Causa CauleConsumo ConscienteCosméticos Naturais

Vítimas e ou responsáveis do impacto de ingredientes químicos na saúde?

Janine e Jacques Saldanha
Ambientalista Jacques Saldanha é quem iniciou a reflexão desse texto em mim.

Vocês entraram aqui vítimas e saem responsáveis. Essa foi a última frase do Jacques Saldanha na palestra que assisti em 2002 sobre o impacto dos ingredientes químicos sintéticos na nossa saúde e de todos os seres.

Essa frase caiu como uma bomba na minha mente, mas uma bomba de sementes.

Pesada, mas cheia de possibilidades.

A Caule foi uma delas. Eu queria um xampu natural e não achava, eu fazia e ficava péssimo, eu queria um sabão pra roupa natural e tinha só em um supermercado, as vezes.

Bingo! Vou abrir uma empresa que tenha tudo que as pessoas como eu querem comprar num lugar! Pra ser saudável e mais fácil.

Estar consciente de muitas questões nos leva a cada vez mais dilemas éticos, abrindo uma empresa esses dilemas são levados a terceira potência.

Que recheio usar nas caixas se todos são de plástico e o plástico polui e mata? Esse esmalte venderá bem, mas não é natural, esse protetor labial é ótimo, mas não é vegano, não usar plástico e o produto durar menos ou usar e o produto durar mais?

Tenho orgulho da minha trajetória com a Caule nesse tempo.

Olho pra esses 10 anos e vejo as pessoas ao meu redor, quem veio comigo no consumo consciente e quem não veio e quais os impactos nas suas vidas.

Olho para como estamos como sociedade de onde viemos 2012 e pra onde vamos em 2022.

VEJA NESTE VÍDEO: Diferença entre cosméticos veganos e cosméticos naturais

E daí eu me pergunto: se prejudicar é ético?

Uma coisa é eu não saber que algo faz mal e usar e outra coisa é saber que faz e usar do mesmo jeito. Como o Jacques falou: a informação nos define como vítimas ou responsáveis.

Menos impacto dos ingredientes químicos sintéticos na nossa saúde
Nossas escolhas não apenas podem beneficiar a nós, mas também todos os seres no planeta e elas apoiam uma maneira mais ética de produzir! Veja o vídeo da história dos cosméticos para saber mais, clicando na imagem acima!

Mas e o dinheiro? E se eu não tenho dinheiro pra pagar por um produto mais saudável/sustentável?

Quando eu não tive dinheiro pra comprar xampu natural eu fiz o meu, essa receita que eu ensino aqui: 5 receitas com sabão de coco, dá um trabalhinho mas vale cada centímetro da minha consciência limpa e de mais saúde, até pro bolso.

Mas, Janine, tu tá colocando às vítimas como responsáveis, as multinacionais são as responsáveis.

São responsáveis, muuito mais do que qualquer indivíduo, mas multinacionais não tem como ter ética, por concepção, com o capital aberto ao invés de um dono/líder, tem acionistas que compram e vendem a sua parte (ações) dependendo do lucro que dá. Quem define os rumos é o lucro. Produtos não sustentáveis que colocam o custo das suas consequências nocivas sobre o coletivo sempre dão mais lucro! Quem paga são todas as pessoas do planeta, não apenas quem usa. Aqui está o problema ético maior.

Se vamos esperar multinacionais terem consciência podemos esperar dormindo.

Eu não estou esperando estou trabalhando duro faz 10 anos, na verdade mais, empreendendo antes com o Haribo (doce funcional vegano – aqui tem a receita se quiser experimentar) e o Triambakam (Arte, ciência e espiritualidade).

E tu? Como tá? Tá trabalhando e chateado com as escolhas alheias e o impacto negativo pra todos OU tá escolhendo o mais fácil e gostoso hoje com uma conta alta, amanhã, pra ti, tua família, os outros e a Terra? Voce tem o poder de escolher produtos com menos impacto dos ingredientes químicos sintéticos na nossa saúde!

Me conta o que pensou aí?!

Bom ciclo de lua nova: reflexivo!

Partir para a ação ou conhecer mais?

Clique aqui para conhecer as nossas opções mais sustentáveis! Se tiver interesse em revender os produtos da Caule para fazer com que mais pessoas possam contribuir para melhorar essa situação, clique aqui.

Se quiser ler mais sobre o impacto de substâncias químicas na saúde tem um texto da Greeenpeace aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *