ArgilaCausa CauleConsumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosEmpreendedorismo socialEntrevistasEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroÓleos EssenciaisSaúde e Beleza Integral

Trabalho com causa: um caso de saúde integral

 

Já pensou em aliar trabalho com causa, satisfação pessoal e profissional?

Atualizado em: 31/03/2023

E melhor, que faz bem para a saúde, estimula o consumo consciente, ajuda o planeta e ainda por cima gera retorno financeiro?

Essa é a profissão do futuro, quer dizer, de um presente bem próspero que nos traz uma noção do conceito de saúde integral proposto pela empreendedora social, Janine Schmitz, idealizadora da Caule eco.lógicos.

Em toda sua experiência como distribuidora de produtos de higiene e beleza verdadeiramente naturais e orgânicos, um deles, sem dúvida, vem trazendo grande satisfação: seu trabalho se multiplicou e hoje sua empresa conta com mais de 300 Agentes de Beleza Integral (ABI) que vendem muito além dos produtos.

As revendedoras Caule compartilham uma causa social, engajada na ecologia, no consumo consciente e na beleza integral.

Entrevistamos uma das Agentes de Beleza Integral, Mirele Porto, para saber como esse trabalho com causa vem contribuindo para sua evolução pessoal e profissional.

Confere a entrevista com a Mirele:

Mirele Porto QuitesCaule: Como começou sua parceria com a Caule como revendedora de cosméticos saudáveis?

Mirele: A parceria com a Caule iniciou a partir do contato que a Janine fez comigo propondo um trabalho conjunto. Nessa mensagem ela se apresentou como “Janine da Caule Eco.lógicos”.

Imediatamente, gostei muito do nome da empresa e tomada de curiosidade acessei o link anexado à mensagem.

Fiquei uma tarde inteira imersa no site, que me envolveu completa e ‘naturalmente’. Explorei cada página e conteúdos do blog.

O sentimento que se instalou foi de confiança, pois adorei a filosofia da equipe e a forma como os textos, vídeos e imagens se apresentavam.

Meu artesanato havia sido convidado para integrar o roll de artigos eco.lógicos da Caule e isso me encheu de orgulho e alegria.

Mas como se não bastasse havia, de brinde, a oportunidade de me inscrever como Agente de Beleza Integral (ABI) e revender saúde e sustentabilidade.

Havíamos nos encontrado rapidamente em duas feiras de artesanatos, em Florianópolis, onde a Janine conheceu meu trabalho em argila, as Joias de Terra.

Coincidentemente (ou não, já que o destino é sábio), a Caule também estava lá expondo argilas, as cosméticas e terapêuticas, entre outros tantos produtos do bem.

A proposta de parceria surgiu por meio de sua vontade de criar produtos em argila, sustentáveis e naturais em substituição aos convencionais feitos comumente em plástico.

Fiquei encantada com a ideia de aliar meu trabalho a um contexto que faz todo o sentido pra mim. A paixão de ambas pela argila nos aproximou. Sem falar da CAUSA por trás disso tudo.

Caule: Qual o diferencial de ser uma Revendedora Caule? O que lhe traz maior satisfação neste trabalho?

Mirele: O diferencial de ser uma revendedora Caule, ou ABI é o de trabalhar com produtos naturais, sendo que muitos deles são orgânicos e certificados.

São cosméticos que surgem como contrapartida aos convencionais que, em sua maioria, contém ingredientes sintéticos, agressivos, pobres em nutrientes e nocivos à saúde e ao ambiente.

O que me traz maior satisfação é poder propor aos meus familiares, bem como aos antigos e novos amigos, a alternativa do consumo mais saudável de produtos ecologicamente corretos.

Produtos que permitem cuidar da pele, dos cabelos e de sua beleza sob o enfoque de saúde integral e com um mínimo de impactos ao meio ambiente.

Trabalho com causa: aromatizador pessoal

É muito bom consumir e disseminar o uso de todos estes itens elaborados a partir de ativos de plantas, podendo ser até 100% naturais, ricos em nutrientes, não testados em animais e veganos.

Ou seja, é gratificante demais saber que são biodegradáveis e não poluentes, livres de corantes e demais substâncias sintéticas.

É incrível que sejam nacionais e muitos aqui de Santa Catarina mesmo!

Então é a valorização do produtor local e a redução do rastro provocado por nós aqui na Terra que entram em cena também.

E eu, como ABI e artesã parceira da Caule por meio das Joias de Terra, seus colares difusores e outros utilitários em argila, me sinto cuidada e valorizada também.

E não para por aí! Buscar o bem-estar com consciência transcende os benefícios estéticos.

Por isso, junto ao catálogo da Caule sempre envio os links com vídeos e conteúdos de leitura sobre a temática do consumo consciente e benéfico para as pessoas e também para o planeta.

Ensino enquanto aprendo, cuido enquanto me protejo. Isso é trabalho com causa! Quer trabalho melhor que este?

Caule: Como você relaciona seu trabalho com causa ao seu estilo de vida?

Mirele: Enquanto explorava cada vez com mais alegria o site da Caule li o E-book da Janine “A Causa da beleza e a realização no trabalho: Agentes de Beleza Integral”.

Ao acabar, fechei meus olhos e pensei:

“Puxa! Como alguém conseguiu traduzir tão bem meu conceito de realização pessoal no trabalho?”

Continuei divagando e me reconectei com minhas conclusões que andavam meio adormecidas.

Confere este vídeo com DEPOIMENTOS de algumas de nossas REVENDEDORAS CAULE sobre o trabalho com propósito:

No meu tempo, percebi que a vida deve ser vivida por uma bela causa e não apenas para a tão almejada felicidade. Ser feliz é a busca de todos.

Mas de que vale uma felicidade vazia de propósitos? Seria uma felicidade egoísta, portanto incompleta. Dessauero ser melhor para o mundo e para as pessoas.

Quero me orgulhar de mim. Quero que todas as pessoas se orgulhem de todas as pessoas… E o trabalho pode proporcionar isto, desde que contribua para algo grandioso.

Só assim será digno, só assim a vida produtiva fará sentido.

Meu estilo de vida é isto, a busca pela harmonia interior, com as pessoas e a natureza. Quero que mais e mais seres não desistam da busca de uma causa para viver, da SUA própria Causa, com “C” maiúsculo.

Quero que todos os indivíduos entendam que a felicidade é algo complexo. Angústias e frustrações são inerentes ao ser humano, mas fazem parte da construção da felicidade.

E esta é construída com paciência, maturidade e um propósito maior. Mas por fim é ela que prevalecerá. E todos nós temos os pré-requisitos para isto. Bora causar?

Feliz Trabalho com Causa!