Consumo ConscienteEstilo de Vida EcológicoSaúde e Beleza Integral

Plantar a Lua: Reconexão com a Natureza Feminina!

O ato de Plantar a Lua é um resgate a sabedoria de nossas ancestrais, que acompanhavam seu ciclo menstrual através das fases da lua.

Post atualizado 09/11/2022

Em tempos aonde não existia a energia elétrica e a alimentação era cultivada pelas comunidades, sem o consumo dos alimentos artificiais.Plantar a lua e adubar plantas com o sangue menstrual, usando o coletor da Loja Caule.

Nesse tempo as Mulheres assumiam um grande papel na comunidade – que por muitas vezes eram nômades – pois quando chegava a Lua Nova elas menstruavam juntas.

Se recolhiam em “Tendas da Lua Vermelha”, sendo um momento de muita sabedoria e renascimento para a comunidade.

Ao saírem da “Tenda da Lua Vermelha” eram recebidas com muito respeito e escuta, pois traziam informações dos próximos caminhos da comunidade.

Plantar a Lua…

O nome Plantar a Lua, surgiu do entendimento que o ciclo menstrual é regido pelo ciclo lunar. Por isso na Ginecologia Natural chamamos o Ciclo Menstrual de Lunação e a Menstruação de Lua.

Nesse sentido, o acompanhamento do ciclo é seguido através das fases da lua. E Plantar é entregar a sua Lua – seu sangue menstrual – à Terra em agradecimento a todos os ensinamentos que foram relembrados durante toda a Lunação.

Em reconhecimento das memórias de nossas Ancestrais, da cura do feminino, da nutrição e do perdão. Para que a Terra transforme em novos ensinamentos.

Sendo assim uma oportunidade de reconhecer esse processo vital da natureza feminina e incentivar ao autoconhecimento.

Além disso, a menstruação tem seu valor biológico para Terra como fertilizante.

Isso justifica o aprofundamento de pesquisas no campo acadêmico voltadas para o uso do Sangue menstrual na recuperação de órgãos.

Em razão de sua alta capacidade de ser transformado em tecidos do corpo, por ser rico em células Mesenquimais a “célula do futuro”.

Já conhece a categoria MENSTRUAÇÃO NATURAL em nosso site:

CTA para clicar e comprar no post de plantar a lua.

Como Coletar o Sangue Menstrual?

Primordialmente, podemos agradecer o momento no qual estamos. Temos novas e boas alternativas que estão disponíveis para auxiliar na harmonização com o ciclo menstrual e com a sustentabilidade do nosso planeta.

Se quer coletar o Sangue Menstrual para Plantar a Lua, pode usar:

  • Coletor Menstrual ou copo coletor é um copinho de silicone no qual é introduzido no canal vaginal e o sangue é coletado.

Ele é bem aceito pelas mulheres, pelo reconhecimento do próprio sangue, conectando-as ao cheiro, a textura e a cor do seu sangue.

E também pela possibilidade de ser reutilizável, podendo ser utilizado a cada lunação. A durabilidade do coletor menstrual pode chegar há até 10 anos.

Uma observação a ser compartilhada: é que o uso do copinho é feito durante o dia. É importante dormir à noite sem o copinho para que o fluxo saia livremente.

  • Absorvente reutilizável ou Calcinha Absorvente, também é reutilizável. Geralmente são confeccionados com tecidos de fibras naturais. São impermeáveis, sendo respiráveis e saudáveis para natureza feminina, pois permite que o fluxo flua livremente.

Muitas mulheres se adaptam facilmente aos Absorventes de pano e Calcinhas absorventes. No caso dos absorventes, por serem envolvidos na calcinha e suas abas abotoadas, deixando-os presos facilitando na mobilidade. E no caso das calcinhas, por serem confortáveis e muito práticas de usar.

Para mulheres que passam por fluxos bem intensos, existe uma variedade de tamanhos dos absorventes de tecido. Além de serem coloridos e com estampas divertidas.

CTA para clicar e encontre no post de plantar a lua.

Como plantar a Lua com sangue menstrual?

Primeiramente, separe um recipiente como uma bacia lunar ou um frasco de vidro para que possa utilizar nas suas lunações.

Se você usa o coletor menstrual: dilua o sangue com água em sua bacia lunar e entregue a Terra.

Coletor menstrual korui para plantar a lua, na Loja Caule.
Coletor Menstrual Korui – Normal – Avermelhado (Pitanga)

Ou se você usa o Absorvente de pano: deixe-o de molho em água fria por alguns minutos dentro da sua bacia lunar até o sangue sair do paninho. Após coletar o sangue, o paninho pode ser lavado com água morna e sabão de coco.

Absorvente korui para coletar a menstruação e plantar a lua, na Loja Caule.
Absorvente de Pano Korui – Noturno – Conforto Seco – Astral

Mas se prefere usar a Calcinha Absorvente: basta seguir as mesmas orientações do absorvente de pano. Deixando de molho um pouquinho para soltar o sangue e logo após lavar conforme o indicado.

Calcinha absorvente korui para coletar a menstruação e plantar a lua, na Loja Caule.

E o sangue que ficou no recipiente é utilizado para Plantar sua Lua. Cada mulher vai sentir a melhor forma de entregar sua Lua a Terra.

A criatividade é infinita, você pode entregar a cada dia da sua menstruação. Ou reservar o sangue coletado em uma garrafa de vidro e entregar em um só dia, após terminar o fluxo.

Para esse momento, retire um espaço de tempo para você silenciar e se acolher, conectando com suas intenções para a lunação que está por vir, como também para o que é preciso deixar ir.

Crie seu ritual para plantar a lua, de cantar, tirar um oráculo, acender uma vela e/ou dançar. Deixe que a criatividade brote através de você!

Menstruação saudável e sustentável

Um brinde ao plantar a lua com o coletor menstrual da Loja Caule.
Coletores Korui incolor e um brinde à plantar a Lua.

Reconhecer a natureza cíclica de uma mulher é abrir um novo olhar para sustentabilidade. Pois quando estamos em harmonia com o feminino em nós, estamos em harmonia com a Terra.

Sendo a Terra uma representação da Mãe Universal que tudo acolhe e transforma.

Enfim se chegou até aqui é porque está interessada em plantar a lua e utilizar produtos sustentáveis para a menstruação.

Caso sua escolha tenha sido os coletores menstruais, para fazer a esterilização do coletor menstrual temos:

Copo de silicone para esterilizar o coletor menstrual, na Loja Caule.
Copo de Silicone Retrátil Laranja 200 ml – Caule

Obs.: Se tiver interesse em saber mais sobre os produtos mencionados no texto, clique nas fotos!

Informações sobre a autora: Marthina R. Hanemann – Peregrina do Ser, Artista, estudante da ginecologia natural, da ancestralidade, da união sagrada, da medicina das plantas, dos Florais das Águas e das Flores da Chapada dos Veadeiros e do Yoga.

Interessada em mostrar pra outras mulheres opções sustentáveis para plantar a lua e ganhar uma renda extra?

CTA para clicar e revender no post de plantar a lua.