Causa CauleCosméticos OrgânicosEmpreendedorismo socialEstilo de Vida EcológicoSaúde e Beleza Integral

Salão de beleza orgânico, ecológico e saudável! ATUALIZAÇÕES – 4/19

Se a ideia de procurar um salão de beleza orgânico, ecológico, sustentável, natural e saudável pega, o mundo da beleza ganha. E ganha muito!  Quem trabalha nos salões, quem os frequenta e todos os seres vivos nesse planeta! Vamos apresentar quatro histórias de empreendedores e profissionais da beleza que vem transformando o conceito de salões e estúdios de cabelo por práticas cada vez mais naturais, orgânicas e saudáveis. Tanto para os clientes quanto para os profissionais da área que diariamente estão em contato com os produtos.

Produtos naturais e orgânicos X produtos convencionais

Hoje em dia, a maioria dos produtos cosméticos é feita à base de ingredientes químicos sintéticos. Portanto, é importante se dedicar a checar se os produtos que você está comprando como “natural” são mesmo naturais, se tem mais de 90% de ingredientes naturais, preferencialmente 100% naturais. Primeiro precisa entender mais do assunto (uma ajudinha é o Guia de Consumo de Cosméticos Saudáveis para as Pessoas e o Planeta:  http://guia.caule.com.br). Pode consultar as empresas e conferir certificações de ingredientes naturais e ou orgânicas como IBD (Instituto Biodinâmico) e da Ecocert. Muitos dos ingredientes químicos sintéticos não são metabolizados pelo nosso organismo e podem ficar acumulados.  Ou podem ser mal interpretados no nosso organismo, sendo confundidos inclusive com hormônio feminino pelo nosso corpo, são os chamados pseudohormônios. E ainda podem não ser biodegradados pela natureza, prejudicando o ambiente e os animais que vivem na natureza. Sem contar os testes em animais, como coelhos, ratos, macacos e hamsters.

Quem mais sai prejudicado nessa história?

E se alguém é muito prejudicado nessa história toda esse alguém são os profissionais de beleza que passam o dia com as mãos na massa desses produtos tóxicos e inalando por cerca de 8 horas produtos químicos fortíssimos. Eu já ouvi algumas histórias de doenças graves dentre profissionais com anos de “câmara de gás” em salões de beleza.  De distúrbios na tiroide a complicações cerebrais, devido a substâncias cancerígenas e metais pesados. Se você conhece alguém que trabalha na área, pode perguntar sobre o assunto. Provavelmente ouvirá algumas histórias escabrosas também.  (Veja aqui o vídeo da Janine, idealizadora da Caule eco.lógicos para o financiamento coletivo do Teto Verde)

ATUALIZAÇÃO PRINCIPAL: O Caule Ecosalão fez 2 anos! Aqui um pouco mais sobre nosso dia a dia no Insta.

Fazer o Bem

Catiana Lopes, idealizadora do salão de beleza orgânico "Organics Hair"A cabeleireira Catiana Lopes trabalhou cerca de 10 anos com produtos químicos de cabelo, fazendo maquiagens e produções no estúdio de fotografia de seu esposo. Assim que ela engravidou, ela percebeu que não seria mais possível ficar em contato com produtos que contém amônia e outras químicas. Assim iniciou o sonho de ter um salão de beleza orgânico. “Como nós já tínhamos uma consciência orgânica na nossa alimentação, desde que mudamos de cidade, resolvi empreender um salão com uma proposta focada na saúde”, comenta.

A profissional lembra que quando se mudou há dois anos para uma cidade de interior, em Antônio Prado (RS), muita gente não acreditava que seu negócio daria certo.

“As pessoas não acreditavam que produtos mais ecológicos poderiam ter uma durabilidade e qualidade no tratamento capilar. É um trabalho de formiguinha e aos poucos venho conquistando minha clientela”.

 

Há um ano com o salão Organics Hair: salão de beleza com produtos orgânicos e naturais, uma das Agentes de Beleza integral da Caule, a ABI Luciane B. Scopel, fez a ponte e hoje seu salão é um empreendimento com causa, feito com amor, assim como a Caule Ecológicos.

“Quando a gente faz o bem para os outros, fazemos o bem para nós e para a natureza”, explicou Catiana.

ATUALIZAÇÃO: Agora a Catiana Lopes está em João Pessoa com o Catiana Lopes – Salão de Beleza Natural

Um salão de beleza orgânico que só usa produtos saudáveis

Salão de beleza orgânico "Teto Verde" em Porto AlegrePara Rodrigo Passos que trabalha há nove anos como cabeleireiro, a questão dos cosméticos sempre foi muito complicada, pois as pessoas não têm muita informação. “Quando tu é profissional da área, a informação vem das próprias marcas ditas profissionais e, na verdade, vem mais por uma questão mercadológica do que para apresentar aos profissionais os componentes dos produtos.  Os vendedores que batem na porta dos salões de beleza precisam cumprir metas de vendas e o objetivo quase sempre não é o de orientar sobre se o produto é saudável ou não. O que prevalece, como sempre, é vender e consumir sem que as pessoas tenham informação quanto à qualidade do produto e se o mesmo faz bem à saúde ou se foi testado em animais.

 “O interesse por buscar produtos mais naturais e orgânicos vem desde ano passado quando procurei pela Janine Schmitz, que além de fornecer os produtos da Caule eco.lógicos, também ajuda muito meu salão! Com a curadoria dos produtos, dando orientação sobre os ingredientes até de como os profissionais podem apresentar esses produtos aos seus clientes”, conta Rodrigo.

 

Rodrigo e sua sócia Pati (Patrícia Voigt) contam que desde que criaram o Teto Verde, em Porto Alegre (RS), o interesse dos clientes por produtos mais naturais e menos químicos começou a evoluir. Os empreendedores abriram o salão de maneira bem peculiar e colaborativa. Criaram um financiamento coletivo na internet e hoje muitos clientes que contribuíram com a inauguração do empreendimento são atendidos como pagamento ao investimento colaborativo. “Temos uma clientela interessada no tema. Tenho clientes antigas que vieram comigo e compraram essa ideia. Há muitas pessoas dispostas a mudar de coloração convencional para usar Henna a base de plantas, por exemplo”, ressalta.

ATUALIAZAÇÃO: O Rodrigo veio para Florianópolis ajudou no início do Caule Ecosalão, em Florianópolis, logo veio a Pati. A Pati ficou por aqui e o Rodrigo está tocando o Teto Verde.

Autoestima e Saúde

Simone_Naturalista_1Salão de beleza orgânico "A Naturalista"Uma profissional pioneira da área que anda para lá de realizada com o que faz é a Simone Prado que criou A Naturalista.  É um salão de beleza orgânico charmoso e bem localizado na Vila Madalena, desenvolvido para trabalhar com a autoestima de homens e mulheres de Sampa.

Após anos trabalhando com designer gráfica que lhe rendia estresse e monotonia, a jornalista e artista resolveu criar a Naturalista. Sua aptidão para a profissão de cabeleireira começou desde seus 14 anos, quando cortava o cabelo de amigos e familiares. Ela então resolveu juntar todas as suas habilidades em algo que lhe trouxesse prazer e criou uma proposta diferenciada de salão. “Tive a ideia de montar um salão que eu gostasse de frequentar usando os produtos que eu já usava em mim, que era uma linha mais natural e saudável. A Naturalista é um salão que possui um ambiente tranquilo, com atendimento personalizado e que não induz a futilidade. Trabalho com uma pegada mais em relação à autoestima, a valorizar o que cada pessoa tem de bom, sair do padrão, ser saudável, respeitar o ambiente e os animais.”

Segundo a profissional o retorno dos clientes sobre os produtos naturais é visível, pois melhora a condição a pele do cabelo.

“As pessoas precisam experimentar para ver o quanto é melhor e quando começam a usar não param mais! Mesmo as pessoas mais resistentes à ideia, quando começam a usar, realmente ficam muito mais satisfeitas”, comenta.

 

A Naturalista é parceira da Caule eco.lógicos nessa área e as empreendedoras além de parceiras ficaram amigas.

ATUALIZAÇÃO: A Naturalista tem mais 2 unidades em São Paulo agora também em Perdizes e na versão Pocket no Brooklin.

Incentivar a mudança, vamos ajudar você a abrir um salão de beleza orgânico!

Salão de beleza orgânico "Ta linda, linda!" em Florianópolis
Mariana e Juliane, que vão iniciar um salão de beleza orgânico em Floripa, com Janine Schmitz da Caule

 

Outro negócio que tem essa proposta mais sustentável é o Studio “Tá linda, linda!” das empreendedoras Mariana e Juliane Feltrin. Elas resolveram largar tudo em São Paulo para materializar seus sonhos. O studio será inaugurado no dia 8 de fevereiro

Salão de beleza orgânico "Tá linda, linda!" no Sul da Ilha de Santa Catarina

2017 no Campeche, em Florianópolis, com apoio da Caule eco.lógicos que fornece know-how e produtos. Segundo elas, “juntamos a nossa ideia de fazer uma loja para que as pessoas possam ter mais contato com esses produtos naturais junto com um studio de cabelo.” As irmãs optaram pela loja porque muitas mulheres não usam produtos naturais porque nem sequer sabem que isso existe, afirma a cabeleireira Mariana. “Resolvemos abraçar esse lado mais saudável porque temos confiança em passar pro cliente o que acreditamos. As irmãs vêm transformando seu consumo já algum tempo, desde que resolveram usar sabonetes a base de vegetais e não a base gordura animal.

“A Caule foi fundamental para entendermos mais desse mundo de como agir com as clientes, e de como podemos buscar produtos cada vez mais naturais, como a linha de maquiagem a base de argila”, complementa Juliane.

ATUALIZAÇÃO: Não seguiu a proposta. Hoje atende com produtos convencionais.

 

Janine Schmitz, idealizadora da Caule eco.lógicos está apoiando a conversão de salões convencionais e incentivando profissionais a abrirem o seu salão de beleza orgânico. Ela veio para mostrar a cada vez mais pessoas que é possível viver melhor e poluir menos. Entre em contato se você está pensando em aderir essa causa e está procurando apoio, dicas e orientações como viabilizar esse sonho! Leia também o e-Book: A Causa da Beleza e a Realização no Trabalho!

Para quem quiser dar um passo adiante pode fazer um pedido no formato de revenda dos produtos naturais que selecionamos. Assim já pode experimentar os xampus e condicionadores em si e em algumas pessoas para já conhecer os resultados. Para fazer o cadastro clique aqui!

 

2 thoughts on “Salão de beleza orgânico, ecológico e saudável! ATUALIZAÇÕES – 4/19

  • Luciene franca

    amei as ideias esse conseito que quero trabalhar

Fechado para comentários.