Estilo de Vida Ecológico

VEPs – Very Ecological Persons (Pessoas Verdadeiramente Ecológicas)

A Enciclopédia Livre Wikipédia conceitua:

“VIP (da expressão inglesa Very Important Person tradução literal para “pessoa muito importante”)”, VIP foi um termo proposto para dar destaque à certos cargos, pessoas e seu status. Destacar do contexto.

O mundo continua girando e vamos percebendo como humanidade e sociedade, que esse destaque passa a ter outros motivos e que destaque é bom, mas também pode dar uma conotação de não participante e que pertencimento em alguns momentos é ainda melhor.

Com o acesso de tantos à Internet, fica cada vez mais clara a vontade de estar envolvido, engajado, participativo, incluído, pelo alto grau de adesão às Redes Sociais. Daí surge o conceito VEP (Very Ecological Person – Pessoa Verdadeiramente Ecológica) em contraponto ou até complemento ao VIP (Very Important Person – Pessoa Muito Importante).

“A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia

Ou seja, uma pessoa muito ecológica é uma pessoa consciente das interações entre os organismos e seu ambiente, não só em nível material, mas também emocional, mental e espiritual. Uma pessoa ecológica é capaz de perceber que suas decisões e ações geram um “efeito dominó” ou “efeito borboleta” e atuam com a responsabilidade que essa percepção implica.

Mais dia, menos dia, nos tornamos pessoas ecológicas ou mais ecológicas, ou seja, temos clareza e cada vez mais clareza dos resultados à curto, médio e longo prazo de nossas escolhas.

Para resumir: VIPs se destacam e VEPs se engajam, se envolvem e não são termos excludentes.

VEPs
Cuidam do mundo muito bem, como da sua casa.
Quando se dão conta que algo em sua casa não tem muita serventia logo pensam em um destino mais útil. Hum! Quem sabe esse freezer fará a diferença para aquele conhecido que está começando a produzir quitutes integrais congelados para vender?

VEPs
Cuidam de todos muito bem, como cuidam de sua família!
Hum! Esse sabão em pó que vai embora pelo meu ralo não deve ser muito agradável à pele dos peixes e sapos! Vou usar sabão de coco!

VEPs

Cuidam de todas as relações muito bem, como cuidam das relações mais próximas com pais, com filhos. Ficam satisfeitos em dar sinceros e sonoros “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa Noite” ou ajudar a carregar a mochila de alguém de pé no ônibus.

Como diz Leonardo Boff: O negócio é Saber Cuidar! Se todos cuidarmos bem de tudo e de todos, tudo fica cada vez melhor!

Não é sempre que a gente tá lá muito VEP, mas quanto mais a gente experimenta mais a gente gosta e se satisfaz!


Obs.: A foto é da VEP Nicole Dextras do seu projeto EGO/ECO (http://fullertonarboretumblog.com/egoeco/)