como a goiaba, a pitanga , o araça e a jabuticaba.

Cultivo das árvores de Melaleuca ou Tea Tree para a extração do óleo essencial

Quem me conhece um pouquinho já sabe que sou entusiasta do que é nativo e do que é feito mais perto de nós – no Brasil – na América Latina. Por isso, sempre pesquiso o centro de origem das plantas. Bom, o tea tree ou melaleuca não é nativo. como a maior parte das plantas que usamos como o coco e a banana,  ambas tem como centro de origem a Ásia. Mas temos plantações de tea tree de excelente qualidade no Brasil. Inclusive em Santa Catarina mesmo, onde estamos, que é o caso do Tea Tree da Herbia.

O óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree Premium

Os óleos essenciais da herbia vem com embalagem reciclável e com conta gotas
Óleo essencial premium

Seu constituinte principal é o Terpinen-4-ol. Na maioria dos óleos essenciais de tea tree a porcentagem média é de 40% em sua cromatografia. O Terpinen-4-ol é o responsável pela sua forte atividade antimicrobiana. O Óleo Essencial Orgânico de Tea Tree da Herbia possui uma média superior, atingindo até 44% de Terpinen-4-ol. Está aí o segredo do poder antimicrobiano e antisséptico elevado do tea tree ou melaleuca, especialmente o da Herbia.

Padrão de qualidade internacional

Com isso,  esse óleo essencial segue padrão internacional de qualidade pelo ISO 4730 (especifica certas características do óleo essencial de Melaleuca , tipo terpinen-4-ol (óleo de tea tree), a fim de facilitar a avaliação de sua qualidade), portanto se qualifica como óleo essencial premium. Isso tudo sem percorrer as longas distâncias, com grande pegada ecológica e portanto muita liberação de CO2, como o  óleo essencial de tea tree  produzidos na Austrália e importados para o Brasil, por exemplo.

Como você já sabe que o óleo essencial de tea tree ou melaleuca se trata de uma farmácia completa em um vidrinho, deve estar curiosa para saber como usar em cada “oportunidade” hehe.

DICAS/RECEITAS DE COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE TEA TREE

  1. Gripe, resfriado, amigdalite e tosses: 1 gota de óleo essencial de tea tree (melaleuca) dissolvida em 200 ml de água e fazer gargarejos de 2 à 3x por dia
  2. Dor de garganta: aplicar uma gota de óleo essencial de tea tree (melaleuca) no pescoço e espalhar para absorver.
  3. Imunidade (aumentar): usar duas vezes ao dia no aromatizador pessoal.
  4. Feridas, machucados e micose: passar puro na pele, para limpar. E aplicar a mesma receita para acne ou micose.
  5. Herpes e acne: o uso do óleo essencial de tea tree é ótimo para espinhas. Aplique algumas gotas no cotonete e passe sobre a acne ou herpes.
  6. Picadas de inseto: aplique diretamente sobre a picada.
  7. Piolho: 1 gota de óleo essencial de tea tree para cada colher de sopa de condicionador. Lavar os cabelos, aplicar o condicionador em todo o cabelo, especialmente couro cabeludo. Colocar uma touca plástica, sacola ou toalha por pelo menos 1 hora e enxaguar os cabelos. Aplicar em dias intercalados e em cerca de 3 aplicações o problema estará resolvido.
  8. Caspa: pingar 4 gotas no shampoo de uso diário de 200 ml.
  9. Mau cheiro: seja nas axilas ou nos pés algumas gotinhas diretamente na pele podem ajudar muito.
  10. Ginecológico: antifúngico, pode ajudar a tratar infecções vaginais. Usado em banhos de assento ou aplicação. Aplique duas gotas de óleo essencial puro no forro da calcinha, no absorvente ou no absorvente interno. É o único óleo que pode ser usado puro desta maneira.
  11. A Água Floral de Tea Tree ou melaleuca é uma excelente opção pela relação
    As águas florais da Herbia vem com spray para borrifar diretamente na pele ou região desejada
    Água floral de Tea Tree

    custo/benefício e pela praticidade. Como a concentração do óleo essencial aqui é baixa: 0,025%, pode passar tranquilamente. Para todas aplicações acima, simplesmente borrifando, inclusive no bumbum do bebê para limpar e prevenir assaduras.

A Água Floral de Tea Tree ou Melaleuca é a água que sai do processo de extração do óleo essencial pelo processo de arraste a vapor.

Antibiótico natural

Com tudo isso fica bem explícito que o óleo essencial de tea tree ou melaleuca em muitos casos pode substituir o antibiótico. Porque sim, ele é um antibiótico natural. É o antibiótico que a planta desenvolveu para se defender e nós extraímos para nos defender.

E o óleo essencial de tea tree tem ainda algumas vantagens sobre os antibióticos que compramos na farmácia:  como preço, saúde e prevenir o surgimento de super bactérias. Isso mesmo, bactérias que se transformam em super bactérias para resistirem cada vez mais e melhor aos antibióticos sintéticos que criamos. O óleo essencial está nas plantas desde quantos milhões de anos e quantas superbactérias geraram? Pense nisso e procure médicos que conheçam os óleos essenciais e possam trabalhar com eles como uma opção além do antibiótico sintético convencional.

Em tempo: os sabonetes e produtos bactericidas convencionais/sintéticos que estão no mercado agem como os antibióticos que tomamos no sentido de contribuir para criar super bactérias, evite.

Utilizando o óleo essencial de Tea Tree em tempos de pandemia, COVID19

Agregar cuidados com a saúde e a higiene sempre são bem-vindos na atual crise em que vivemos. O óleo essencial de Melaleuca pode ser utilizado por sua ação antiviral de maneira simples: podem ser adicionadas 2 gotas em seu inalador pessoal antes de sair de casa. Ao sair dos estabelecimentos, inalar por 2 minutos, para se beneficiar de suas propriedades antivirais e fortalecedoras do sistema imune.

Bom, espero que com essas informações e essas receitinhas esteja convencida de aproveitar todas as maravilhas do óleo essencial de Tea Tree ou Melaleuca que é realmente uma das dádivas da natureza. Porque a natureza é mãe e como mãe quer todo mundo bem cuidado, sem dores e bem feliz! A gente que as vezes como filho é rebelde, né?!

Então…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de produtos com Tea Tree ou Melaleuca na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.