ArgilaMales dos Cosméticos ConvencionaisReceitas eco funcionaisResenha de ProdutosSaúde e Beleza Integral

Protetor solar e vida saudável neste verão

Embora o verão estampe sorrisos, para manter a saúde e a beleza também são necessários alguns cuidados com a pele, nesta época exposta demasiadamente ao sol.

Isso vale principalmente para as pessoas com a pele mais clara. Para a grande maioria das pessoas isso se resume a uma única resposta:  protetor solar!

sol_na_areiaO verão é a estação mais esperada do ano para a maioria das pessoas.

Não só pelo clima festivo de férias, de viajar, de abrir uma brecha na correria que durou o ano todo. Temos disposição para realizar atividades ao ar livre.

A energia solar influencia, e muito, na produção de hormônios como serotonina, dopamina e melatonina.

Esses hormônios contribuem para o equilíbrio do organismo, ajudam a regular o sono e as pessoas ficam mais dispostas, energizadas e bem-humoradas.

O perigo do câncer de pele

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

O médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro revela que no Brasil há cerca de 680 mil casos de câncer de pele por ano.

Mas será que de fato o que causa essa doença é somente a exposição ao sol?

Lair Ribeiro ressalta que ao contrário do que se pensa os casos de câncer maligno de pele (melanoma) não estão apenas relacionados com o sol.

Interferem também maus hábitos alimentares dentre outros inúmeros fatores da vida pós-moderna.

Isso não quer dizer que você pode ficar cinco horas torrando no sol sem proteção alguma. Porém, proteger a pele não é sinônimo de usar protetor solar.

O perigo do protetor solar

Dr. Carlos Braghini fala sobre filtro solar

Estudos científicos apontam que o uso de protetor solar não é tão eficaz como imaginamos.

“O uso de filtro solar não protege contra o raio que causa envelhecimento precoce e em alguns casos o câncer de pele. É preciso fazer o uso do sol de forma inteligente” ressalta Ribeiro.

Ele explica em palestra publicada na internet que os filtros bloqueiam a maior parte da radiação UVB e, assim, não deixam produzir vitamina D.

E, acabam não bloqueando de forma eficiente os raios UVA que penetram mais profundamente na pele e causam alterações cancerosas.

Por isso, ocorre que num país tropical como o nosso mais de 80% dos brasileiros tem deficiência de vitamina D!

No artigo “Protetor Solar: usar ou não usar – eis a questão”, que publicamos neste Blog  em 2015, o médico Carlos Braghini Jr. afirma que não são somente os protetores solares os vilões:

“Tudo aquilo que é aplicado na pele, nos cabelos, nas unhas… enfim, todos os produtos de beleza convencionais trazem risco potencial para nossa saúde.”

A maioria dos cosméticos contém substancias químicas e sintéticas como o oxibenzona que contribuem para disfunções hormonais e demais degradações do organismo.

Fazendo as pazes com o Sol e com a Natureza

Há muitas formas de se cuidar e aproveitar o verão da forma mais natural possível, tanto para sua saúde física como a saúde do planeta terra. Quer saber como?

Deixa o Sol entrar, de forma segura!

Precisamos considerar que o Sol é energia vital, é benéfico para nosso corpo.

Tomar sol por um tempo seguro (varia conforme a cor da tua pele, mais clara menos tempo e mais escura mais tempo).

Diariamente no horário do meio dia ajudará seu corpo a produzir vitamina D e hormônios que o (a) levarão a um estado de equilíbrio e humor positivo.

Justamente a vitamina D tem um papel importante para nos proteger contra o temido câncer de pele!

Ou seja, confiando cegamente nos produtos normais de proteção solar com base em filtros químicos, você está se prejudicando! Como assim???

 

Escala de tipos de pele de Fitzpatrick deve ser base do uso de filtro solar físico para exposição por tempo maior

O protetor solar químico filtra principalmente a radiação UVB e desta forma evita a vermelhidão da pele dando uma impressão falsa de proteção.

Porém, a radiação UVA, mais dura, ainda assim penetra na pele e causa danos nas camadas mais profundas da epiderme.

Sem o sinal de alerta da pele vermelha, as pessoas acabam se expondo ao sol muito além do nível seguro.

Como ao mesmo tempo, a radiação UVB estimula a produção de vitamina D no corpo.

Essa é uma defesa natural contra o câncer de pele está sendo enfraquecida pelo filtro soltar químico!

Entendeu a armadilha agora?

Resumindo: Sim, excesso de exposição ao sol causa câncer de pele. Mas o protetor solar químico muitas vezes agrava esse problema ao invés de prevenir.

A solução é exposição na medida certa, usando filtros físicos quando necessário! Aqui algumas dicas concretas da Caule para tirar o máximo de proveito do seu verão!

Use protetor solar físico que protege o rosto

No final de 2020 a Herbia lançou a linha de protetores solares, tem para o rosto, de peles oleosas e peles secas e o corporal.

Hidrate-se com água pura e cremes e óleos naturais

Tomar água pura é uma grande fonte de hidratação, tanto para o corpo como para os cabelos. Água é Vida!

