Hidrolatos – o poder das águas florais para a saúde e a beleza integral

Já conhece o poder dos hidrolatos para a beleza e saúde?

Post atualizado 06/09/2021 – Escrito pela Agente de Beleza Integral, revendedora Caule, Alinne Mirelle N. de Menezes.

Certamente já ouviu falar maravilhas da água micelar e da água termal, acertei?

Mas provavelmente pouco ou sequer ouviu falar das incríveis funcionalidades das águas florais?!

O poder do hidrolatos para a beleza e a saúde, Blog da Loja Caule.

Por que isso acontece? Se os benefícios das águas florais são superiores aos das outras águas?

A resposta é simples:

Está no poder das grandes corporações cosméticas de produzir em escala industrial e lucrar muito mais a um custo ínfimo. E com isso, investir em muita, muita, publicidade.

Vamos entender melhor porque nem todas as águas são iguais!

A água micelar

Primeiramente, a água micelar tem a “promessa” de simplificar a higienização do rosto, purifica e acalma a pele.

Apesar de ter o nome “água”, a água micelar NÃO é um produto natural. Isso mesmo, ela foi criada.

Seus agentes de limpeza são chamados micelas, que têm a função de atrair e absorver suavemente as impurezas da pele e são considerados “suave”.

A substância caiu no gosto popular por reunir vários passos da rotina de beleza feminina em um só: limpa, demaquila, purifica e suaviza a pele.

Em uma só etapa, dispensando o demaquilante, o gel de limpeza e o enxágue.

Além de ser indicado para peles sensíveis.

Por não ser uma solução gordurosa, pode ser usada por pessoas de pele mista ou oleosa.

Achou interessante?

Parece, mas na realidade entre seus ingredientes está o Disodium EDTA.

Nesse sentido, essa substância SINTÉTICA atua como um agente que aumenta a penetração de outros ingredientes (que estejam presentes na fórmula do produto) na pele. Além de ser MUTAGÊNICO.

A água termal

Agora, a água termal é considerada um tipo particular de água subterrânea.

Enriquecida por minerais como sódio, magnésio, zinco, boro e manganês. Contidos nas rochas e que emergem na superfície na forma de fontes.

Originária das estações termais francesas, é mais mineralizada que a água comum e se diferencia por ter pH neutro e alcalino.

Sua propriedade é antioxidante (protege as células dos radicais livres). Acalma a pele, refresca, alivia o incômodo do pós-barba e pós-depilação.

Ameniza a sensação de queimaduras solares, suaviza irritações e coceiras.

Animador, porém, dois detalhes chamam a atenção:

  • se a fonte é termal, ela deveria ser quente, mas não é!? Então esse termo está inapropriado, o correto seria água mineral. Sim!
  • então como pagar em média R$ 30 por 200 ml de água mineral se é possível comprar 20 litros por menos de R$ 10? Não seria viável para a indústria.

Ah, mas a água termal é diferenciada da água mineral comum!

Ok! Mas se a diferença é justamente na concentração de minerais que existem nessa água, então porque os percentuais não são informados nos rótulos?

Qualquer água mineral tem a obrigação de colocar a porcentagem de vários minerais no rótulo para ser vendida por cerca de 3,00 500ml.

E a água termal não… Qual será a razão?

Confere a nossa Playlist no canal do YouTube sobre AROMATERAPIA:

.

Águas florais, hidrolatos são uma alternativa natural e saudável

as águas florais, também conhecidas como hidrolatos ou hidrossol, são uma alternativa verdadeiramente natural, segura e multifuncional.

Desta forma, os hidrolatos tem muitas propriedades terapêuticas. As mesmas propriedades vindas das plantas das quais são extraídas.

As águas florais são obtidas após um processo de destilação a vapor, durante a extração dos óleos essenciais (utilizados na aromaterapia).

Extração de óleos essenciais e hidrolatos – Clique na imagem para ampliar

Os óleos essenciais são substâncias puras, voláteis e extremamente potentes extraídas das plantas.

Uma gota de óleo essencial é muito concentrada, e corresponde a cerca de 20 xícaras de chá da planta aromática (varia conforme a erva utilizada).

Portanto, demanda cuidados em seu uso.

Porque nem todos os óleos essenciais podem ser aplicados à pele diretamente, necessitam diluição.

Ou seja, no processo de extração do óleo essencial, após a separação, a água floral é extraída no seu estado puro. Mantêm os mesmo componentes voláteis da planta que a originou.

Afinal possui 0,002% da concentração do óleo essencial. Aparentemente irrisória, mas essa proporção é muito eficaz. Permite o uso da água floral menos complicado e mais seguro.

Basta borrifar, sem preocupação, o hidrolato sobre a pele ou no couro cabeludo e esperar os resultados com o uso contínuo.

De fato, os hidrolatos contêm os nutrientes extraídos diretamente dos óleos essenciais.

Além de propriedades hidratantes ou adstringentes, tonificantes e refrescantes.

Podem ser usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente.

No âmbito da argiloterapia, o hidrolato proporciona um melhor resultado terapêutico e estético ao ser misturado com as argilas.

Desta forma, crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada podem utilizá-los com segurança.

Peles sensíveis, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou dores também podem receber os multibenefícios das águas florais.

Clique aqui e compre Hidrolatos agora, Loja Caule.

Águas florais para diferentes tratamentos

Agora, um bom exemplo da eficácia da água floral vem da Carla, Agente de Beleza Integral – revendedora Caule.

Ela contou pra gente, com orgulho, o caso de uma cliente que havia ficado com a pele muito fragilizada depois da quimioterapia que necessitava hidratar.

Mas não conseguia com o hidratante convencional (sintético) que irritava demais.

Foi aí que ela utilizou o hidrolato de Patchouli, devido a suas propriedades regeneradoras e hidratantes, deu super certo!

Hidrolato de Patchouli Orgânico 200ml – Herbia

Então, se busca por um cuidado verdadeiramente orgânico e seguro, escolha um hidrolato! Depois é só desfrutar os inúmeros benefícios terapêuticos.

A água floral – hidrolatos

Primordialmente, as águas florais da Herbia são obtidas durante o processo de extração do óleo essencial de uma planta. E são certificadas orgânicas.

Capim-limão ou Lemongrass – Água Floral (Orgânica) – Adstringente e auxilia na emoliência da pele, diminuindo a oleosidade e estimulando a circulação. Também possui efeito calmante.

Hidrolato de Citronela (Organica) – É repelente natural e cicatrizante de picadas. Pode ser aplicado na pele ou no ambiente.

Água Floral de Erva Baleeira (Orgânica) – Possui grande propriedade anti-inflamatória, antiartrítica e analgésica. Garante bons resultados quando associada a geoterapia ou argiloterapia que potencializa as propriedades deste tônico.

Veja este vídeo sobre os benefícios da água floral de Erva Baleeira:

.

Faz uma combinação perfeita com argila verde para tratamentos de articulações e músculos.

Indicada para artrite, reumatismo, torções, ferimentos externos e inflamações em geral.

Água Floral de Manjericão-Anis (Orgânica) – É um ótimo tônico facial revitalizante. Aumenta o brilho da pele e melhora a aparência cansada. Possui propriedades digestivas e restauradoras.

Manjericão-Cravo – Água Floral (Orgânica) – Excelente antisséptico, pode ser utilizado como enxaguante bucal. Também é útil no pós-barba ou pós-depilatório agindo como um suave analgésico.

Patchouli Hidrolato (Orgânico) – Regenerador dos tecido e hidratante. Pode ser aplicada em pontas de cabelo secas. Veja este vídeo sobre os benefícios da água floral de Patchouli:

.

Hidrolato de Tea Tree (Orgânico)– Propriedades antissépticas. Indicado para tratar peles oleosas e com acne, pois tem efeito cicatrizante e revigorante.

Verbena Brasileira Água Floral ou Hidrolato (Orgânico) – Revigoradora e relaxante. Indicada para peles e cabelos oleosos, tem ação cicatrizante e reguladora de oleosidade.

Brumas naturais e refrescantes!

Os hidrolatos apresentam pH na faixa de 5-6. São um meio seguro e pouco propício ao desenvolvimento de bactérias. Devemos mantê-las em local fresco e bem fechadas.

Aliás aproveita para fazer tuas próprias brumas onde estiver: na praia, em casa, na piscina, no banheiro, na sauna…

No verão uma dica que deixa as águas florais ainda mais deliciosas é deixá-las na geladeira por um tempo. Porque elas ficam muito mais refrescantes.

Assim quando quiser, terá brumas refrescantes e terapêuticas prontinhas para usar!

Enfim, se chegou até aqui é porque gosta de pesquisar sobre os cosméticos que utiliza. Parabéns!

Se quiser aproveitar e garantir uma renda extra:

Revenda cosméticos naturais e veganos aqui com a gente na Loja Caule.