ArgilaCausa CauleCosméticos NaturaisEntrevistasSaúde e Beleza Integral

Estética Natural – a beleza começa em ser saudável

Pela relevância do assunto “estética natural” fazemos dele uma importante causa da Caule eco.lógicos.  Cuidar da beleza e da imagem é prática de todos os povos, desde sempre, cada uma da sua maneira. Lembra das imagens de índios, indianos, aborígenes e tantos mais enfeitadíssimos?

Já pensou qual a indústria que mais cresce em nosso país? Mesmo com crise. É a indústria estética. Agora pensa no impacto ambiental e social dessa indústria. Importante pensar, já que cresce tanto, não é?

Entrevistamos profissionais que utilizam técnicas e métodos milenares aliados a produtos saudáveis, sem corantes e substâncias tóxicas, buscando um trabalho de estética natural.

O entendimento de estética e beleza, ocidental, atual, geralmente está associado a intervenções que visam melhorar a aparência de uma pessoa, em relação a um ideal de beleza vigente. Pensa-se sem salões de beleza, tratamentos estéticos de todos os tipos, incluindo métodos invasivos e associados a riscos como lipoaspiração ou cirurgia plástica e outras técnicas agressivas que tem como objetivo levantar a autoestima das pessoas com rapidez e resultados aparentemente satisfatórios. Mas o uso de botox, cremes milagrosos anti-rugas e tratamentos com produtos químicos aplicados à pele podem causar não só efeitos colaterais como desenvolver ao longo do tempo intoxicações profundas irreversíveis para saúde dos órgãos internos e do organismo como um todo. Por isso, hoje vamos investigar o tema: estética natural. Conversamos com várias profissionais nessa nova área e cada uma contribuiu com a sua experiência e especialidade.

Quando alguém me fala em estética, me vem a cabeça: locais, que remetem a consultórios, brancos e com decoração mais que óbvia onde as pessoas vão para fazer procedimentos que as acomodam melhor dentro de padrões atuais de beleza. Não necessariamente deixando alguém mais bonita e ainda menos, saudável.

Uma mulher que busca uma estética, busca por vaidade ou para elevar a auto-estima, em geral. Numa estética nos termos convencionais é possível alimentar a vaidade, mas não nutrir a auto-estima, pois a pessoa começa a ficar dependente dos procedimentos e sem eles não consegue se sentir bela. Para quem quer ir mais a fundo na reflexão vai gostar do post: http://www.caule.com.br/2016/vaidade-beleza-e-autoconhecimento/

Janine Schmitz, a autora do texto, descreve sua própria busca na área da estética natural: “Se eu gostaria de ir a um local que me proporcionasse mais beleza, com autenticidade e saúde, sim, sim sim… Mas poucas vezes encontrei esse lugar, alguns salões de beleza como A Naturalista e o Teto Verde, algumas terapeutas como a Simone Brenner, a Vanessa Suany, a Fabiane Arnold, a Suelen e a Fátima.” (Se tiver interesse no tema “Salão de Beleza Orgânico”, pode ler o texto que publicamos aqui, ou até pode ser cadastrar para receber informações sobre o tema, cursos, opções de trabalho na área.)

Pesquisando achei na Wikipedia: A Estética Totalitária é um tipo de manifestação estética típica dos regimes totalitários e seus fenômenos do século XX, como o stalinismo, o nazismo, o fascismo, o maoísmo e até o salazarismo. Pensadores mais atuais, como Noam Chomsky (esse cara é D+) apontam para a existência de uma outra forma de estética totalitária, sustentada basicamente pela propaganda e reinante no âmbito das democracias ocidentais. Ou seja, apesar de parecer que temos muita liberdade vivemos sob várias ditaduras disfarçadas, uma delas é a da beleza que se revela desde a decoração óbvia até a aparência padronizada.

