Causa CauleCosméticos NaturaisEstilo de Vida EcológicoMales dos Cosméticos ConvencionaisResenha de ProdutosSaúde e Beleza Integral

Alergia à cosméticos – Evite usando cosméticos naturais

Há cerca de um ano comecei um estudo sobre alergia à cosméticos convencionais x cosméticos naturais, orgânicos e veganos.

Post atualizado em 30/08/2021 – Escrito pela Agente de Beleza Integral, revendedora Caule, Alinne Mirelle N. de Menezes.

Em minhas primeiras leituras fui impactada por informações assustadoras sobre os cosméticos convencionais, incluindo a alergia à cosméticos.

Descobrir que eu e minha família estávamos submetidos diariamente a uma contaminação involuntária de substâncias sintéticas. foi chocante para mim.

Ao mesmo tempo em que foi animador saber que também tínhamos, a partir dali, alternativas saudáveis ao nosso alcance.

Inspirada pela Janine Schmitz, idealizadora da Caule, tenho me dedicado à causa, à experimentação, à divulgação e continuado com os estudos.

Em nossas “trocas de ideias”, surgem pautas incríveis, que me trazem muito conhecimento.

A de hoje é sobre alergia. Apesar de até me sentir familiarizada com o assunto, sinceramente, ainda me surpreendi muito com o que pesquisei sobre esse tema. São informações bem relevantes.

Olha o vídeo que a Janine fez sobre alergias à cosméticos:

Alergias à cosméticos aumentam

Atualmente é tão comum encontrar pessoas alérgicas que o assunto até parece estar banalizado, como modismo. Mas não é. É sério!

Principalmente porque os grandes vilões da nossa saúde não têm sido meramente os alimentos, como você deve estar pensando.

A alergia à cosméticos é uma questão muito relevante, só que não está tão em foco.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), em um relatório divulgado em março de 2017, faz um alerta sobre os cosméticos como sendo OS MAIORES CAUSADORES DE ALERGIAS.

Esmaltes, lápis de olho, batom, tinta para cabelo são os mais destacados por conter metais pesados.

Encontre maquiagem natural saudável e segura aqui: Maquiagem Vegana

Foi o aumento da busca pela beleza, especialmente por nós mulheres, que levou ao incremento de produtos cosméticos segmentados, com produtos inclusive para a pele e cabelo infantil.

Com isso, a quantidade de produtos cresce, aumentando também o contato com diferentes ingredientes sintetizados nas formulações.

Hoje, mais de 13 mil matérias-primas são utilizadas sob mais de 30 mil diferentes denominações comerciais. Como não seria grande o índice de alergia aos cosméticos?

Sentindo na pele

Sendo a pele o maior órgão do corpo humano, é também aquele que está mais exposto a agentes que podem provocar alergias.

Isso porque os poros são como canudos: absorvem tudo que é passado sobre o corpo.

Essa é, inclusive, uma razão para que estudos apontem que mais toxinas e venenos estão entrando no nosso organismo por meio dos cosméticos do que por alimentos.

Outras pesquisas importantes apontam ainda que:

  • cosméticos acumulam quase 2,5 kg de químicos tóxicos por ano no nosso corpo;
  • alguns ingredientes sintéticos estão correlacionados à obesidade infantil e adulta;
  • doenças como câncer de mama e o envelhecimento da pele estão correlacionadas também aos parabenos;
  • cabeleireiros e barbeiros têm 5x mais chances de desenvolver câncer de bexiga após 10 anos de profissão;
  • produtos de higiene e beleza convencionais chegam a ser 99% sintéticos;
  • em média, as mulheres utilizam 12 tipos de cosméticos e produtos de higiene por dia; os homens, utilizam aproximadamente 6 tipos.

Clique aqui e compre produtos de higiene e beleza naturais, Loja Caule.

.

Reações alérgicas

Todo esse coquetel de químicos nocivos traz reações alérgicas. As mais comuns causadas por alergia à cosméticos são:

1- Dermatite de Contato Irritativa: é a mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto;

2- Dermatite de Contato por hipersensibilidade: resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Confere esse vídeo sobre dermatite de contato:

.

A Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) ressalta que a alergia não aparece na primeira vez em que é usado o produto, mas sim com o passar do tempo em razão desses ingredientes serem biocumulativos no organismo da gente.

Os principais sintomas são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira.

Formas de alergia a cosméticos

Qualquer reação alérgica merece atenção. Se não houver cuidado, a alergia pode evoluir para algo mais grave, infeccionando a lesão e necessitando de um tratamento mais sério.

E quem já é alérgico a um produto, cuidado! A chance de ser alérgico a outros é maior, pois a maioria deles têm em suas fórmulas alguns componentes comuns, como os conservantes.

Atente aos sinais da tua pele e mucosas, pode ser um alerta de alergia aos cosméticos.

Os vilões que causam alergia aos cosméticos

Um dos grandes problemas dos cosméticos convencionais está relacionado aos conservantes utilizados em suas formulações.

A função deles é inibir a proliferação microbiana, porém não existem conservantes artificiais (sintéticos) que façam de forma eficiente sem causar danos ao nosso organismo.

Os conservantes mais irritativos e que desencadeiam processos alérgicos são:

  • os parabenos;
  • ácido benzoico e seus derivados;
  • formaldeído;
  • clorometilisotiazolona/metilisotiazolona;
  • clorexedina;
  • cloreto de benzalcônio;
  • propilenoglicol;
  • tioglicolato de gliceril.

