AyurvedaCosméticos NaturaisEmpoderamento femininoSaúde e Beleza Integral

Cuidados com a pele na gravidez: coceira, estrias e melasma

Eu, Raquel Braga, tenho 41 anos, sou mãe do Antônio de 8, entrei na 30 semana de gestação do Nicolas e vim passar alguns dos cuidados com a pele na gravidez.

Resolvi escrever esse post pra compartilhar muitas experiências que tive nesta segunda gestação.

O que me deu esse impulso inicial foram as curiosas sugestões que o App de gravidez vem apresentando pra mim.

Em primeiro lugar, no App fica evidente que é uma forma de sugestionar exames, procedimentos e produtos sem a real necessidade…

Há umas semanas atrás o App falou:

Nesta fase você deve estar sentindo dores nas costas devido ao crescimento da barriga.

Comentei com a Janine feliz da vida que não estava sentindo esses sintomas, hehe! E ela rebateu, claro Ra, você está praticando ioga, caminhadas e se cuida, né?

Fiquei mais feliz ainda com essa observação!!!

Coceira na pele e estrias na gravidez

E agora que entrei na 30 semana, o App sugeriu que:

Nesta fase, provavelmente minha pele estaria esticando com o crescimento da barriga e que eu ia sentir coceira e que tem grandes chances de aparecerem estrias.

Fiquei preocupada, fui olhar no espelho a procura de estrias… Ufa, não achei nada! Logo comecei a pensar, não estou sentindo coceira também, que alívio!

Então, curiosa da situação comecei a listar coisas que estou fazendo ao longo dos meses e que deixou a minha pele mais elástica, forte e macia ao mesmo tempo.

Cuidados com a pele na gestação

Além de caprichar na alimentação, porque gosto de comida mesmo, feita em casa. E frutas também, tenho feito um suco verde com tâmaras bem nutritivo, vou deixar a receita no final.

Tenho uma tendência forte para o autocuidado, acho que meu anjinho da guarda sussurra no meu ouvido depois de dias desafiantes, vai se cuidar!!!

Eu escuto e vou! Por exemplo, quando me sinto muito cansada no final do expediente, já fico visualizando que vou tomar um bom banho e fazer automassagem depois…

Ou quando sinto peso nas pernas, procuro parar um tempo (o que é difícil pra uma vata/pitta, ariana com ascendente sagitário) e faço um delicioso escalda pés!

Teve também o dia em que fui fazer uma limpeza no quarto e visualizei uma foto linda da gravidez na parede salmão…

Então, logo depois de limpar fui tomar um banho, passei óleo no corpo, deitei na cama uns 30 min pra descansar (que agora grávida eu canso muito mais rápido) e após esse descanso fui fazer a foto que tinha visto uma referência que adorei.

Veja se gostou do resultado:

Confere aqui alguns cuidados com a pele na gravidez
Eu colocando em prática a referência de foto que vi!!!

Ou seja, continuei com esses hábitos de me cuidar durante a gestação. Aqui vai uma listinha do que venho fazendo diariamente e semanalmente:

Oleação no corpo inteiro, ou automassagem com óleo vegetal.

Coloquei em primeiro lugar, porque acredito que esse seja o motivo porque eu não sinto coceiras e ainda não apareceram estrias.

Faço regularmente automassagem há mais de 15 anos. Atualmente, na gestação intensifiquei e faço pelo menos 3x por semana. Se vou à praia ou piscina, faço novamente no dia seguinte porque sinto a pele seca.

Os óleos vegetais que utilizo na automassagem na gravidez são:

  • Gergelim, coco, rosa mosqueta, amêndoas e linhaça.

Gergelim e coco já utilizo faz tempo, o de rosa mosqueta, amêndoas e linhaça incluí agora nesta fase.

Uso a linha de pensamento ayurvédica, óleo de gergelim para esquentar e fortalecer ossos e articulações. Ao contrário, o óleo de coco para refrescar, nutrir e combater ou prevenir fungos e micoses.

Óleo de Rosa Mosqueta porque é um poderoso regenerador celular (coloco umas gotinhas junto com os outros), óleo de amêndoas porque é nutritivo e óleo de linhaça porque é rico em ômega 3.

