Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosEstilo de Vida EcológicoLixo ZeroMales dos Cosméticos ConvencionaisSaúde e Beleza Integral

Disruptores endócrinos nos produtos de higiene e beleza

Disruptores endócrinos – moléculas que bagunçam nosso sistema endócrino – criados por nós seres humanos – só isso é consternador. Relacionados a beleza nem se fala. Ameaçando, especialmente, os bebês é algo que precisamos resolver com urgência!

Atualizado em: 09/05/2023

Nosso corpo na história

As pessoas estão obcecadas pela aparência jovem. Isso não é novidade. Afinal, desde a Grécia Antiga isso já inquietava a sociedade.

A novidade é que nos dias atuais o corpo entrou em seu período áureo. E a indústria cosmética por consequência…

Diariamente testemunha-se uma crescente corrida ao consumo obsessivo de novidades estéticas. Os esforços em torno de um corpo ideal compõe uma nova utopia.

Esses esforços são justificados pela sua identificação com um novo arquétipo de humano feliz.

Disruptores endócrinos e nosso corpo

Um dos pontos da questão é a ameaça à saúde humana e planetária. Ou seja, a ameaça oriunda das substâncias tóxicas que compõem os itens da cosmética sintética.

Alguns exemplos do resultado do uso são os diversos tipos de câncer nos sistema reprodutor e endócrino.

Ainda desde redução do número de espermatozoides e  feminilização de machos e masculinização de fêmeas.

Alguns disruptores endócrinos mais comuns

Ftalatos, Bisfenol-A (BPA), parabenos e fragrâncias são substâncias muito problemáticas. Ou seja, essas e outras são encontradas nas composições dos cosméticos sintéticos.

Esses ingredientes estão nos produtos de higiene mais básicos do dia-a-dia. Como por exemplo: xampu, desodorante, sabonete…

Outro ponto em comum dentre eles é que lamentavelmente são disruptores endócrinos.

Isso significa que a interferência no sistema endócrino induz a alguns efeitos tóxicos no desenvolvimento e na reprodução.

Disruptores endócrinos
Disruptores endócrinos: o que são e como agem? –  Clique na imagem para aumentar

Efeitos a temer e como prevenir

Alguns dos possíveis resultados: infertilidade e anomalias, como má formação dos órgãos reprodutores. E o mais grave é a escala.

Numa escala jamais vista nos animais e nos seres humanos. Itens como desodorante, perfume, protetor solar, sabonete e xampu contêm essas substâncias tóxicas.

Esse coquetel diário (pois a gente usa todos os dias, desodorante até 2x ao dia) de ingredientes nocivos se une a outros sintéticos provenientes ainda da alimentação, dos medicamentos, até mesmo das roupas e brinquedos.

Disruptores endócrinos podem causar câncer?

O resultado é uma crescente nos casos de câncer de mama, próstata e tireoide, por exemplo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Brasil tenha, em 2019, quase 60 mil novos casos de câncer de mama e quase 70 mil casos de câncer de próstata.

A estimativa é que o câncer de tireoide atinja 1570 homens e mais de 8 mil mulheres.

Agora em 2023 a situação piorou, o câncer de mama está com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. E o de próstata com 72 mil casos novos estimados a cada ano.

Neste vídeo eu falo sobre a Alergia a desodorante, que pode ser uma das causas do câncer de mama:

Órgãos internacionais de saúde, o que nos dizem?

Mesmo a exposição a essas substâncias sendo em muito baixa concentração, os danos à saúde humana e animal são comprovados em muitos estudos científicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de 800 compostos químicos suspeitos de interferir no sistema hormonal.

A maioria ainda está sendo submetida a mais estudo, enquanto isso nós continuamos como cobaias…

Mas a Comissão Europeia garante que pelo menos 66 destes compostos, como:

  • Bisfenol A (BPA);
  • Dioxina;
  • Atrazina;
  • E vários ftalatos (BBP, DEHP, DOP e DBP), têm “clara evidência de perturbação da atividade endócrina”.

Vamos entender mais sobre alguns dos disruptores endócrinos, abaixo.

Ftalatos

Há alguns anos, os pesquisadores vêm relacionado os ftalatos à asma, ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, câncer de mama, obesidade e diabetes tipo II, baixa do QI.

Ou seja, desequilíbrios ligados ao neurodesenvolvimento, aspectos comportamentais, desordens no espectro do autismo, desenvolvimento reprodutivo alterado e aspectos ligados à fertilidade.

Como disruptores endócrinos eles imitam o estrogênio e o androgênio, provocam uma superestimulação, ligam-se ao recetor e bloqueiam a ligação das hormonas.