É como se fosse mais fácil definir o que é belo por critérios mais estreitos como um tipo de pele, cor, textura, simetria e o restante não serve como belo. Como se duvidássemos dos nossos critérios próprios ou como se desse preguiça de perceber por si se consideramos algo belo.

Então, a estética de um tempo ou local é definida por uma cultura, liberta e autêntica ou totalitária. Quando nos olhamos no espelho estamos sabendo admirar a saúde, originalidade e verdade que há em nós ou estamos comparando, buscando referências e nos sentindo inapropriados diante de um modelo de beleza? A perspectiva estética pelo qual olhamos pra nós e o mundo é libertadora ou confinadora?

 

Na busca de opções de espaços que cultivem a beleza a partir da saúde, estética natural, Janine encontrou algumas opções ou algumas opções a encontraram pela Caule. Hoje tem essas pessoas especiais como parceiras e por muitas vezes vai até elas pra receber cuidados pra ficar mais saudável e por consequência mais bonita. Aqui estão alguns desses seres iluminados:

Argiloterapia e bioterapia facial

Estética natural com argilaA Vanessa Suany é argiloterapeuta, tem a maior parte do seu trabalho dedicado às terapias mas fala também dos resultados estéticos: A máscara de argila vermelha é indicada para tratamentos de rejuvenescimento da pele, por apresentar 37% de efeito tensor e aumento em mais de 170% da elasticidade da pele. Além dos efeitos citados anteriormente a argila vermelha aumenta a circulação periférica o que resulta em maior oxigenação e regeneração celular.

Para peles extremamente sensíveis a argila vermelha não é muito recomendada podendo causar desconforto, nesses casos utilizo as argilas rosa ou roxa.

Meu interesse pelas argilas surgiu em 2011 quando comecei a trabalhar na Terramater, daí em diante não parei mais. Hoje atuando exclusivamente como argiloterapeuta realizo atendimentos terapêuticos, palestras, oficinas e cursos sobre os benefícios e utilizações da argilas.

Já minha relação com a Caule vem desde seu nascimento, na época eu trabalhava na Terramater e para além das relações comerciais, eu e Janine (idealizadora da Caule) temos uma relação de amizade que precede a Caule.

Após meu desligamento da Terramater, eu e a Caule estreitamos nossos laços com parcerias que promovem a divulgação dos benefícios das argilas na vida e dia a dia das pessoas, especialmente com as Oficinas de Argiloterapia que acontecem pelo menos 1 vez por semestre. Se quiser receber aviso de quando acontecerão as oficinas nos avise pelo caule@caule.com.br.

A Simone Brenner, amiga de longa data, Agente de Beleza Integral também se apaixonou pelas argilas, e por isso é também argiloteraputa hoje, já fez Ofinica de Argiloterapia com a Soria Zonta da Bioart faz muitos anos e recentemente com a Vanessa Suany. A Simone que também é excelente massoterapeuta sempre deixa bem claro: não adianta pensar em acabar com a celulite sem desintoxicar. Então argiloterapia na pele, para um excelente detox e reposição de minerais, sem trabalho árduo para o terapeuta e sem dor para a cliente em Florianópolis.

Suelen (esq.)

A Suelen Sandri, amiga e Agente de Beleza Integral também que já nos ajudou muito na Caule e que criou e toca o Florescer Bem Estar em Saúde em Itajaí, trabalha com Bioterapia Facial. A técnica terapêutica criada pela Angélica Pio, a partir dos princípios da Bioenergética de Alexander Lowen e do Ayurveda (filosofia/terapia milenar da Índia), aliada a terapias vibracionais. A Bioterapia trás maior consciência das nossas tensões e ou couraças como são chamadas na bioenergética as tensões que já estão fixas. A consciência trás a soltura e o rosto volta a transmitir saúde, luminosidade e leveza.

Acupuntura facial e Naturologia

Acupuntura_argila
Aplicação de argila com acupuntura – clique na foto para ver as agulhas ?

