Causa CauleEmpreendedorismo socialEstilo de Vida EcológicoSem categoria

Vamos mudar o mundo em 2017!

Mudar o mundo dos cosméticosSe você chegou até nós, provavelmente já sabe que precisamos mudar o mundo, já quer fazer algo para contribuir a mudar o mundo. Talvez já tenha assistido ao excelente documentário/animação crítico: “A História das Coisas”, talvez até conheça da mesma séria “A História dos Cosméticos”. Também indico o documentário que assisti ontem no Netflix: “Requiem for the American Dream” (O Fim do Sonho Americano – versão legendada aqui).

Noam Chomsky dá dicas como mudar o mundo
Noam Chomsky dá dicas como mudar o mundo

Nele o filósofo e linguista Noam Chomsky começa explicando o círculo vicioso em que vivemos. Ele fala dos Estados Unidos, mas é o mesmo caso no Brasil.  A concentração de riqueza leva à concentração de poder. Os ricos financiam as campanhas de todos os candidatos e não importando qual ganhe, eles sempre serão beneficiados. Os ricos e poderosos em geral não querem a democracia em si. Querem diminuir o poder compartilhado para aumentar o seu lucro e o das suas companhias. Alguns, uma pequena minoria, quer dividir o poder e o bem estar social em que não existem grandes abismos sociais e todos vivem bem.

Então, se você passou 2016 boquiabert@ com algumas situações e vem se perguntando: mas por onde que a gente começa a mudar o mundo, vou contar aqui o que eu pensava e repensei como um bom caminho. Para mim é o melhor, mas veja qual é o melhor pra você. Quem sabe, tem ideias melhores e pode compartilhar aqui comigo e com outras pessoas! Porque uma coisa é certa, um bom caminho / o melhor caminho para mudar o mundo precisará ser trilhado por muitos para ter impacto positivo, certo?! Então vamos dialogar e encontrar bons caminhos e o melhor caminho pra cada um!

O caminho que eu elejo é o da consciência – a começar com o consumo consciente. Depende do conhecimento do sujeito – eu, você – portanto, autoconhecimento e do meio, o local onde vivemos e do mundo. Em todos os níveis físico, emocional, mental e espiritual. Trabalhão, né?! Sim, pra preencher muito bem toda essa vida e as que ainda virão.

Então, faça essas perguntas a cada escolha de consumo:

Em relação a mim: 1. Me faz feliz? 2. Me nutre e me evolui?

Em relação ao mundo: 1.  Faz outras pessoas felizes? 2. Nutre e evolui outras pessoas e outros seres?

Consumo consciente não é para nós gastarmos mais e automaticamente o mundo vai sair ganhando. Sempre brinco que não adianta despir um santo para cobrir outro. Somos criativos e sensíveis o suficiente para nos cobrir e cobrir todos os seres. Porém, precisamos colocar toda essa criatividade e sensibilidade para funcionar nas nossas escolhas e ações! E veremos que tem como todos ficarmos melhor, muito melhor.

1. Mude de banco!

Evite a concentração ainda maior de renda nas mãos de quem já tem poder demais!

sicoob sicrediSugiro: Cooperativas de crédito! São bancos melhorados – tem taxas e juros melhores que os bancos e com os lucros distribuídos entre os cooperados, ou seja, todos que tem conta ali.  A Caule tem conta no SICOOB e no SICREDI, existem várias cooperativas no Brasil, pesquise uma da sua região que tenha boas referências.  Se está apreensivo sobre a segurança do seu dinheiro, vá passando o seu dinheiro aos poucos e observando. Nas cooperativas, você é um associado e pode participar das assembléias que determinam onde o seu banco vai investir! Quem quer mudar o mundo não tem motivo que eu conheça para ter conta em banco internacional que vai levar o dinheiro para fora do Brasil. No mínimo uma conta em um banco nacional público, né?! E fique atento as figuras públicas que estão fazendo propaganda para bancos, eu considero isso grave. Mesmo assim, acho grave bancos nacionais públicos que se tornam massa de manobra na corrupção em todos os níveis, sendo instrumentalizados pode políticos corruptos. Da mesma forma não acho bom aumentar o poder de bancos nacionais que lucram cada vez mais aumentando a dívida do estado. Assim, ocorreu nas últimas décadas no Brasil e em outros países, onde quase a metade do orçamento da nação se tornou pagamento só dos juros dessa dívida.

2.Leia todos os rótulos de cabo a rabo!

Frente e verso!!! De tudo! Alimentos, roupas, cosméticos, produtos de higiene, eletrônicos… Dê preferência a produtos:  1. Naturais 2. Que se biodegradam (muitos dizem que se biodegradam, mas pesquise além para saber mais) 3. Produzidos o mais perto da sua casa 4. Sempre que possível – orgânicos – inclusive as roupas, já tem muitas feitas a partir de algodão orgânico. 5. De empresas nacionais que manterão o lucro por aqui, esperamos! 6. Evite os descartáveis que usamos 5 minutos e levam 500 anos pra se degradar como os copos, sacolas e canudos de plástico.

3. Oriente as pessoas ao seu redor sobre o que for aprendendo sobre consumo consciente!

Leia, compartilhe e curta posts que achar legal sobre o tema, como esse! Hehe! Escreva suas experiências, converse com os amigos e a família sobre esses assuntos para chegarmos a uma massa crítica, um número grande de pessoas que mudando de hábitos redireciona os rumos. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo!

4. Invista para mudar o mundo!

Se você investe seu dinheiro, continue pensando que cada real é um voto, esteja onde estiver. Quer multiplicar seus votos, ótimo! Precisamos que as pessoas mais conscientes tenham muitos votos, então, pense muito bem onde investir, seja na poupança, CDB, RDB – lembre-se de fazer isso nas cooperativas de crédito. Se for em ações, veja o rumo que as empresas em que investe levam o mundo. Estão surgindo rapidamente outras formas de investir dinheiro que desconcentram a renda ou concentram menos. Pesquise, estou pesquisando, mas ainda não me sinto apta  para recomendar alguma (leia mais aqui sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial, antes de investir em ações de empresas). Uma forma que é boa para o mundo é investir recuperando/restaurando. Que tal construir uma casa com materiais que estão sendo considerados resíduos? Por meio da reutilização de materiais e da preservação do ambiente fazemos nossos recursos financeiros se multiplicarem para que possamos investir mais em autoconhecimento, terapias, viagens e orgânicos. E claro, cada real que você gasta em todas as suas compras é um investimento que pode contribuir para mudar o mundo, dependendo das suas escolhas!

5. Visite o aterro sanitário, plante e visite os agricultores

Esse item talvez devesse ser o primeiro, porém, olhando novamente, essa lista  muito bem pode ser um círculo – visite o aterro sanitário da sua cidade! Precisamos ter noção do destino dos nossos resíduo. Plante para compreender os desafios e a magia do cultivo. Se possível, visite agricultores orgânicos para (re)conhecer todo seu trabalho e os convencionais também, para ter clara a diferença entre os 2 tipos de cultivo. Consciência demanda experiência, dedique-se a tê-la. Uma compreensão maior da vida e do mundo virá com naturalidade.

Essa lista é infinita, por mais que façamos o nosso melhor, ele sempre poderá evoluir. E que bom, assim mantemos nossas antenas alertas, a sensibilidade aguçada e a criatividade desperta! Não há só uma luz no fim do túnel. Há um arco-íris radiante para quem olhar bem e acreditar que nós podemos ajudar a mudar o mundo!

Seja a mudança que você quer ver no mundo em 2017!

2 thoughts on “Vamos mudar o mundo em 2017!

  • Caramba Janine… fabuloso seu texto… segundona para pensar e repensar nossa saúde financeira.
    já li e re-li… lí para o marido e quero dividir com o mundo. Que puxão este toque sobre o que o banco em que cooperamos faz com nosso din-din.
    Em breve vou escrever uma matéria que linke este seu papo sério…
    gratidão profunda por despertar nossa abundância verde!
    beijos e até breve!

    • Janine Schmitz

      Uau, Crís!!! Que emoção que gostou tanto!! Fico muuuito feliz porque são anos refletindo e não adianta só eu mudar de atitude se ninguém mais mudar a possibilidade da transformação está em mudarmos junt@s! ???Sejamos a mudança que queremos ver no mundo! Sejamos abundantes verdes! ? Que bom que vai escrever uma matéria sobre o assunto! Me avisa que quero ler e sim! Compartilha aí pra que migremos para as cooperativas de crédito, todos e todas! ?

Fechado para comentários.