Consumo ConscienteEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroSem categoria

Limpeza Ecológica: como substituir a esponja de lavar louça?

Nossa, e agora? Como fazer uma limpeza ecológica? Como substituir a esponja de lavar louça? Que é feita de um material tão poluente?!

Post atualizado: 07/03/2023

Socorro! Alguém aí pode me ajudar???

Pra ti também apareceu um cenário parecido com esse? Quando começou a questionar os efeitos prejudiciais dos produtos de limpeza convencionais?

Mas fica tranquila ou tranquilo, já passei por isso, e sei muito bem como é! A transição é bem mais simples do que parece, aqui vai uma ajudinha 😉

Em primeiro lugar, vou avivar a nossa mente do porque evitar as esponjas convencionais de lavar louça.

Quanto tempo demora para a esponja se decompor?

Sabe quando usa determinado item e não se dá conta do quanto ele é poluente? Isso acontece frequentemente com as esponjas para lavar louça sintéticas, que são feitas de poliuretano, um derivado do petróleo.

Transição para a bucha de louça no post de limpeza natural da Loja Caule.Uma esponja sintética pode demorar 100 anos ou mais para se decompor, já sabia que era tudo isso? Uma simples esponjinha… pois é, e se parar pra pensar que ela teve utilidade por 2 semanas no máximo, depois vai levar todo esse tempo para se degradar…

Ou seja, fica claro que não tem sentido utilizar materiais como esse, que serão “úteis” por duas semanas e “inúteis e poluentes” por um século ou mais.

Cabe a nós, mudar os hábitos de consumo e selecionar materiais e produtos de limpeza naturais mais sustentáveis para o planeta.

Limpeza Ecológica: como substituir a esponja de lavar louça de forma sustentável?

Antes de mais nada, substituir a “esponja de plástico” tende a ser um dos primeiros passos quando começamos a questionar os materiais e ingredientes daquilo que consumimos.

É verdade que foi quase um choque quando descobri que a esponjinha de louça convencional, aquela amarelinha e verde, é feita de plástico. Sério, eu não sabia, achava que era algum tipo de espuma, sei lá…

Porém, quando tive consciência, corri procurar outras alternativas sustentáveis e percebi como substituir a esponja de lavar louça é fácil, atualmente tem muitas opções.

Ufa! Foi um grande alívio quando eu soube que pode usar a bucha vegetal para lavar louça. Eu sabia que podia usar no corpo, sempre gostei, mas na louça não sabia…

Adaptação: logo quando substituí a esponja de lavar louça pela buchinha vegetal, confesso que achei um pouco estranho. Ela parecia diferente na mão, que não encaixava na louça… mas depois percebi que isso não passava de condicionamentos… a mente fica condicionada e na transição é preciso ultrapassar essa barreira, como tudo na vida.

Finalmente, depois da adaptação veio a alegria e o bem-estar. Sentir o toque da bucha vegetal nas mãos é uma delícia, a textura da fibra natural não agride. Isso sem falar do sabão natural, mas em outro post entro nessa questão.

Então, sim! Pode substituir a tua esponja sintética, só vai trazer benefícios para o dia-a-dia e ainda vai contribuir em não poluir o planeta. Porque quando ela ficar sem uso, é só colocar na composteira ou enterrar no quintal.

A bucha vegetal é biodegradável e compostável, viva!!!

Bucha vegetal sem agrotóxico para limpeza geral da Loja Caule.
Bucha Vegetal sem Agrotóxico e sem Branqueamento M (~ 15 cm) – Caule

Como substituir a esponja de lavar louça em sujeiras difíceis?

Desde já é legal saber que agora temos mais opções na hora de substituir a esponja sintética, isso traz mais conforto e praticidade para o dia-a-dia.

Por exemplo, muitas vezes nos deparamos com sujeiras mais resistentes, não é mesmo?

Esponja de rede de pesca e sabão de coco natural da Loja Caule.
Dupla imbatível: Esponja de Rede de Pesca + Sabão de Coco

A Esponja de Rede de Pesca é ótima para remover sujeiras mais difíceis por causa do seu material que é bem mais abrasivo do que o da bucha vegetal. Nesse sentido, gosto usá-la para lavar panelas ou refratários de molhos que costumam ficar bem grudados…

Também gosto de utilizar a esponja de redes de pesca retiradas do mar junto com o sabão de coco em barra para finalizar a limpeza da pia quando termino de lavar a louça e na faxina em geral.

Cuidar da casa, ou do trabalho utilizando a limpeza ecológica gera economia, tanto financeira, como a dos resíduos gerados.

A bucha vegetal pode durar até 2 meses (deixando ela secar entre as lavagens, e secar ao sol de vez em quando), bem mais do que as 2 semanas da esponja sintética.

E a esponja de rede de pesca (que se estivesse perdida no mar ficaria cerca de 6 mil anos) pode durar anos se bem cuidada e higienizada.

E ainda participamos ativamente da retirada de lixo do mar ao adquiri-la!

Confere esse vídeo mostrando as buchas que temos na Caule:

Utilizando recursos disponíveis na limpeza ecológica

Em outro momento pode se deparar com aquela sujeirinha em algum cantinho que não consegue limpar, já aconteceu contigo?

Do mesmo modo, pode utilizar recursos que já tem em casa e evitar o plástico. Por exemplo, ao invés de comprar uma escovinha de limpeza de plástico, pode usar a escova de bambu que não serve mais para escovar os dentes na faxina ecológica.

A cerdas da escova de bambu conseguem alcançar os cantinhos mais estreitos e limpar a sujeira com facilidade.

Pode destinar uma escova de bambu antiga para deixar na cozinha e uma outra no banheiro, assim consegue fazer uma limpeza natural e segura.

Manutenção e higiene das esponjas ecológicas

Agora vou mostrar como é simples e rápido fazer a manutenção das esponjas, tanto da bucha vegetal quanto da esponja de rede de pesca.

Bucha Vegetal é importante a bucha secar entre uma lavagem e outra, senão ela vai durar menos e pode ficar amolecida e criar fungos e bactérias. Para isso, basta somente deixá-la secar em local ventilado.

Uma vez por semana, ou quando achar necessário, deixe a bucha vegetal de molho com a mistura de 1/2 colher de chá de vinagre + 1/2 colher de chá de bicarbonato + água o suficiente para cobrir a bucha. Deixar por pelo menos 15 minutos.

Esponja de Rede de Pesca – gosto de deixar secar igual faço com a bucha vegetal. E quando quero que fique mais limpinho, deixo ferver por 10 minutos somente com água.

Mas o que faço depois de utilizar na limpeza, é lavar com o sabão de coco em barra, fica como novo.

Se prefere facilitar a vida, pode colocar pra ferver os 2 de uma só vez! A esponja de rede de pesca e a bucha vegetal tudo junto por 10 minutos, melhor né?! ?

Alto rendimento e durabilidade → ECONOMIA

Os acessórios e produtos de limpeza naturais só agregam valor ao dia-a-dia, acabam gerando economia, pois tem alto rendimento e durabilidade. Da mesma forma que evitam a produção de resíduos.

Enfim, se estiver lendo esse post até aqui é porque já tem uma mente ecológica e consciência sobre o que consome. Agora é colocar em prática e participar de atitudes para um mundo mais sustentável.

E agora para uma limpeza ecológica…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de limpeza natural na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
… clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.

Raquel Braga

Raquel é terapêuta ayurveda com mais de uma década de experiência e está com a gente na Caule e no Ecosalão há mais de cinco anos. Apaixonada por saude e beleza natural.