Causa CauleConsumo ConscienteEstilo de Vida Ecológico

Eco escova de bambu 97% biodegradável

O bambu é pop! A eco escova de bambu 97% biodegradável também!

Post atualizado: 20/05/2021

 O bambu é a matéria-prima do cabo da escova de bambu da Loja Caule.

O bambu é um dos materiais mais ecológicos. Não só porque é natural e portanto biodegradável, mas porque é de fonte rapidamente renovável.

E não é só isso! O bambu capta o gás carbônico (CO2) que está poluindo nosso ar. O bambu cresce espantosamente, podendo crescer até um metro por dia.

Minha história com o bambu

O meu primeiro contato com bambu foi logo que me formei, em 2002. Estava naquela fase perdida pós-faculdade e vi que teria uma oficina de pérgola de bambu na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre.

O início do que é hoje o Jardim Lutzemberger (José Lutzemberger é meu Ecoguru ascensionado). Liguei para minha ex-colega Simone Brenner e lá fomos nós fazer a oficina. Foi amor a primeira, segunda e todas as vistas! Bambu é um material lindo, versátil, leve e eco. Tudo que valorizo nessa vida.Jardim sustentável no meio da cidade grande.

Qualquer coisa de bambu eu já admiro só por ser de bambu. Faz alguns anos fiz uma oficina de utensílios de bambu com o grande mestre bambuzal: Rodrigo Primavera, e foi incrível.

Fiz um arquivo suspenso que era exatamente o que eu precisava no momento. O amor só cresceu! Queria que todos meus utensílios fossem de bambu.

Mas faz algum tempo, eu percebi mais utensílios no mercado. Fiquei feliz pela disponibilidade, mas triste porque todos eram feitos na China. Eu priorizo os “made in Brazil” e evito, especialmente, comprar coisas feitas na China, em função da distância do transporte e o alto índice de trabalho escravo no país.

CTA para clicar e comprar no post escova de bambu, Loja Caule.

Bambu e China

A questão é que o bambu é uma tradição milenar na China. E por mais que tenhamos muitas espécies de bambu na América Latina, não é tradição aqui usarmos essa gramínea que cresce a jato para fazer utensílios.

Portanto não temos tecnologia/maquinário para fazer esses lindos utensílios aqui. Nesse caso, melhor um utensílio de bambu biodegradável feito na China do que um de plástico feito no Brasil. E olha que hoje a maior parte das escovas de dentes que encontrei no mercado são de plástico e feitas na China também.

Em fevereiro de 2013, contatei uma empresa de escovas de bambu nos Estados Unidos para importar para o Brasil. Como as escovas de bambu eram feitas na China, porém, desisti imediatamente pelos motivos acima.

Caneca esmaltada da Loja Caule.

Depois de toda essa história com o bambu e minha procura por escovas de dentes de bambu: agora temos um dos primeiros produtos da Caule!

escova de dentes de bambu. Antes ainda os dois primeiros produtos mesmo que fizemos foram a canequinha de ágata, a caneCaule, para evitar os copos descartáveis e depois a espátula de madeira para aplicar argila.

Quando experimentei a escova de bambu da Boni que começamos a distribuir em março de 2017, adorei que era de bambu, mas também gostei das cerdas.

As cerdas eram afinadas nas pontas. Sem falar da maciez! Depois de um ano esperando em vão essa marca estabilizar os estoques, resolvemos buscar um outro fornecedor.

A escova de bambu é uma alternativa sustentável da escova de plástico.Minha história com escovas de dentes!

Se já viu minha foto, deve ter percebido que meus dentes são maiores do que da maioria das pessoas do mundo.

Então, dentes é uma questão na minha vida. Desde que ouvia uma historinha de infância em que o coelhinho orgulhoso quebrou seu dente da frente isso passou a ser motivo de pavor para mim. Até hoje. Imagina um dentão desses faltando?

