Causa CauleCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosMales dos Cosméticos ConvencionaisReceitas de Cosméticos NaturaisSaúde e Beleza Integral

Ayurveda & Slow Beauty

É natural desejar a beleza e não precisamos nos desculpar por cuidar dela. O Ayurveda (ciência da vida) nos ensina que a beleza é natural quando estamos plenos de saúde e vitalidade e ela é o reflexo da própria beleza interior. Vou explicar como essa ciência milenar se complementa com a nova tendência de Slow Beauty.

Mas com o mercado da beleza em acensão, frequentemente recorremos à beleza artificial para nos sentirmos desejadas: dos cosméticos tecnológicos, cirurgias invasivas aos modismos que não refletem realmente a individualidade que somos. E na ânsia pela beleza imediata perdemos o simples e o essencial: respeitar nosso corpo e nosso tempo.

É tempo de desacelerar , ouvir e reconhecer o seu corpo.

Depois do Slow Food (alimentação devagar) o movimento Slow Beauty (beleza devagar) faz esse retorno: valorizar a beleza natural, diminuir a quantidade de consumo e saber de onde vêm e para onde vai o que utilizo no meu corpo.

Slow Beauty e AyurvedaO Ayurveda caminha neste sentido há milênios e propõe quatro pilares para o auto-cuidado: equilibrar as emoções, o estilo de vida, a alimentação e o ambiente condizentes com seu biotipo (dosha). Essa ciência da vida tem conceitos estritos quanto ao que é natural e recomenda passar na pele somente aquilo que possa ser ingerido, pois a pele é o maior órgão de todos e nosso tecido protetor extremamente permeável. Ayurveda trata a causa e não o sintoma, não maquia o problema, toma o tempo para resolver, o que combina com ideia central do Slow Beauty, tomar o tempo necessário.

Diariamente são criados novos químicos para favorecer principalmente a indústria e o tempo de prateleira dos cosméticos e a grande maioria são extremamente nocivos ao nosso corpo e ao ambiente, poluindo nossas águas internas e externas. Mesmo contendo princípios ativos naturais, eles são pouco absorvidos pela pele devido ao meio “estéril” em que se encontram, como os derivados do petróleo, que acabam por entupir os poros, causando uma barreira contra a penetração do princípio que seria benéfico para o corpo.

Para o Ayurveda, a pele é uma via importante de absorção de medicamentos. Por isso as massagens ayurvédicas são feitas exclusivamente com óleo vegetal morno e ervas que penetram profundamente por todas as camadas da pele levando o benefício das substâncias diretamente na corrente sanguínea. Do mesmo modo podemos fazer com os cosméticos, aproveitar esse “mecanismo” e proporcionar ao corpo e à pele um tratamento pelas substâncias vivas que funcionam por uma combinação sinérgica de princípios ativos que estão em equilíbrio na natureza.

Slow Beauty - Ervas e óleosTratando-se de cosméticos o Ayurveda valoriza o uso de ingredientes in natura e leva a cozinha para o banheiro ao preparar as mais deliciosas combinações de cereais, óleos, mel, plantas e frutas frescas para proporcionar uma verdadeira nutrição para a pele e os cabelos.  Nada mais prazeroso que deixar-se ir nestas horas de preparo e aplicação destes alimentos que nos tratam profundamente. Existem cosméticos e preparados ayurvédicos consagrados pela tradição milenar que levam muitos ingredientes e ervas que têm ação conjunta em seus ativos na proporção que se encontram naturalmente, sem necessidade de tecnologias artificiais. São produtos que dialogam e são reconhecidos por nosso corpo porque possuem a mesma linguagem, a linguagem da natureza, proporcionando conforto, beleza e cura. Beleza integral de dentro para fora, sem stress – Ayurveda e Slow Beauty!

 

Tainá Artuso - Slow BeautyTainá Artuso – terapeuta ayurvédica e produtora dos cosméticos naturais Pradhana escreveu esse texto, eu só fiz o upload.