Óleo de coco uso o que temos na Caule, que é orgânico e com aroma incomparável aos outros:

Não pense que demanda muito tempo e que a gente tem que mudar a rotina pra praticar a automassagem, não precisa!

Claro que vai demandar uns 15 min passar o óleo no corpo todo (apenas passar, porque se for massagear mesmo demora uns 30 min) mas o benefício e o bem-estar que vai sentir logo depois, deixa a gente mais rápida e eficiente nas outras tarefas…

Fiz há algum tempo, vídeos sobre Oleação Ayurveda. Esse é o primeiro:

Hidratantes para o corpo na gestação

Confesso que sou mais fã dos óleos vegetais, desde que fiz a formação em Ayurveda em 2011, eles são parte da minha pele, hehe!!!

Mas depois que conheci a Caule em 2017 e tive o privilégio de trabalhar com cosméticos naturais, pude voltar a usar cremes hidratantes naturais (que tinha parado de usar os convencionais devido as composições tóxicas).

Nesse sentido, tem vezes que eu quero ou preciso sair logo depois de tomar banho. Ou seja, passar o óleo e esperar uns 15min (tempo de absorção do óleo na minha pele) não é viável no momento, eu utilizo os hidratantes naturais.

O que mais gosto é o de Hidratante de Rosa Mosqueta, mas também uso muito o de Hidratante de Lavanda e o creme Hidratante para as Pernas que merece atenção especial das gestantes!!!

Então, o hidratante é mais versátil porque posso aplicar e depois de 5 minutinhos no máximo vestir a roupa e sair.

Melasma na gravidez

Na primeira gravidez peguei o último trimestre no tempo frio, porque o Antônio nasceu em julho. Desta vez é ao contrário, a  data prevista do parto (DPP) é pro final de janeiro!

Então, desta vez estou intensificando os cuidados com o rosto para prevenir o melasma gestacional. Sempre utilizo proteção solar quando vou ficar mais tempo exposta.

Por exemplo, quando vou ficar na praia mais tempo, depois da primeira hora (porque quero aproveitar os benefícios do Sol e metabolizar o hormônio ou vitamina D) eu aplico o filtro solar natural físico.

O legal do filtro solar físico é que ele não demanda tempo prévio de atuação, então quando a gente passa na pele, ele já começa a proteger pois faz uma barreira física de proteção.

Ayurveda e a saúde da pele

Já deu pra reparar que sou a louca dos óleos? Se ainda não, agora vai ficar mais evidente!!! Além dos óleos vegetais, utilizo muito também os óleos essenciais.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, através dela podemos nos nutrir ou desintoxicar. Pela sabedoria milenar do Ayurveda a gente só deveria passar na pele aquilo que pudesse ser colocado na boca.

Então, eles utilizam os óleos vegetais como instrumento para alcançar o bem-estar. Quando a gente passa o óleo na pele, ela absorve e se nutre ou desintoxica através de suas propriedades.

Na gravidez, estou utilizando óleos nutritivos. Que melhoram a flexibilidade e tonicidade da pele, e nutrem os tecidos mais profundamente. Nos 3 primeiros meses, evitei o uso dos óleos essenciais.

Só a Lavanda que utilizei em alguns momentos que me senti mais agitada, respeitei esse momento de fragilidade do bebê. Depois voltei a usar o Eucalipto, que sempre me ajudou muito e a Melaleuca.

Mas se você não está acostumada com os óleos essenciais, procure orientação profissional antes de administrá-los. Porque eles são realmente poderosos e precisam ser utilizados com muita cautela.

Hidratação diária da pele na gravidez

Uma observação que não tinha falado acima é que logo depois que lavo o rosto (somente com água ) quando acordo de manhã, sempre hidrato com óleo vegetal. Sim, todos os dias!

É automático, passo o óleo nas mãos, rosto, colo e seios e agora na barriga também. Não é uma grande quantidade de óleo, somente o necessário pra sentir a região hidratada. Vale ressaltar que minha pele é mais seca, então se não passo, sinto repuxar mesmo…

O óleo que uso com mais frequência de manhã após acordar é o óleo de coco. Gosto do cheiro e do toque acetinado que ele deixa na pele. Só em dias mais frios é que opto pelo de gergelim.

Por isso, que uso somente o óleo de coco orgânico da Caule, que eu sei da qualidade e procedência. Porque quando a gente vai escolher um creme facial, quer o melhor, né?

Como utilizo o óleo de coco no lugar do hidratante facial, a qualidade do óleo é imprescindível para o resultado que eu quero na hidratação.

Gosto de passar purinho, pego um pouquinho com a espátula e espalho nessas regiões que falei rapidinho até absorver.

É simples, rápido, fácil e eficiente! Ou seja, manter a pele hidratada previne o ressecamento e a coceira, as estrias porque a elasticidade aumenta e o melasma.

Quando quero um toque a mais, pingo uma gotinha de óleo essencial pra trazer propriedades terapêuticas pra esse cuidado.

Máscara de argila na gestação

Além disso, vi que aplicar argila no rosto ajuda a prevenir o melasma. O que foi bem providencial porque agora temos Argila Verde na Caule de ótima procedência!!!

Essa foi uma rotina que tive que colocar o alarme pra tocar, porque passar óleo eu sinto a necessidade, minha pele grita pedindo óleo, hehe!

Mas com a argila isso não acontece! Então, programei o alarme do celular pra tocar a cada 15 dias para me lembrar de aplicar a máscara de argila facial.

O que foi ótimo porque ficou um compromisso, coloquei pra sexta às 18:30. É um dia que estou em home office, acabo o expediente às 18hs e a máscara ficou pra antes do banho, super prático!

Daí eu somente lavo o rosto com sabonete facial e já aplico a máscara. Tenho feito a argila verde hidratada com o Hidrolato de Patchouli que é revitalizante.

É rápido de fazer, só colocar a água floral na argila aos pouco até alcançar a consistência de
mousse e aplicar na face. No tempo de ação da máscara (15 a 20 min) posso ir fazendo a demanda do dia…

Por exemplo, se vou jantar fora, já vou escolhendo a roupa e os acessórios…

Se tenho roupas limpas para guardar, já vou dobrando e organizando…

Se vou preparar o jantar, já vejo o que tem na geladeira e vou separando os itens…

Nesse tempinho a argila agiu e posso ir tomar banho! Bem prático, né?! Porque se a gente for pensar no autocuidado fora da rotina, não rola…

Parece uma coisa muito distante, difícil de elaborar…

Então, a minha sugestão é que seja junto, encaixado na rotina como um tempinho ajustado da melhor maneira para tirar o melhor proveito!

Acredito que esse seja o maior segredo para manter uma rotina de bem-estar frequente, encaixar no dia a dia!!!

Dor na perna e câimbras na gestação

Lá pelas 23 semana da gestação comecei a sentir dor em apenas uma perna, a esquerda. Numa região bem específica, acima da canela e mais pra lateral.

Fui ao médico checar se era alguma questão vascular, mas não era nada de grave. Ainda bem!

Então, ele sugeriu ficar com as pernas pro alto quando a dor viesse…

Curioso foi lembrar que minha amiga Mônica, também terapeuta Ayurveda, tinha me falado semanas antes pra eu sempre tirar um tempinho e colocar as pernas pra cima.

Só que eu tinha achado perda de tempo, visto que sempre tenho muito o que fazer…

Mas meu corpo mostrou que ela estava coberta de razão!!!

Então, pra mim, aquele formigamento tipo uma queimação dolorida específica naquela região foi resolvido parando tudo e colocando as pernas pro ar!

Ah! Tava esquecendo do creme para as pernas que falei acima, poderoso, maravilhoso e refrescante.

Certo dia, quando a dor veio, lembrei que ganhei um creme para as pernas da Janine. Então, antes de colocá-las pro ar, passei o creme… Nossa que delícia a sensação de alívio, se eu já gostava antes, agora amooooo!

Câimbra na gravidez

Não lembro de ter câimbras na primeira gestação, mas acho que não tive pq senão lembraria, é horrível!!!

Elas vieram próximo da 28 semana, de noite dormindo, quando fui dar uma esticada no corpo e virar de lado começou…

A panturrilha endureceu e começou a puxar, fui tentar esticar igual falam quando se tem câimbra e a dor e rigidez aumentaram…

Então, instintivamente tentei relaxar porque percebi que não adiantava ficar tensa que a tensão piorava tudo.

