Causa CauleConsumo ConscienteEmpreendedorismo socialEntrevistasEstilo de Vida EcológicoSem categoria

Absorventes ecológicos e coletores menstruais: autocuidado e sustentabilidade lado a lado

Coletores menstruais e absorventes ecológicos são alternativas para preservar nossa saúde e a saúde da Terra. Considerando que a idade fértil da mulher dura em média 37 anos, você já parou para pensar no impacto à saúde feminina e ao meio ambiente dos absorventes convencionais?

Se não pensou, demorou, não? Afinal estamos falando de inúmeras substâncias sintéticas em contato íntimo com o corpo. São diversas químicas cancerígenas capazes de provocar alergias e cistos – conforme apontam algumas pesquisas.

Estima-se que uma mulher usa de 10 a 15 mil absorventes na vida durante seus 450 ciclos menstruais. Isso é, também e exclusivamente, um impacto financeiro no bolso feminino. E, sobretudo, o descarte desse lixo gera grandes danos ambientais: cerca de 150 kg (cada uma) por todos os anos da vida fértil. Outro dado aponta que são mais de 45 bilhões de absorventes higiênicos descartados por ano na natureza, sendo a maioria daqueles compostos de plásticos e materiais sintéticos que não se deterioram. Já leu o rótulo do seu absorvente?

Bem, levando todos esses pontos em consideração, você deve estar se perguntando se existe alternativa conveniente para as mulheres modernas, que precisam de comodismo, praticidade e conforto. A boa notícia é que sim! Melhor que isso: existem alternativas saudáveis e sustentáveis: os absorventes ecológicos e os coletores menstruais.

Em 2010 a Janine, idealizadora da Caule resolveu se dedicar nessa causa e como professora de yoga orientar para o uso de absorventes reutilizáveis que chamavam de abiosorventes, confira aqui a entrevista: Entrevista Janine Schmitz à TV UNIVALI em 2010

abiosorvente Dentre as opções existentes no mercado, merece destaque os absorventes orgânicos e veganos da Natracare e os coletores menstruais da Korui.

Absorventes biodegradáveis e orgânicos

A Natracare buscou atender a crescente demanda de consumidoras conscientes que aliam cuidado com a saúde e preocupação com a natureza. A empresa produz os primeiros absorventes veganos e ecológicos comercializados no país. São hipoalergênicos, não contém cloro (usado para clarear), químicos sintético e perfume; são feitos com matérias-primas vegetais e naturais; possuem tecnologia de absorção sustentável, utilizando apenas celulose remanejada; produzidos com algodão 100% orgânico certificado; e, biodegradável em cinco anos.

Comercializados em cerca de 60 países, os produtos da Natracare são livres de dioxinas (substâncias tóxicas resultantes da queima do cloro no branqueamento de produtos como papel, lenços, fraldas…), que estão relacionadas a diversos problemas no organismo, como câncer, anormalidades no sistema imunológico e diabetes. Também não possuem plásticos, que são derivados de petróleo e cuja produção libera gases e toxinas do efeito estufa.

Mas a grande vantagem dos absorventes Natracare é o algodão 100% orgânico e certificado. Disponíveis nas versões externo, diário e interno, é nesta que se percebe um importante benefício: a redução do risco da Síndrome de Choque Tóxico (TSS), quando comparado com o absorvente interno tradicional.

TSS

A Síndrome de Choque Tóxico é uma doença rara mas fatal, causada por uma bactéria que pode produzir toxinas no corpo humano. Um estudo elaborado sobre uma amostragem de 20 absorventes internos de diversas marcas, incluindo os tampões Natracre 100% algodão, e concluiu que todos os absorventes internos fabricados totalmente em algodão não produziam a perigosa toxina TSS da bactéria estafilococcus, enquanto todos os outros a produziam. Mais um motivo para preferir absorventes ecológicos e coletores menstruais.

Coletores menstruais

O coletor é um copinho de silicone para uso intravaginal com a finalidade de coletar o sangue menstrual. É uma opção inteligente, reutilizável, econômica, ecológica e saudável. Se bem cuidado e limpo, ele pode durar até 10 anos.

O coletor tem ainda como proposta os princípios da Permacultura, que intenciona a permanência da energia no planeta, podendo devolver seu ciclo à Terra, fortalecendo e nutrindo as plantas. É um relacionamento íntimo de aceitação com o próprio corpo e consciência ecológica.

Os coletores Korui estão disponíveis nas opções: Leve, Normal e Intenso. O primeiro é indicado para pessoas mais jovens e adolescentes, e para quem tem o colo do útero muito baixo. É adequado para fluxos muito leves e moderados. Já o Normal se adapta bem à maioria das pessoas. O Intenso é adequado para fluxos muito intensos, pessoas mais velhas ou com filhos, devido à perda da tonicidade do assoalho pélvico.

Coletor menstrual
Coletor menstrual

Autocuidado

Seja qual for sua escolha, o importante é que ela seja responsável. Absorventes ecológicos e coletores menstruais são uma opção viável financeiramente e preservam a nossa saúde e a do planeta.

Em se tratando de higiene íntima, é um cuidado ainda mais especial. Portanto o consumo consciente vai além de uma demonstração de amor a si e ao planeta. É uma veneração ao sagrado. É reverenciar o feminino.