Bisfenol-A (BPA) 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino. Como?

Aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano. E o resultado para nós são danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.

O que mais impressiona sobre o BPA é que o contaminante pode atravessar a placenta e atingir o feto em desenvolvimento. E se esse feto é do sexo feminino, altera em um terço a probabilidade desta fêmea não produzir óvulos normais. 

Parabenos

Vários compostos de parabenos apresentam atividade estrogênica, além disso, numerosos casos de reações adversas principalmente reações de hipersensibilidade.

Devido à alta lipofilicidade dos parabenos e seu baixo peso molecular, a absorção ocorre com mais facilidade, possibilitando a ocorrência de efeitos indesejáveis.

A grande discussão gerada pelos efeitos estrogênicos causados pelos parabenos traz maior preocupação quando se remete à utilização de cosméticos infantis.

A maior susceptibilidade do público infantil à exposição a produtos químicos, durante os períodos de desenvolvimento embrionário, fetal, infantil e crescimento, pode resultar em um efeito negativo permanente e até mudanças sutis podem levar a um déficit funcional importante.

Fragrâncias

As fragrâncias são grandes vilãs da cosmetologia, pois estão presentes em praticamente todos os cosméticos, incluindo os chamados “sem perfume”.

Elas formam um grupo de mais de 3 mil substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos. 

O intuito é disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação e tornar o produto mais atrativo.

Além de conter parabenos e ftalato na fragrância sintética, os ingredientes são protegidos sob a expressão “segredos industriais”, não sendo, portanto, explícitos nos rótulos.

Encontre cosméticos naturais veganos, seguros pra quem utiliza e que não poluem nossas águas aqui:

HIGIENE E BELEZA SAUDÁVEL

Comprovação científica

No ano de 1992, em Copenhague, na Dinamarca, o especialista em reprodução humana, Niels Skakkebaeck, da Universidade de Copenhague, constatou espermatozóides anormais e queda na contagem na ordem de 50%, no período de 1938 a 1990. Relacionaram a fatores ambientais.

A partir da década de 1950 ocorreram diversos “acidentes ambientais” causados pela poluição química, porém ninguém fazia o elo com a queda do número de espermatozóides.

No entanto, no ano de 1987, a cientista Theo Colborn montou o quebra cabeça e publicou tudo no livro “Assalt on the male” em português “O Futuro Roubado” (1997).

Ela descobriu que os agentes químicos sintéticos mimetizam a produção do hormônio estrogênio e acabam definindo o futuro do feto que nascerá.

Assim como as possíveis consequências para a saúde e para o comportamento sexual dos indivíduos: machos afeminados e fêmeas masculinizadas.

Vários estudos em animais demonstraram que os seres humanos são vulneráveis aos agentes químicos sintéticos, os quais alteram os hormônios.

De acordo com Colborn, temos corrido riscos enormes e, sem saber, temos brincado com a nossa própria sobrevivência.

Porque nós mulheres somos as maiores vítimas e responsáveis

Por serem os cosméticos uma das principais fontes de contaminação por toxinas a que os seres humanos se submetem todos os dias, a preocupação é maior entre as mulheres, que utilizam em média 12 produtos por dia – o dobro dos homens.

Isso ficou evidente mais acima, com os casos de mama crescendo rapidamente de 60 mil casos previstos em 2019 para 74 mil casos novos previstos até 2025…

Aqui na Caule a gente tem um lema: foco na solução! Então aos poucos estamos desenvolvendo nossos próprios produtos da marca Caule. É um verdadeiro desafio, mas a gente segue firme e feliz em poder proporcionar um cosmético saudável.

Quem saiu do “forno” mais recentemente é o nosso maravilhoso desodorante 100% natural:

Desodorante Natural Vegano Caule NEEM | ALOE | HORTELà

Temos também outros produtos, confere aqui nossa linha completa da Caule eco.lógicos!

Para saber mais sobre as substâncias sintéticas nocivas presentes nos cosméticos, acesse o Guia de Cosméticos Saudáveis para as Pessoas e o Planeta.

Outras publicações são:

  • o livro Primavera Silenciosa (1962), de Rachel Carson, que já chamava a atenção para os riscos da poluição química. A obra é considerada a “Bíblia” do ambientalismo;
  • e O Futuro Roubado (1997), de Theo ColbornDianne Dumanoskie John Peterson Myers, que revelações drásticas sobre os disruptores endócrinos vêm à tona. Ambas estão disponíveis gratuitamente para download.  

E o documentário aqui: Assalt on Male

Disruptores endócrinos

 Vem se cultivar com a gente!