A respiração ajudou, porque não relaxei de fato, apenas tentei distensionar meu corpo respirando mais calmamente e daí foi passando.

Fui conversar com a Mônica pra ver o que ela indicaria e ela sugeriu complementar com magnésio e potássio.

Eu já estou tomando complexo vitamínico pra gestação, mas ela disse que eu gasto todo o magnésio com facilidade (porque sou bem agitada) e seria melhor mais pra garantir e o potássio ajuda muito com as câimbras.

Foi uma maravilha, não tive mais câimbras de noite!

Vez ou outra depois de uma dia intenso na praia jogando bola com o filho, sinto um pouco de rigidez na panturrilha (que me deu medo na hora) mas a câimbra de fato não veio mais…

A Janine veem estudando muito sobre nutrição ao longo dos anos, então ela me passou algumas dicas sobre o magnésio e foi essencial!

Então, o que utilizei pra mim foram o magnésio bisglicinato (que entendi ser o melhor pros ossos) e o magnésio malato (que entendi ser melhor pros nervos e relaxamento). Mas estou aprendendo e se tiver alguma observação pra me ajudar nessa jornada, comenta aqui!

Obs.: a Mônica sugeriu tomar o magnésio e o potássio junto com a última refeição do dia. Então, tomo de noite e pra mim tá funcionando.

Mas, além de suplementar, falei acima que gosto de comida mesmo, lembra? Cuidei de ingerir mais alimentos ricos em vitaminas e minerais pra garantir uma nutrição efetiva.

Segue algumas receitinhas maravilhosas que venho saboreando durante a gestação.

Alimentação na gestação

Tem muita informação sobre alimentação na gestação disponível, então se quiser aprofundar neste tema é só fazer uma busca que não vão faltar recomendações!!!

Vou passar aqui o que tenho feito e que me traz muito bem-estar. Lembra que falei do suco verde delicioso que falei acima? Aprendi a receita com a Mônica e faço pelo menos 3x por semana:

Receita de Suco Verde Nutritivo com Tâmaras

  • 4 tâmaras jumbo (evite tâmaras medjol pq a maioria vem com sucralose);
  • 1 limão espremido;
  • 4 talos de salsão ou 1/2 maço de salsinha;
  • 1 maçã média ou 2 pequenas;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 pedacinho de gengibre;
  • 250ml de água morna;
  • 1 colher de chá de spirulina.

Deixe a tâmara hidratar na água morna enquanto coloca os ingredientes no liquidificador (pode deixar hidratando as tâmaras no dia anterior, se preferir). Depois bata todos os ingredientes –>MENOS A SPIRULINA  junto com as tâmaras hidratadas no liquidificador. Coar, adicionar a spirulina e tomar de manhã em jejum. Esperar no mínimo 15 minutos pra comer depois. Eu prefiro esperar 30 min, mas vai da fome de cada um…

Receita de Mousse de Manga e Banana com Kefir

Essa receita eu inclui por causa das câimbras e pra consumir mais Ômega 3 durante a semana. Pode usar Kefir de água ou leite, como preferir.

  • 1 manga pequena;
  • 2 bananas prata ou 1 nanica;
  • 1 colher de café de linhaça dourada;
  • 1 colher de café de chia;
  • 100ml de kefir;
  • 100ml de água.

Bata tudo no liquidificador e saboreie essa delícia!!!

Para as câimbras, também aumentei o consumo de escarola, vi que ela é riquíssima em potássio, magnésio e ácido fólico! Tudo que eu tava precisando ingerir mais!!! Tive outros desejos malucos por quiabo, jiló, abóbora e repolho, acredita?

Enfim, vim compartilhar um pouco da minha maravilhosa experiência em gestar uma vida novamente. Espero que seja tudo maravilhoso pra ti também!!! E que esse post sirva de inspiração pra ter uma gravidez feliz, com muito autocuidado e amor próprio…

Observação importante: A gravidez é um período importante na vida da mulher, tenha sempre o acompanhamento profissional. Faça o pré-natal, visite o médico regularmente.

Vem se cultivar com a gente na Loja Caule!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *