ArgilaConsumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosReceitas de Cosméticos NaturaisSaúde e Beleza IntegralTerapias

Como escolher argila?

Como escolher uma argila e produtos à base de argila?

A argila está rapidamente sendo reconhecida como uma ferramenta maravilhosa da natureza. Ela ajuda simultaneamente na desintoxicação e na nutrição celular.

As argilas removem toxinas da pele e do corpo e depositam oligoelementos essenciais a saúde das células.

Cores de argila no post sobre como escolher argila.
Argilas Terramater

Como tudo que é passado na pele em quantidades variáveis chega à corrente sanguínea e até aos órgãos, cada vez mais a escolha é por produtos naturais para higiene e beleza.

Vamos ficando mais criteriosas, não é?

Conforme passa o tempo e o interesse por determinados assuntos aumenta, mais informação e de melhor qualidade queremos! Com tanto acesso a um volume cada vez maior de informação, o desafio passa a ser encontrar fontes mais fidedignas.

Se pensar como você escolhia um vinho há 10 anos, provavelmente é bem diferente de como escolhe um vinho hoje. Há um tempo, o máximo que se perguntava era se o vinho era seco ou suave. Isso pode acontecer com o mercado em geral ou com a pessoa.

Com o mercado: por um bom tempo a maior parte das pessoas se contenta em escolher um vinho apenas pelo critério: seco ou suave.  Como o tempo, as informações fluindo melhor, a maior parte das pessoas passa a ter mais critérios para escolher um vinho.

Ainda assim, algumas pessoas podem passar uma boa parte do tempo escolhendo vinho pelo critério seco e suave e depois descobrir ou aderir a outros critérios para fazer essa escolha.

Usei o exemplo do vinho, mas serve para tudo.  Se pensar nos critérios que utilizava para comprar pela primeira vez qualquer coisa e os critérios que utiliza hoje, você vai perceber que esses critérios, muito provavelmente, mudaram, evoluíram.

E com a argila?

Com a argila é a mesma coisa. A primeira vez que comprei uma argila, comprei a primeira que encontrei. O critério era: achar, porque não era em todos os lugares que era possível encontrar na época. Fiz um tratamento para circulação e varizes com argila branca.  No final, fiz praticamente tudo da forma mais errada possível!! Desde a hora de escolher a argila, a cor da argila, a forma de aplicação, o tempo de duração…

Muito tempo passou desde então e minha compreensão do assunto mudou completamente.  Graças primeiramente à Soraia Zonta da Bioart que é apaixonada por argilas. E que foi uma das fundadoras da Terramater (empresa que tem argila certificada pela Ecocert pelo processo de extração e descontaminação). Depois à Vanessa Suany que trabalhou na Terramater, hoje trabalha como argiloterapeuta e ministra oficinas de argiloterapia. E finalmente, graças à Graciela Mendonça da Silva de Medeiros que por muito tempo esteve à frente da disciplina de geoterapia (argiloterapia) na Unisul. No curso de Naturologia e que escreveu o livro: O Poder da Argila Medicinal – Princípios Teóricos, Procedimentos Terapêuticos e Relatos de Experiências Clínicas – link para o livro, se quiser conhecer. 

E vamos aos critérios: para escolher uma argila que ao mesmo tempo seja saudável (não contaminada), eficiente (ninguém merece investir tempo se cuidando e não ter bons resultados) e ao mesmo tempo mais sustentável.

 

Sabe responder essas perguntas sobre a argila que você usa ou que está nos produtos que você usa?

Desde já, vamos deixar bem claro sobre a importância de saber essas informações antes de investir teu tempo e dinheiro na argila: Onde é extraída? Como é extraída? Como é descontaminada? Conhece o laudo técnico? Bora lá!

  1. Onde é extraída?

É cada vez mais importante sabermos a procedência do que usamos. No caso da argila, dependendo de onde é extraída tem risco de estar contaminada com: metais pesados, dioxinas e agrotóxicos. Então ao contrário do que muita gente acredita: não é porque a argila é 100% natural que ela é 100% saudável e ou sustentável.

  1. Como é extraída?

Mineração necessariamente tem impacto ambiental. Por um lado, é melhor usar a argila por ser natural e, portanto não poluir: água terra e ar, mas a extração tem impacto, sim. Mas esses impactos podem ser minimizados. Como? Seu processo de extração pode preservar a camada fértil do solo e recompor a vegetação quando possível, quando não é possível recompor a paisagem é possível fazer lagoas.

  1. Como é descontaminada?

Primeiro é importante que a argila seja descontaminada para que não contamine você. Já soube de caso de uma paciente que recebeu aplicação de argila e que foi contaminado com bicho geográfico. Por isso, atenção à origem da argila que está usando e à idoneidade do local e da pessoa que trabalha com geoterapia. Se é você o terapeuta, prime para dar o melhor atendimento e deixe seus clientes a par dos seus cuidados e critérios. Eles se sentirão mais seguros e cada vez mais confiantes no seu trabalho. As argilas em geral são descontaminadas com raios gama – o que diminui as propriedades das argilas e ao mesmo tempo gera lixo radioativo. As argilas também podem ser descontaminadas com calor, sem afetar o seu valor terapêutico e sem procedimentos problemáticos para o ambiente.

  1. Conhece o laudo técnico?

Provavelmente a sua resposta é não. Deveria investigar! Sim! Peça o laudo técnico à loja onde compra sua argila e ou à marca da sua argila para ter certeza da sua procedência e qualidade.

Se ficou convencida da necessidade desses cuidados, pode escolher as argilas da Terramater que respeita todos os cuidados acima listados. E é por isso que a Caule escolheu trabalhar só com essas argilas.

A Terramater

É uma empresa brasileira e catarinense que nasceu do sonho de duas amigas de levar o melhor cuidado às pessoas pela sabedoria milenar impregnada nas argilas milenares. A empresa conseguiu a certificação orgânica para suas argilas, pelo fato do processo de extração e descontaminação serem limpos e ecológicos.

Em um raio de 1,5km da mineração não existe nenhuma atividade agrícola ou pecuária, o que colocaria em risco a qualidade e pureza de suas argilas. Além do mais, as argilas da Terramater são peneiradas atingindo uma granulometria mais fina com isso a interação com a pele é mais eficiente melhorando os resultados estéticos e terapêuticos.

Desse modo e por todos esses diferenciais é que as argilas Terramater estão ganhando o mercado nacional e internacional. Sendo comercializadas no Brasil, Itália, França, China, Japão, EUA, África do Sul, entre outros.

CTA para clicar e comprar no post de carvão ativado.

 

Como preparar a máscara de argila

Conforme as indicações da Vanessa Suany:

  1. Misture 1 sachê de Máscara de Argila Terramater com água mineral ou filtrada, aos poucos, para não deixar muito líquida. Esse cuidado é importante já que a água também é absorvida.

Obs 1.: Não adicione qualquer outro composto que não seja argila, pois, cada argila tem uma frequência específica que é determinada pela agitação das estruturas cristalinas de seus átomos. Então, para que possa aproveitar  100% de suas propriedades, a gente recomenda a aplicação logo após o preparo.

Obs 2.: O ponto é de uma mousse ao misturar com água, não deve ser muito grossa, nem líquida ao ponto de gotejar!

2. Higienize o rosto com um sabonete facial natural que tem o pH específico para a pele sensível do rosto.

Abaixo o vídeo sobre a nossa OFICINA ONLINE DE MÁSCARA DE ARGILA com essas e outras informações de como aplicar e remover a argila de forma mais prática, rápida, econômica e limpa:

.

3. Faça uma esfoliação com os cristais de quartzo 100% naturais da Terramater para retirar as células mortas e liberar as células para receberem o tratamento das Máscaras de Argila da Terramater.

4. Aplique a Máscara por todo rosto e colo com uma espessura de cerca de meio centímetro. Aguarde 15 minutos. Se a máscara der qualquer sinal de que começa a secar já pode ser removida. Portanto, de forma alguma ela deve secar, pois quando seca, ela pode depositar as impurezas que retirou na superfície da pele, de novo na sua pele. Assim como retira as toxinas pode devolver, caso seque.

5. Para remover – reidrate toda máscara e retire com a espátula de madeira da Caule o excesso. Eu digo que a remoção é parecida com fazer a barba com navalha. Depois é só lavar o rosto com água fria. Aproveite os efeitos e regulação da oleosidade, rejuvenescimento, clareamento e remineralização.

CTA para clicar e comprar no post de carvão ativado.

Observação importante

Espátula de Madeira Tipo Faca para Aplicação/Remoção de Argila – Caule

Primordialmente, não use materiais metálicos para a manipulação da argila. Nem para misturar, nem aplicar e nem retirar. É por isso que mais uma vez enfatizo a funcionalidade da espátula de madeira da Caule. Ela é uma espátula preparadora, aplicadora e removedora de máscara de argila pensada em cada detalhe para isso, dá uma olha aqui.

E-books: temos vários E-books para agregar mais conhecimento sobre os cosméticos naturais e veganos e o catálogo online da Caule!

Veja o que temos na loja de: MAQUIAGEM NATURAL

CTA para clicar e revender no post de como escolher argila.

4 thoughts on “Como escolher argila?

  • Ana Marcelina

    Olá, estou fazendo bacharelado em publicidade e propaganda no último ano.
    Estou fazendo meu TCC sobre uma análise do mercado de cosméticos naturais com enfase em argilas, gostei muito do texto que escreveu sobre as argilas, poderíamos conversar melhor sobre isso?

    Muito obrigada!

    • Janine Schmitz

      Oie, Ana! Te respondi no teu e-mail! Claro! Estou a disposição! Beijo!

  • Ana Marcelina

    Olá, estou fazendo bacharelado em publicidade e propaganda no último ano.
    Estou fazendo meu TCC sobre uma análise do mercado de cosméticos naturais com enfase em argilas, gostei muito do texto que escreveu sobre as argilas, poderíamos conversar melhor sobre isso?

    Muito obrigada!

    • Janine Schmitz

      Oie, Ana! Te respondi no teu e-mail! Claro! Estou a disposição! Beijo!

Fechado para comentários.