A naturóloga e acupunturista Fabiane Arnold, de Porto Alegre (RS), atende com acupuntura facial há mais de dez anos. Segundo ela, a maioria dos seus clientes procura a estética facial para tratar de rejuvenescimento ou excesso de oleosidade e acne.

“Tenho muito dentro de mim esse objetivo das pessoas usarem menos químicos possível por duas razões: a primeira para não se intoxicarem com conservantes, fragrâncias artificiais ou produtos à base de petróleo porque tudo isso vai para nossa corrente sanguínea e acaba prejudicando nosso sistema. E a segunda razão é não intoxicar o meio ambiente porque quando intoxicamos nosso corpo consequentemente poluímos o meio ambiente contaminando água, solo e assim por diante”, ressalta.

A estética natural facial com agulhas utiliza a acupuntura em pontos específicos da pele com o objetivo de melhorar a oxigenação onde se localizam as rugas e a face como um todo, melhorando a circulação o fortalecimento dos músculos faciais. O tratamento diminui as linhas de expressões e rugas, assim como melhora o tônus da pele dando o efeito de rejuvenescimento. Outro diferencial deste método é que as pessoas não precisam deixar de tomar sol, pois não se usa aplicação química no rosto.

Para a profissional, um tratamento estético com a acupuntura é, em primeiro lugar, uma forma de buscar o equilíbrio do organismo sendo a beleza integrada à saúde. A aplicação das agulhas acelera o metabolismo celular e ajuda pessoas com vitiligo, com dermatite de contato, bolsas olheiras na região ocular, flacidez, entre outros.  “O mais importante é que a acupuntura facial vai melhorar a condição energética do rosto e do corpo como um todo. As agulhas são aplicadas no rosto e também em pontos sistêmicos do corpo. Cada ponto do rosto está relacionado com nossos órgãos e vísceras”, complementa Fabiane.

“Nunca tinha pensado em acupuntura estética e quando fiquei sabendo que existia, fez todo sentido, já que nossas questões de beleza são indicativos de que algo não vai bem com o fluxo da nossa energia, não vai bem com a nossa saúde. Adorei a aplicação da máscara de argila com as águas florais e a acupuntura, relaxei muito e as marcas são resultado das áreas de tensão. Nascemos quentinhos e molinhos, a vida é um processo de congelamentos parciais até o endurecimento e resfriamento total, mexer com a enrgia resgata nossas porções congeladas” esclarece Janine Schmitz da Caule.

Gua Sha – benefícios físicos e estéticos

Gua Sha é um método de estética natural da China

O gua sha também é uma técnica milenar praticada no interior da China que possui benefícios físicos e estéticos. Através da raspagem da pele com uma espátula feita de pedra de Jade, o gua sha melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo deixando a pele mais lisa e até sem celulite. De acordo com a massoterapeuta Fátima Muniz, que atente em Florianópolis, “o  Gua Sha é uma modalidade terapêutica natural que previne doenças,  reativa o metabolismo dos músculos e libera tensões deixando a pele com um perfeito lifting.”

Durante milhares de anos, Gua Sha tem sido utilizada como uma técnica de cura na medicina tradicional chinesa. Literalmente, “Gua” em mandarim se refere à ação de raspar enquanto “Sha” significa sujeira. Para fins estéticos a técnica  é usada para ajudar a remover toxinas e estagnação do sangue e líquidos, promovendo produção do colágeno fortalecendo funções imunológicas. “Muitas clientes me procuram também para tratamentos faciais como por exemplo a redução de papadas e para o rejuvenescimento da pele, além de tonificar o corpo, eliminar celulite e reduzir medidas”, afirma.

A massoterapeuta, além de aplicar a técnica também criou com sua sócia uma loja virtual (1 lugar certo ecológicos) para revender alguns produtos da Caule, como óleos essenciais, águas florais e demais produtos naturais que utiliza na aplicação do Gua sha. “Uso óleos essenciais naturais, óleo de coco por ser antiflamatório e hidratantes naturais que contribuem com o relaxamento e bem estar das pessoas. A loja virtual veio como um complemento ao trabalho que desenvolvo como forma de tornar os produtos que utilizo mais acessível ao meus clientes”, complementa.