Mas nada como complementar a hidratação com os produtos hidratantes para a pele e os cabelos oferecidos pela Caule.

Também possuem minerais e ajudam nesta hidratação. Tem águas florais, linhas de condicionadores até tratamentos com máscaras de argila. Tem óleos corporais e cremes e loções hidratantes naturais. Confira!

Vai ficar mais tempo no Sol?

Você pretende passar o dia na praia ou combinou com seus amigos uma caminhada para tomar um banho de rio?

Sempre é recomendado o uso de chapéu, boné ou guarda-sol (feito de lona, evitando os de nylon que deixam passar até 70% da radiação UV).

E se pretende fazer uma trilha ou andar muito tempo ao sol procure usar roupa clara leve de manga / perna comprida que irá ajuda-lo (a) a se proteger por muito mais tempo.

Proteção solar de dentro pra fora

A exposição demasiada ao sol aumenta a produção de radicais livres no organismo e podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Para contribuir com a saúde da pele não basta os cuidados com a superfície desse órgão, sobretudo, a alimentação com fontes variadas de vitaminas e minerais é fundamental para que a saúde seja, de fato, integral.

Existem alguns alimentos que possuem uma ação fotoprotetora  como castanhas e demais oleaginosas, que são antioxidantes ricas em vitamina E.

A vitamina E é encontrada em grandes quantidades nos óleos vegetais (de oliva, de girassol, de amendoim, de coco etc.), nozes, amêndoas, abacate, entre outros.

A semente de linhaça, por exemplo, é um grande filtro solar. Possui ômega 3 e tem ação anti-inflamatória protegendo possíveis queimaduras na pele.

Já a vitamina C também é uma grande aliada da saúde. É encontrada em grandes quantidades nas frutas cítricas como limão, acerola, laranja, morango, goiaba. E também nos pimentões amarelos e vermelhos, na couve e nos brócolis.

Resumindo, em alimentos frescos. Mas é bem importante que estes alimentos sejam livres de agrotóxicos. Só assim garantem saúde pessoal e ambiental.

Ao mesmo tempo dão maior concentração de vitaminas e ajudam à absorção das vitaminas no corpo com a maior eficácia possível.

Saúde integral e beleza

Os alimentos ricos em betacaroteno também são super benéficos para esta época do ano.

Você já deve ter ouvido falar que beterraba ou cenoura fazem bem para manter a pele bronzeada, né?

Além da cenoura, alimentos alaranjados como abóbora, mamão, damasco são exemplos. Todos são ricos em betacaroteno que contém fontes de vitamina A.

Viu como não é tão difícil saber fazer um bom uso do Sol e se cuidar no verão? Há muitas formas naturais de se amar.

A principal delas é amar a natureza, incluindo você! A natureza habita você, assim como você habita nela! Feliz Verão!

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.

2 thoughts on “Protetor solar e vida saudável neste verão

  • A linha Bioart tem filtro fisico dioxido de zinco que segundo pesquisas tambem pode desencadear cancer, principalmente nas composições em pó.
    Pensei em comprar este pó mas vi que tem este componente e tem outros produtos organicos que o dioxido de zinco está presente também, dificil saber o que usar, tudo faz mal.

    • Janine Schmitz

      Olá, Lilian! Perdão a demora. Muito agradecida pela tua contribuição!

      Já recebi esse questionamento para a Bioart sobre o assunto e essa é a resposta:

      Consultado a nossa principal fonte de informações de segurança para a saúde e sustentabilidade em ingredientes: EWG (https://www.ewg.org/skindeep/ingredient/706561/TITANIUM_DIOXIDE/#.WskSh2ePIl9), o dióxido de titânio é cancerígeno apenas quando inalado (California EPA: “Possible human carcinogen (only for inhalation AND products that may be aerosolized”; Int’l Agency for Research on Cancer (IARC): “Limited evidence of carcinogenicity – only for products that may be aerosolized”; NIOSH Occupational Carcinogens : “Limited evidence of carcinogenicity – only for products that may be aerosolized”).

      Os produtos cosméticos da Bioart utilizam dióxido de titânio (Bases, Sombras, Pós), porém o mesmo fica apenas na superfície da pele e não é absorvido, sendo assim não há problemas em possíveis potenciais cancerígenos. Em questão de ser inalado, não há esta possibilidade, uma vez que este ingrediente está dentro da composição e não será aspergido para as vias aéreas. No caso de produtos cosméticos o dióxido de titânio ajuda como barreira de proteção solar facial natural.

      Eu complemento com as conversas que já tive com a Soraia, a maẽ da Bioart. A ANVISA só aceita que um produtos seja considerado filtro solar físico se contiver: DIóxido de Titânio ou Óxido de Zinco. Ainda que existam ingredientes naturais que filtrem os raios solares a ANVISA não permitiria que fossem considerados filtro solares. A argila é um bom exemplo.

      Aqui tem um post sobre o Óxido de Zinco: http://www.caule.com.br/2018/oxido-de-zinco-no-protetor-solar-fisico/

      Pode me enviar o material que leu sobre o Di[oxido de Titânio? QUanto mais informação temos, melhor! 🙂

Fechado para comentários.