Causa CauleConsumo ConscienteEstilo de Vida EcológicoLixo Zero

Lindas práticas – rumo ao lixo zero \o/

A Loja Caule Distribuidora é uma empresa Lixo Zero!

Post atualizado em: 01/2024

Nascemos com propósito

O propósito de deixar o mundo melhor! Orientando sobre o consumo responsável e o males dos produtos convencionais.

Prevenindo a intoxicação e adoecimento das pessoas, animais e poluição do ambiente.

Porque sim, ingredientes sintéticos em produtos de higiene, beleza e limpeza prejudicam muito chegando ao ponto de imitar hormônios femininos e desorganizar todo sistema endócrino.

E um mundo melhor é feito com melhores atitudes, diárias! Trabalhar para alcançar o lixo zero é uma delas!

Queremos falar de coerência, de congruência que buscamos e acreditamos estar alcançando aos poucos.

A gente vai fazendo as coisas sempre do nosso jeito e não se dá conta que a nossa experiência pode contribuir para outras pessoas físicas e jurídicas.

Todo dia é dia D – De Lixo Zero

Mas agora nos demos conta:

  1. Que apesar de enviarmos uma média de 100 pedidos por mês, geramos de resíduo reciclável destinado corretamente uma sacola comum de supermercado de resíduo. E outra menor de material não reciclável que são as etiquetas que tiramos das caixas que chegam;
  2. Compramos 400 caixas em quase 6 anos de empresa. Reutilizamos todas que passaram por nós! Mais de 10.000.
  3. Ou seja deixamos de gerar cerca de 10.400 caixas de papelão!!! Não alcançamos o lixo zero ainda, mas estamos indo bem!

Essa conquista em parte é nossa mas em maior parte é dos nossos parceiros que nunca reclamaram das caixas da Caule serem reutilizadas e terem continuado a comprar conosco!?

Nunca compramos enchimento para as caixas como isopor, plástico bolha e outros… Reutilizamos os que achamos e temos uma picadora de papel para encher as caixas e proteger os produtos.

Com tanta variação de material acabamos investindo mais tempo e energia cerebral no xadrez de escolher e montar as caixas. Na Caule é tanto exercício cerebral que ninguém terá Alzheimer, hehe! Lixo zero demanda desenvolver a criatividade!

Só usamos papel sulfite para imprimir as notas fiscais de bagaço de cana, feito por nossos hermanos da Colombia.

É branco, mas o bagaço de canaclareamento é sem cloro. E olha que não foi fácil achar um fornecedor e cada vez que temos que comprar precisamos comprar muito.

Mas é tão bom se sentir em dia com nosso ecossistema que vale muito a pena. Além de pensar em lixo zero é preciso pensar na fonte da matéria prima e na sua biodegradabilidade.

Utilizamos os papéis dos dois lados e estamos experimentando picar para encher as caixas. Rumo ao lixo zero!!

Reutilização em maior escala demanda sistematização

80% dos móveis da Caule são de reaproveitamento. Inclusive, achamos na rua um lindo suporte de metal para flores em uma de nossas idas pra Caule. Estava todo enferrujado, depois de um jato de areia e pintura ficou novinho em folha para alegrar a loja.

coleta de sacolasNesse sentido, aceitamos sacolas usadas dos amigos e parentes para reutilizar e estamos com um ponto de coleta das sacolas, caixas, enchimentos no Ecosalão Caule LAB : Teto Verde (gostou da ideia? pode ler mais aqui: http://www.caule.com.br/2017/salao-de-beleza-organico/).

Alcançaremos o lixo zero passando por pontos de coleta de resíduos para darmos novos ciclos à eles. Ufa!!

Ah! Também guardamos as embalagens dos produtos que usamos para doar para quem faz cosméticos naturais artesanais, experiências internas ou amostras que preparamos.

Na Loja Caule Distribuidora cada uma tem sua garrafinha de vidro. Plástico não é bem vindo, não basta reciclar, plástico é um material de fonte não renovável e é tóxico… A água é do filtro. Nada de bombonas plásticas.

O almoço é feito em equipe e a limpeza da louça também. A maior parte dos ingredientes orgânicos e sempre vegetariano. Lixo zero é resultado de trabalho em equipe, equipe de 7 bilhões de pessoas.

Além do material

A seleção de pessoal na Caule passa pelo mapa astral, para gente saber se a pessoa vai harmonizar com a função e a equipe. Queremos cada uma oferecendo ao mundo seu melhor e as pessoas vivendo em paz e amor!

Autoconhecimento é ponto chave. Enquanto fechamos as caixas muitaaas vezes rola momentos de desabafo e “terapia”?

Inclusive, eu (Janine que vos escreve) sou professora de Yoga nas quartas à tarde tem prática gratuita comigo. Bora praticar?

Todos recebem um kit mensal a sua escolha com produtos que a Caule distribui. Brincamos que é a Cesta Caule.

A limpeza sempre foi feita com produtos naturais por moi (sim, de serviços gerais a diretoria em milésimos de segundo) e agora temos uma faxineira ecológica! A Rose.

As fitas que utilizamos para fechar as caixas são de papel e gomadas. Que é uma goma natural obtida através da borracha.

Foi uma de nossas últimas conquista, visto que o adesivo plástico ainda é o mais utilizado no mercado por ser bem mais barato.

Mas cada centavo que a gente investe pra preservar o planeta, volta pra gente, pros animais e meio ambiente.

Seguimos em frente buscando novas alternativas! Sempre tem mais o que evoluir!

Bora zerar a lixarada! Invista menos em lixo, invista mais em evolução!

Vem se cultivar e preservar o planeta com a gente!

Comprando com consciência em: caule.com.br

OU

Revendendo com propósito em: revenda.caule.com.br