Causa CauleEmpoderamento femininoEstilo de Vida EcológicoSaúde e Beleza Integral

Autonamoro

O dia dos namorados de 2021 está chegando, então me lembrei deste post sobre o autonamoro e resolvi complementar com mais experiência que adquiri durante esses anos…

Post atualizado 31/03/2023

Quando escrevi esse post em 2016, os tempos eram bem diferentes do que vivemos atualmente, é verdade, a pandemia mudou e muito a gente!

Vou escrever porque estou com preguiça de ir dormir. Esse ritual de escovar os dentes, passar fio dental, lavar o rosto, passar creme e arrumar a cama, dá uma preguiça. 

Adoraria assistir um bom filme e ler um bom livro, mas não estou sendo muito feliz em minhas buscas… Agradeço dicas literárias e cinéfilas nos comentários 😉

Daí lembrei da minha teoria mor, apesar de mor, às vezes lembro e outras esqueço e deu vontade de escrever.

É que hoje entre a vontade de assistir algo e a preguiça de procurar algo relevante liguei a TV (isso é raro, empreender consome muito do meu tempo). Assisti um trecho da novela do horário nobre e tive um insight de que as empresas que tem grana para pagar a nobreza do horário são as empresas que ajudam homens e mulheres a se sentirem amados, com “poder e beleza”. 

O poder e a beleza convencionais

♂ Homens com seus carros poderosos…

O homem sente: preciso de amor, logo preciso de um carro que é o atual símbolo de poder.

♀ Mulheres com sua sedução…. 

A mulher sente: preciso de amor, logo preciso estar atrativa. Simples e ridícula assim. 

Só estou pegando uma das perspectivas das infinitas possibilidades. Mas é nela que vou mais a fundo. 

Eu também digo que o gosto pela beleza tem a ver com a arte, o que é muito libertador e saudável e que o carro remete a diversão, autonomia e aventura. Mas essa fatia da interpretação fica para outro dia. Prefiro me ater às críticas, sim! 🙂

Há muitos anos me caiu uma ficha/teoria: 

“O que todos queremos é amor”

Com esse intuito surgem os mais lindos atos e os mais hediondos crimes. 

São Francisco ensinou:

 “Fazei que eu procure mais amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe.” 

E assim muitos agem. E há quem relacione amor com temor. Assustando, me respeitam/admiram… amam.

É mais comum encontrar mulheres que vivem a primeira crença e homens que vivem mais a segunda, mas sempre há o vice-versa. 

Não é à toa que num presídio feminino, a maioria das mulheres está lá por ajudar seus ex-companheiros. Não é à toa que muitos homens estão no presídio por agredirem suas ex-companheiras. Instintivo ou cultural? Não vem ao caso.

O que importa, de qualquer forma, é perceber em nós quando estamos agindo em busca de amor/aceitação e quando estamos agindo por amor, por expressão.

CTA para clicar e comprar no post de autonamoro

Ninguém nasce casado!

Todo mundo já foi solteira ou solteiro! Ninguém nasce casado!

Ainda que sejam crianças casando como acontece no oriente, nasceram solteiras e pelo menos dez anos assim vivem. 

É engraçado que depois de algum tempo nos relacionando com uma pessoa, nos seja tão estranho voltar a ser solteira… 

Uma amiga me perguntou: 

“O que eu faço agora que separei?”

 E eu disse: 

“Aproveite os prazeres de ser só!”

A resposta pode parecer besta e até insensível. Mas ainda bem que ela entendeu o recado e hoje se diverte muito, como quando era criança e solteira…

Que é bom ter companhia cativa para brincar seja do que for: de casinha à luta livre, isso é indiscutível! Na infância sempre temos um amigo cativo e isso é ótimo. 

Adultos, temos os companheiros de vida. Mas é diferente…

Autoamor, amor próprio, autoestima e autonamoro

Solteiras por idade, por casualidade e até opção dormimos como bem entendemos e a maior parte das decisões são solitárias. Ainda que consideremos a opinião de outros.

Ano passado eu me casei, mas não naqueles moldes quadrados e convencionais. A gente oficializou nosso relacionamento, mas nada me impede de dormir na minha casa sozinha e ele na dele.

Então, relembrando as aventuras da infância e as desventuras da idade adulta e vice-versa, descobrimos que há em nós uma fonte de amor. 