Depois das dificuldades de extrair os dentes de leite vieram os dentes definitivos, bem tortos, e por isso tive que usar aparelho por quatro anos, dos dez aos quatorze anos e daí se aprende muito sobre dentes, escovas e apetrechos dentários. Não é?!

A busca por uma escova saudável – macia

Em 2016, sofri muito com um dente que estava com uma retração de gengiva avançada e precisei fazer tratamento de canal. Fui em dois periodontistas. E a indicação foi de uso de escova macia e troca mensal da escova.

Como se isso fosse fácil, todas as escovas que comprei estava escrito na caixa: macia, mas nenhuma era macia. Segundo meu conceito, a maioria era dura para minhas gengivas sensíveis. E como posso trocar todo mês uma escova de plástico, não é gerar muito resíduo?

Eco escova de Bambu Caule, Loja Caule.
Escova de Bambu macia, resistente e ecológica!

Qualquer pessoa que tem retração de gengiva sabe que precisa optar por uma escova realmente macia, a questão é encontrar. Foi quando descobri as divertidas escovas coloridas da Cura Prox que realmente são macias. A segunda escova na minha vida que considerei macia, e consegui encontrar novamente para vender.

A minha questão, porém, foi que além de ser de plástico, a Curaprox é Suíça e sai em torno de R$ 24,90, como dou preferência a produtos nacionais, a felicidade não foi completa. Apesar que casos de escravidão na Suíça, são mais raros do que na China. A outra questão é que a Suíça já é bem rica e eu prefiro manter nossas divisas por aqui.

Neste vídeo eu mostro como a escova de bambu da Caule realmente é bem macia:

.

E no Brasil?

No Brasil, porém, não tem maquinário para produzir as escovas de bambu. Nem na América Latina achei. Mesmo na Europa onde são mais cuidadosos, em geral, com a origem dos produtos, as escovas de bambu que encontrei são feitas na China.

Então só nos resta importar da China. Como a empresa que escolhemos conseguiu nos convencer dos seus padrões e sempre se mostrou idônea e como a tecnologia é de domínio Chinês, hoje estou mais tranquila com essa questão.

E, tcharan, apresento-lhes aqui a:

Escova de dente de bambu com cerdas de carvão na Loja Caule.
Bom, com isso fico feliz em ter depois dessa jornada com o bambu e com tantas escovas experimentadas ter conseguido unir o que achei de mais saudável e sustentável, em termos de escova de dentes.

Obs.: Quando entramos em contato com o fabricante  das escova nos disseram que era 100% natural – que era o que procurávamos. Pela informação que tivemos assim anunciamos. Uma pessoa explicou que não teria como as cerdas serem 100% naturais. Ouvi e fui conferir, daí mergulhei de cabeça de novo na pesquisa e fui atrás da empresa que faz as cerdas que explicou que as cerdas não são 100% naturais. O carvão ativado de bambu nas cerdas é natural, obviamente, mas o restante é plástico.  Então se já leu esse post pode ser que esteja encontrando ao invés de 100% natural – 97% natural.  Assim como sempre busquei/buscamos aqui informações o mais transparentes possível assim nos dedicamos a passar.

Eco Escova de Dente de Bambu Infantil

Agora também temos opção sustentável para escovar os dentes para as crianças! Eis aqui:

Escolhemos o Bicho Preguiça como nosso personagem da mata brasileira.

Eco escova de dente de bambu infantil na Loja Caule.

Escova de Bambu Atacado

Aqui na Caule a gente tá sempre pensando em soluções sustentáveis e, sempre que possível mais econômicas. Por isso, agora temos o opção de comprar escova de bambu atacado.

Assim quem é revendedora, lojista e até mesmo consumidora ou consumidor consciente, pode aproveitar da melhor escova de dente de bambu com valor mais econômico!

 

Combo com 10 escovas de bambu atacado na Loja Caule.

CTA para clicar e revender no post de escova de bambu