Entrevistas

Entrevista com Janine Schmitz, a Idealizadora da Caule

Janine Schmitz fundou a Caule eco.lógicos em 2012 para promover consumo consciente, sustentabilidade e beleza integral.

1. Como brotou a ideia de montar uma distribuidora de produtos ecológicos e porque você decidiu focar nos cosméticos?

Janine Schmitz, idealizadora da Caule eco.lógicosDesde criança já me sensibilizavam as questões como o desmatamento, extinção de tantas espécies de animais, admirava Chico Mendes e queria poder contribuir nessa causa. As questões sociais também sempre me tocaram, como a pobreza nas favelas no Brasil. Nos meus sonhos de criança eu acreditava que poderia ajudar de alguma forma. Muito tempo se passou, mas os mesmos temas continuam me afligindo, já refleti muito sobre eles e esmiucei melhor cada um. E como cresci deixei de sonhar em salvar o mundo! Resolvi arregaçar as mangas e dedicar a minha vida à causa ambiental e social.
Há mais de 10 anos conheci a questão da poluição sintética, pelo ambientalista Jacques Saldanha, que engloba a questão ambiental e social já que prejudica a saúde dos animais e dos seres humanos de várias formas. Desde então sinto como prazer e missão encontrar alternativas naturais pra tudo, inclusive e especialmente produtos de higiene e beleza que passam por nossos corpos e vão pros rios todos os dias em toneladas.
Em 2012 veio o convite para ajudar na distribuição de cosméticos naturais e com isso eu e a Simone Brenner, amiga de longa data, criamos a Caule que começou distribuindo duas marcas de cosméticos baseados em argila.

2. Porque Caule?
Porque o Caule conecta a raiz aos galhos e folhas, levando a seiva, o alimento á toda extensão da árvore, da planta. Uma distribuidora tem a mesma missão.

3. Onde estão as raízes da Caule?
As raízes da Caule são os nossos fornecedores, pequenas empresas nacionais, várias são catarinenses, todas vão fundo no caminho de desenvolver produtos de excelente qualidade, todos no mínimo 95% natural.

4. Quem te inspirou e te incentivou a desenvolver essa consciência sobre sustentabilidade?
Meus pais me inspiraram já que sempre me ensinaram a respeitar todos, ambiente, plantas, animais, pessoas e acima de tudo me deram o exemplo. Depois tive os ídolos mais distantes como o Chico Mendes. O Luiz Jacques Saldanha, como brinco, é meu Eco Guru, ele me apresentou à minha missão mais propriamente dita, na defesa dos recursos naturais. E o José Lutzemberger, apesar de eu nunca ter o visto ao vivo, é como se fosse um anjo sempre por perto.

5. Qual é a missão da Caule?
A missão da Caule é levar produtos de higiene e beleza saudáveis pras pessoas e pro planeta, de pequenos empreendimentos engajados nacionais às pessoas sensíveis à essa causa.

6. Quais são os critérios de seleção das marcas que você distribui?
a. A empresa tem de ser nacional, quanto mais próxima melhor, com isso incentivamos a economia, nacional e local e diminuímos a pegada ecológica.
b. Ter em torno de 95% de ingredientes naturais, sempre que possível, orgânico
c. Produtos de excelente qualidade
d. Não testados em animais

7. Qual é a seiva que te alimenta e te motiva a seguir com esta iniciativa?
O que me motiva é a beleza da natureza, quero sempre ver tudo mais verde, mais vivo, desde as plantas até as pessoas. O prazer de regar uma planta murcha que se reestabelece é o mesmo de cuidar da pele que está cansada.

8. E o caminho da Caule, tem sido só de flores? Quais são as principais dificuldades que você tem enfrentado?
Não conheço caminho só de flores, e se assim fosse, as flores já não teriam tanta graça. Flores, espinhos, pedras, montanhas, rios, quanto mais diverso o ambiente mais atrativo se torna. Há beleza nas flores e também nas pedras. A maior dificuldade é a falta de informação. Muita gente não tem a mínima ideia dos danos causados a todos por produtos de higiene convencionais. Pior que a falta de informação só as pessoas informadas que não investem nesse tipo de produto, por diversas questões.

9. Quais são os frutos que você espera colher, ou que já está colhendo?
O fruto mais esperado é contribuir para um mundo melhor. Saber que estou ajudando a evitar que ainda mais produtos químicos prejudiquem tanta gente, tantos animais e poluam o ambiente é um êxtase.

10. Para onde vão as sementinhas da Caule e quais são os projetos para o futuro?
As sementinhas da Caule vão para o mundo todo! Uma querida amiga com quem fiz faculdade voltou a morar no Canadá recentemente e está abrindo lá uma empresa de cosméticos naturais e orgânicos e acredito que as conversas e os contatos que compartilhamos foram sementinhas da Caule.

11. O que você aprendeu com a Caule e pelo quê você gostaria de agradecer?
Meu Deus, aprendi com a Caule mais do que em qualquer experiência ou estudo na minha vida. Ser empreendedor é ter de aprender todos os dias sobre temas muito variados e especialmente relações humanas. É fascinante, às vezes cansa, mas por pouco tempo. Em geral é muito estimulante pra mim estar aprendendo. Agradeço todos ao redor, meu pai me incentiva e apoia muito e assim sinto de todos, os amigos, as Agentes de Beleza, a Thaís que fez essa entrevista que é a dedicação em pessoa na parte mais burocrática da empresa e o meu namorado que é incansável em me ajudar de todas formas. Agradeço todos que trabalham em parceria comigo.

12. Quais são os seus conselhos para quem sonha em criar um empreendimento no mesmo ramo, priorizando a sustentabilidade?
O conselho número um é sobre qualquer empreendimento. Aprenda a lidar com suas finanças pessoais, porque todas qualidades e defeitos serão automaticamente transferidos pras suas finanças profissionais/empresariais. E seja humilde, busque ajuda para evitar muitos erros. E para finalizar e mais especificamente: na área de sustentabilidade há tudo a ser feito. Precisamos criar todo tipo de produto e serviço na versão ecológica e sustentável. Empreenda verde, é fascinante. São muitas oportunidades.

Se a sua curiosidade ainda não estiver satisfeita, tem mais alguns dados pessoais sobre Janine aqui, e o blog pessoal dela com textos sobre evolução humana, sustentabilidade e consumo consciente.