Autoamor, amor próprio, autoestima e autonamoro. Que poderia ser expressa numa cena em que nós, brincando sozinhas, nos orgulhamos de nós mesmas e sorrimos satisfeitas sozinhas. 

Provavelmente situações como essas continuam acontecendo e nem nos damos conta. Observe-se ao longo do dia e capture esses momentos. É esse o primeiro passo para o autonamoro.

É isso mesmo, toda relação demanda atenção e cultivo. Sua relação com você mesma é assim também!

Quando estamos apaixonadas adoramos observar o destinatário de nosso coração. 

Então exercite esse enamoramento por si. Que tal escrever um poema para você, descrevendo seus gestos e sua personalidade, carregando na poesia? 

Que poema que eu gostaria que escrevessem para mim? Ninguém percebeu toda a sua luz, você percebe? Ótimo! Declare-se para você e não deixe de se surpreender com o atrevimento.

Sabe aquele carinho sutil e despretensioso que espera há tempo? Seu cabelo pode estar fazendo ele agora em você. O vento passa a fazê-lo e o sol, nem se fala. Basta perceber.

Se não somos sensíveis a esses detalhes, provavelmente não estaremos à outros que virão da fonte mais desejada por nós, o outro.

Neste vídeo eu falo sobre o autonamoro:

.

Eu me amo, eu me amo

Essa música dos anos 80 do Ultraje a Rigor descreve este estado de autonamoro:

Eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu
Há tanto tempo eu vinha me procurando
Quanto tempo faz, já nem lembro mais
Sempre correndo atrás de mim feito um louco
Tentando sair desse meu sufoco
Eu era tudo que eu podia querer
Era tão simples, eu custei pra aprender
Daqui pra frente nova vida eu terei
Sempre a meu lado bem feliz eu serei

Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim

Então não tenha vergonha de ser poligâmica/homossexual ou qualquer que seja a forma de amar. Amar-se, acima de tudo e em qualquer relação. Sim!

Olha o resultado: eu passeava na rua, na cabeça esses delírios e vinha sentindo minhas pernas acariciando uma a outra, o vento soprando suave minha nuca, me deleitando…

Quando ouço um fiu-fiu, o que é sempre desagradável, mas nesse dia foi até engraçado! Porque foi a comprovação da minha teoria, de que quanto mais amor temos por nós, mais atrativos ficamos. 

E já não dependemos mais dessa fonte externa, pois encontramos nossa fonte interna que jorra amor universal por todo nosso ser.

Presente pra mim ?

Foi exatamente por essa razão que senti vontade de voltar aqui e falar do dia dos namorados, porque será que nessa data o foco total é no outro? Será a indústria do comércio nos instigando a agradar o outro como prova de amor?

Porque temos que presentear outra pessoa? Porque não enaltecer e fortalecer o autonamoro e o que há de melhor em nós? E mimar a pessoa que ouve os nossos pensamentos?

Afinal, se gostamos de alguém e acreditamos que aquela pessoa merece um agrado, não precisa ser numa data específica, não é mesmo?

Que tal neste dia dos namorados de 2021 a gente dar um presente pra quem nos acompanha desde que nascemos, sim, nós mesmas!!! E não com o intuito de somente agradar, mas de fortalecer o que achamos de mais belo em nós…

É com essa reflexão que te convido a escolher o presente ideal, aquilo que realmente gostaria de ganhar. Então confere a sessão de PRESENTE VEGANO  e delicie-se escolhendo um presente pra pessoa mais especial do mundo.

Eu tenho uma queda pelos colares aromáticos e o universo perfumado dos óleos essenciais, olha que par mais perfeito:

Óleo Essencial de Lavanda 40/42 | 100% Puro | Herbia
Colar aromático de inox para aromaterapia, na Loja Caule.
Colar Aromático de Inox – Difusor Pessoal – Caule

 

Hidratante natural de lavanda da Herbia, na Loja Caule.

Aqui na Loja Caule o que não faltam são opções para praticar o autonamoro! Claro, é tudo saudável!

Então, que TODOS deliciem-se com vocês mesmos, com a vida e a natureza ao redor e o poder e a beleza reluzirão em vocês.. Mesmo sem símbolos de poder e fetiches de sedução!

CTA para clicar e revender no post de autonamoro