“A experiência com o gua sha, foi excelente, adorei o resultado, me deixou realmente mais relaxada e senti meu rosto mais descansado”, descreve Janine Schmitz da Caule.

Óleos essenciais, plantas medicinais e argilas terapêuticas

A partir das entrevistas que realizamos com os profissionais de estética natural, ficou visível que os métodos milenares e naturais utilizam produtos a base de plantas, argilas e óleos essenciais no processo dos tratamentos.

A argila, por exemplo, tem uma função muito integradora no processo das terapias naturais. Através de oficinas de argiloterapia promovidas pela Caule eco.lógicos percebemos que muitos terapeutas e clientes passaram a fazer um uso mais frequente da argila para os cuidados da pele. Além de hidratar e limpar a pele, a argila devolve os minerais necessários para a saúde do rosto.

Elisete trabalha com estética natural

Elisete dos Santos trabalha com estética e beleza há quase 20 anos  –  há quatro anos atua na Détria Espaço vegano e são de beleza em Balneário Camboriú – com produtos naturais. Ela conta que as pessoas que optam por um tratamento mais natural  acabam ficando e gostando muito dos produtos. “Acredito que os produtos naturais ajudam ainda mais na manutenção da elasticidade da pele e saúde do cabelo, por exemplo. Na parte da estética facial percebo o quanto os produtos que utilizo são fundamentais para eliminação de manchas, limpeza e purificação do organismo”.

A profissional utiliza tratamentos de limpeza de pele através da argila e aplicação de óleos vegetais de jojoba, melaleuca para hidratação do rosto. Segundo ela, para a pele mais inflamada utiliza argila verde ou preta no tratamento e os óleos servem para trazer uma hidratação natural e purificação da pele. Ela ressalta que como são óleos naturais, ao contrário do que se pensa, a pele não fica mais oleosa e sim ganha seu viço natural. Mas isso depende do tipo de tratamento.

“Minhas clientes sempre vem com uma alergia porque não podem mais usar sabonete, hidratante, shampoos ou maquiagens convencionais. Depois que passam a usar produtos de base natural percebe que o valor e os benefícios estão muito além do consumo para fins estéticos, mas sim para priorizar saúde. Precisamos ter em mente que a beleza é de dentro pra fora, a beleza está na consciência de se sentir bem e saudável”, resume.

Cuidar da alimentação faz parte da estética natural

Não tem como pensar em saúde e beleza/estética sem pensar em nutrição, um corpo bem nutrido é naturalmente um corpo saudável e bonito. Quando vemos uma planta com as folhas feias pensamos na nutrição, na rega e na inscidência de luz que essa planta está recebendo. Acho que até já passou da hora de observarmos a nossa pele, cabelos e unhas com essa perspectiva. Porque seria ridículo ao querer ver uma planta bonita fazer procedimentos em suas folhas , conosco é o mesmo começar pela resolução da nutrição é imprescindível. De que adianta investir em tratamentos maravilhosos como esses se não cuidamos dos alimentos que ingerimos.

Celebramos que o mercado de cosméticos naturais cresce a cada dia e que não precisamos mais seguir com a velha crença de que para ficar bonita tem que sofrer. Celebramos ainda mais, que assim como surgem salões de beleza  naturais e ecológicos, também há profissionais da estética comprometidos com a saúde integral e bem estar das pessoas.

Uma vida inspirada e com autodisciplina envolvendo alimentação saudável (física, emocional, mental e espiritual), prática de exercícios e estética natural são combinações essenciais para que a saúde e a beleza sejam integrais. Tomar consciência do seu processo de vida e fazer pequenas mudanças graduais são necessários para sentir a plenitude de ser quem é, pelos caminhos da estética natural.

E agora…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de estética natural na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.