Além desses, confere aqui em nosso guia outras substâncias nocivas presentes em muitos produtos convencionais:

Clique aqui agora para se aprofundar mais nesse conteúdo baixando nosso e-book gratuito Guia de Consumo de Cosméticos Saudáveis para Pessoas e o Planeta. 

Poluição perfumada

Já sabe quais são os grandes vilões da cosmetologia? As fragrâncias.

Elas que estão presentes em shampoos, condicionadores, sabonetes, hidratantes, perfumes…

As fragrâncias formam um grupo de mais de 3.000 substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos, incluindo os chamados “sem perfume”, com o intuito de disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação.

Os esmaltes de unhas também figuram entre os maiores alergênicos devido a resina tonsilamina/formaldeído.

Essa resina causa eczemas principalmente nas pálpebras e região do pescoço, mas raramente afetando a região ao redor das unhas.

Em estudo realizado, a positividade de reação alérgica à tonsilamina chegou a 70,7%.

Então observe, deu coceira/vermelhidão na área do pescoço e/ou pálpebras pode ser caso de alergia a cosméticos, especialmente ao esmalte.

As crianças são mais vulneráveis

As crianças também são vítimas da indústria cosmética. Os bebês têm a pele muito sensível.

Portanto, ficam suscetíveis a muitos venenos que estão camuflados em forma de fragrâncias “agradáveis”, como também os corantes e outras substâncias alergênicas.

Uma publicação americana intitulada “Baby Care Products” afirma que crianças e bebês são mais vulneráveis a produtos químicos sintéticos.

Estão presentes, principalmente, em: shampoos, sabonetes, loções, pomadas e lenços umedecidos.

O ideal seria usar apenas cosméticos naturais e orgânicos devido aos muitos benefícios funcionais e ambientais.

Clique e compre cosméticos naturais para bebês agora, Loja Caule.

Cosméticos do bem

Na contramão de tudo isso estão os cosméticos naturais ou biocosmésticos.

Eles possuem, geralmente, em sua composição mais de 90% de ingredientes naturais, podendo ser orgânicos e veganos.

Diferentemente das substâncias químicas sintéticas, os ingredientes naturais são biodegradáveis e hipoalergênicos.

Ou seja, mesmo havendo possibilidade de causar alguma reação adversa, a probabilidade disso acontecer é bem menor ou menos agressiva.

Além disso, há grande probabilidade de ingredientes sintéticos causarem alergias ou disfunções hormonais.

Mas a grande diferença entre os cosméticos naturais e os cosméticos convencionais, é melhor entendida quando comparamos suas moléculas.

Enquanto as moléculas naturais foram criadas na natureza, têm milhões de anos, são um bem comum, são facilmente identificadas e digeridas no corpo e no ambiente.

As moléculas artificiais foram criadas pelo ser humano há menos de cem anos. Geralmente possuem um único dono (patente).

No corpo e na natureza não são digeridas ou biodegradáveis, não são identificadas ou são confundidas com elementos naturais causando a desregulação do sistema endócrino, geralmente poluem e são alergênicas.

Alerta

Um estudo da Universidade do Vale de Itajaí (Univali –SC) aponta que cerca de 20% da população apresenta alguma dermatite, sendo as mulheres as principais vítimas.

O rosto é a região mais atingida. É bem possível, ainda, a ocorrência de reações cruzadas.

Veja este post que fizemos sobre:

A pesquisa destaca que os profissionais de beleza, esteticistas, médicos, profissionais de enfermagem, dentistas, podólogos e cabelereiros estão mais propensos às reações adversas.

Devido estarem em contato diário com produtos potencialmente alergênicos, tornando-os sensíveis.

Se você está nesse grupo de profissionais fique atenta, pode ter alergia aos cosméticos e não estar tratando a causa da questão.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando existe a suspeita de se tratar de uma dermatite alérgica, indica a realização do teste de contato.

É um método no qual o médico aplica no dorso do paciente os agentes mais prováveis de terem causado a reação.

O teste é aplicado num dia e retirado após dois dias.  O resultado final poderá ser definido após um a dois dias da retirada dos mesmos, o que implica três visitas ao consultório médico.

Alergia durante a gravidez

Sabia que a alergia na pele na gravidez pode acontecer devido às alterações hormonais e do sistema imune que ocorrem naturalmente durante este período?

Isso pode deixar a grávida mais sensível e suscetível ao surgimento de uma alergia.

A recomendação é tentar acalmar a pele com cremes ou loções com camomila, lavanda ou babosa. Naturais, é claro!

Confere a nossa seleção de HIDRATANTE CORPORAL NATURAL.

Ótimo para hidratar e regenerar a pele na gestação.

Evite a alergia a cosméticos convencionais e substâncias sintéticas durante sua gestação utilizando cosméticos naturais e saudáveis. Você e seu bebê merecem esse cuidado.

Alergia não tem cura, mas é possível preveni-la

Confere as dicas:

  • Usar cosméticos naturais/orgânicos;
  • Evitar produtos com substâncias alergênicas conhecidas como conservantes, corantes, fragrâncias etc;
  • Guardar os cosméticos em lugar fresco e protegidos do sol;
  • Não usar produtos após o prazo de validade;
  • Não usar perfumes quando for à praia ou quando se expor ao sol.

Mais que um cuidado, preferir cosméticos naturais aos convencionais é um prazer!

Sinta a sua pele e cabelo se regenerando de forma saudável.

Desfrute de cheiros verdadeiros e da eficiência que só a sabedoria da natureza pode proporcionar.

Vem se cuidar com a gente!

Se quiser aproveitar e ganhar uma renda extra: