Os Benefícios da Argila Branca + 6 Receitas

À primeira vista, já sabemos que todas as cores de argila são excelentes recursos para cuidar da pele e dos cabelos, mas hoje vou focar nos benefícios da argila branca.

“A argila, independentemente de sua cor é considerada um dos elementos mais sagrados da natureza, uma fonte rica de nutrientes, de energia e de vida. As argilas têm propriedades vibracionais que são intituladas de Teoria Energética que é fundamentada pelo efeito piezoelétrico, promovido pelas estruturas cristalinas de quartzo (sílica livre) e minerais de argila.”

trecho do livro: O Poder da Argila Medicinal.

Livro: O Poder da Argila Medicinal         (Graciela Medeiros)

A argila branca é a mais suave dentre todas as argilas, mas isso não significa que seja menos eficiente. Sua composição é a mais simples em questão de minerais e oligoelementos e é ideal para acalmar e cicatrizar a pele, clarear manchas, melasma e olheiras.

Nesse sentido, pode ser utilizada em todos os tipos de peles, em especial pele sensível e delicada. 

Pra que serve Argila Branca?

Acima de tudo, os benefícios da argila branca atuam em nosso corpo da mesma forma que as outras cores de argila, servem para repor oligoelementos e minerais ao mesmo tempo que remove toxinas do organismo.

É uma argila suave, com textura delicada, rica em óxido de silício. O silício é um mineral importante para a formação de colágeno e elastina na pele, cabelo e unhas. 

Máscara de Argila Branca Orgânica Terramater – Pele Sensível 40g

Temos a argila branca em sachê: que rende aproximadamente 2 aplicações no rosto e, 1 aplicação se for rosto, pescoço e colo.

Máscara de Argila Branca Orgânica Terramater 1kg

E também em quilo, que é uma opção mais econômica e pode ser utilizada como primeiro socorros além dos tratamentos de beleza.

Ou seja, utilizar argila branca pura, ou associada a outras cores de argila, ajuda a manter a pele mais firme e elástica ao mesmo tempo, aumentando a elasticidade e tonicidade cutânea.

Ainda assim, seu uso regular favorece a formação de tecidos mais fortalecidos, nutrindo desde a estrutura óssea, tecido conjuntivo (cartilagem) e músculos mais resistentes e elásticos.

Neste trecho do livro, a Graciela Medeiros define:

“A argila tem efeito depurativo, descongestionante, higienizante, tensor suave (progressivo) e revitalizante. Melhora o aporte sanguíneo para a pele, nutre e oxigena. Promove equilíbrio dérmico.”

Deste modo, fica claro que os benefícios da argila branca tem a capacidade de melhorar a saúde da pele e do nosso organismo em geral. Seus efeitos são capazes de retirar toxinas, reduzir rugas, linhas de expressão e manter a pele viçosa.

CTA para clicar e comprar no post de benefícios da argila branca

A argila branca

A argila branca tem uma incrível ação calmante, desintoxicante, cicatrizante, remineralizante, revitalizante e tonificante para a pele. É a cor de argila ideal para abrandar a intensidade energética das outras cores de argila.

Pode misturar, por exemplo, com a argila vermelha para suavizar suas propriedades estimulantes, se sentir que está muito forte pra tua pele. Ou com a argila verde para suavizar seu efeito desintoxicante. Dessa forma pode aproveitar as outras cores da argila, mesmo em peles mais delicadas.

Bem como, quem tem a pele bem sensível e está sentindo que precisa remover as células mortas, pode utilizar a argila branca como esfoliante. Ela é apropriada para fazer peeling facial e corporal em peles delicadas.

A argila da Terramater é micronizada, o que garante um pó bem fininho, com melhor interação na pele ou no cabelo.

Benefícios da argila branca no rosto

Primeiramente, já vimos que os benefícios da argila branca são muitos. Ela é capaz de remover toxinas da pele, bem como melhorar sua elasticidade e tonicidade.

Mas os benefícios não param por aí! E se a gente precisa tratar a pele do rosto que está sensibilizada, com manchas escuras, melasma e até olheiras, a argila branca é uma poderosa aliada.

Eu amo sentir a máscara de argila no rosto. Aquela sensação de frescor quando a máscara é aplicada, é deliciosa. E depois que retira, sentir a pele macia, radiante, prontinha para se beneficiar com o óleo vegetal ou creme facial, hummm…

Agora na pandemia que precisei dispensar a moça que me ajudava com a faxina aqui em casa, costumo me dar “presentes” depois que fazemos a faxina! Ou aplico uma máscara de argila ou faço uma oleação corporal e facial. Assim, me sinto nas nuvens e descanso do serviço pesado!

Seja como for, a argila branca por si só, já trata a pele e atua no clareamento de manchas. Mas pode combiná-la com óleos essenciais e hidrolatos para potencializar seus efeitos. 

Pode também utilizar os benefícios da argila branca combinados com chá de ervas, se achar melhor. Neste vídeo, a Janine mostra como fazer uma máscara de argila branca com chá de hortelã:

Veja 6 receitas com argila branca para ficar com a pele bem cuidada e radiante:

Receita de esfoliante facial para pele sensível e delicada

Preparo: misture os dois ingredientes até formar uma pasta homogênea.

Aplicação:

  1. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares, com maior atenção na zona T ou onde percebe que tem mais oleosidade ou nascem mais cravos;
  2. Enxágue com água;
  3. Aplique um hidratante facial natural ou óleo vegetal que for mais indicado pro teu tipo de pele.

Observação: se quiser esfoliar o pescoço e o colo, triplique a receita.

Receita com argila branca para acalmar a pele depois da depilação do buço

Esta receita é para quem fica com a pele bem irritada depois de depilar o buço. A minha fica bem vermelha e se eu não aplico a argila branca, depois de uns dois dias aparecem mini “espinhas” como se a pele tivesse ficado inflamada. Depois que descobri esse truque, não tive mais problemas.

  • 1 colher de café de argila branca;
  • 1 colher de café de água mineral.

Preparo: misture a argila com a água.

Aplicação:

  1. Aplique na região do buço logo após a remoção dos pelos;
  2. Deixe agir por 10 ou 15 minutos, sem ressecar;
  3. Logo depois, retire a argila e lave com água.
  4. Aplique um creme hidratante ou óleo de copaíba (ele tem ação antiinflamatória e cicatrizante).

CTA para clicar e encontre no post de benefícios da argila branca

Receita de máscara de argila branca para clarear manchas na pele e melasma 

Preparo: misture todos os ingredientes até formar consistência de mousse (nem muito líquida, nem muito pastosa).

Aplicação:

  1. Lave o rosto com um sabonete facial (se quiser pode esfoliar com cristais de quartzo) e enxágue;
  2. Aplique a máscara com a ajuda de uma espátula de madeira (nunca utilize metal) ou pincel;
  3. Deixe agir de 15 a 20 minutos no máximo, não deixar endurecer;
  4. Remova a argila com o auxílio da espátula e depois lave o rosto com água em abundância;
  5. Hidrate a pele.

Receita de máscara facial com argila branca para reduzir olheira

  • 1 colher de chá de argila branca;
  • 1 colher de café de argila vermelha (opcional);
  • Água floral de Patchouli, 1 colher de chá.

Preparo: misture todos os ingredientes até formar consistência de mousse. Se observar que ficou muito firme, adicione um pouco mais da água floral.

Aplicação:

  1. Lave o rosto e aplique a máscara na região das olheiras (coloque uma camada generosa);
  2. Deixe agir por 15 minutos;
  3. Remova e enxágue com água;
  4. Aplique um sérum para a área dos olhos e faça movimentos circulares ao redor dos olhos;
  5. Finalize com um creme facial indicado para o teu tipo de pele.

Receita de máscara de argila branca para pele oleosa, acneica e sensível

Preparo: misture todos os ingredientes até formar consistência de mousse. Se achar que a consistência ficou muito firme, acrescente gotinhas de água para dissolver um pouco mais.

Aplicação:

  1. Lave o rosto e esfolie a pele;
  2. Aplique a máscara em toda face;
  3. Deixe agir por 15 a 20 minutos, evitando que seque completamente;
  4. Remova a argila;
  5. Aplique um creme facial para o teu tipo de pele ou óleo vegetal. O óleo de coco e o óleo de copaíba são excelentes para hidratar peles oleosas.
Óleo de Coco Orgânico e Extra Virgem 200ml – Caule

Curiosidades: o óleo de coco possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiinflamatórias, que atuam no controle do excesso de oleosidade na pele. Além disso, também possui propriedades hidratantes e emolientes que mantém a pele nutrida, macia e hidratada. Em outras palavras, o óleo de coco pode ser utilizado para tratar e hidratar todos os tipos de pele!

O nosso óleo tem a vantagem de ser orgânico e extra virgem, o que garante um alto teor de ácidos graxos e nutrientes para a pele ou cabelos.

Receita de máscara de argila branca para pele ressecada, desvitalizada e sensível

Preparo: misture todos os ingredientes até formar consistência de mousse, acrescente a água aos poucos e observe se a consistência ficou boa.

Aplicação:

  1. Lave e esfolie o rosto (é importante manter as esfoliações em dia quando a pele está mais ressecada, pode ser 1x por semana, a cada 15 dias ou 1x ao mês);
  2. Aplique a máscara de argila em todo rosto e deixe agir por 15 a 20 minutos, sem deixar ressecar;
  3. Remova e enxague abundantemente. 

Observação: se quiser aplicar no pescoço e colo, duplique a receita.

Dica: antes de hidratar o rosto com o creme facial, aplique o sérum para a área dos olhos e faça movimentos circulares até sua absorção. Depois aplique algumas gotinhas do mesmo óleo que usou na argila e passe em toda face. Espere uns 30 minutos até a pele absorver e aplique o hidratante facial para o teu tipo de pele.

Se precisar de uma orientação especializada, faça o curso de máscara de argila:

.

Argila branca para todos tipos de pele

Definitivamente, percebeu como a argila branca é versátil?

Pode ser utilizada em todos os tipos de pele e trazer excelentes resultados. Assim, quem tá com a pele mais oleosa e acneica pode aproveitar de suas propriedades da mesma forma de quem tá com a pele mais esbranquiçada e ressecada. 

O que vai mudar são os elementos adicionais que vai incorporar a máscara. Gosto de utilizar as águas florais e óleos essenciais para potencializar os tratamentos. 

Mas se preferir, pode usar os recursos que tem em casa e preparar chá das ervas para adicionar as máscaras.

A argila branca pura já é um tratamento, pode usar sem misturar para sentir como a tua pele reage.

Por fim, gosto sempre de frisar que: PERIODICIDADE É TUDO! Então, tenha frequência, crie teu protocolo de autocuidado. Não adianta aplicar a argila somente 2x por ano, e depois achar que o resultado não tá legal…

As receitas citadas acima, podem ser feitas 2x por semana, 1x por semana, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da necessidade individual. A auto observação é importante para qualquer tratamento. Afinal, ninguém conhece melhor a tua pele do que você.

Lembre-se: o nosso corpo vai reagir naturalmente aos efeitos medicinais da argila, então criar uma rotina de cuidados é essencial para ter resultados satisfatórios. Sempre procure orientação profissional.

Enfim, bora se cuidar e iluminar a pele!

E agora para cuidar da tua pele e ainda garantir uma renda extra:

CTA para clicar e revender no post de benefícios da argila branca

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *