Consumo ConscienteCosméticos NaturaisCosméticos OrgânicosCosméticos VeganosMales dos Cosméticos ConvencionaisResenha de ProdutosSaúde e Beleza Integral

Hidratantes naturais: pele verdadeiramente saudável

Verão chegando e muito ouviremos falar sobre a importância da hidratação. Em se tratando de pele, sabemos que saudável é aquela corretamente hidratada. Assim como os líquidos naturais (chás, sucos e, sobretudo, água) são ideais para uma boa hidratação, devemos dar preferência aos cremes, loções e hidratantes naturais. A explicação é simples: os poros absorvem tudo o que se passa sobre a epiderme. Os hidratantes naturais são metabolizados pelo nosso organismo e funcionam como nutrientes; já os convencionais são sintéticos e compostos de ingredientes que fazem mal à saúde – humana e planetária.

Hidratantes naturais – nutrição via pele

Formulações dos hidratantes naturais trazem a sabedoria, a riqueza e os aromas da natureza. Se também somos natureza e nossa epiderme é nutrida por vitaminas e sais minerais, então há uma interação, uma linguagem falada e compreendida entre esses elementos. Além disso, a espalhabilidade dos hidratantes naturais também é um diferencial desses produtos. Além de uma melhor absorção, possuem um maior rendimento. Já as substâncias sintéticas comportam-se como estranhos, são passíveis de rejeição, o que ocasiona em muitas vezes, diversas alergias.

Opções de hidratantes naturais:

Dentre as opções comercializadas pela Caule, temos da Multi Vegetal, Herbia, Bhava e Boni Natural. Apesar de o da Boni Natural conter fragrância sintética, os ativos naturais presentes promovem eficácia superior a qualquer outro convencional.

Multi Vegetal

A Multi Vegetal tem a Loção Corporal de Rosa Mosqueta que é simplesmente IN-CRÍ-VEL!! Perfeita para recuperação de pele ressecada pelo sol ou pelo frio. O cheiro é maravilhoso! Além desse, há outros produtos para cuidados específicos como mãos, pés, pernas, seios, pescoço. Cada fórmula com extratos e óleos vegetais que atuam com maestria nessas áreas. A linha Multi Vegetal é livre de parabenos, corantes, fragrâncias artificiais, ingredientes de origem animal, derivados de petróleo e carbômero. Não testado em animais.

Herbia

A Herbia oferece duas opções de hidratantes, que são 100% naturais: Lavanda e Verbena; e Lippia Alba. Esta é formulada com uma criteriosa combinação de 11 óleos essenciais ricos em bio-flavonóides, ácidos oléicos e linoleicos que são regenerativos, retardam o envelhecimento e recuperam o colágeno.

O hidratante de Lavanda e Verbena possui propriedades calmantes, e tem sido a opção mais saudável e também econômica no seguinte exemplo de duas mães que utilizaram hidratantes naturais para resolver o problema de ressecamento de pele em suas crianças.

Casos

Há mais de três anos a empresária Marisa Araújo, de Pernambuco, gastava muito comae e filho usam hidratantes naturaism diversas loções sintéticas, manipuladas, indicadas por dermatologistas e nada resolvia o problema de seu filho Tiago Araújo, 8. Com menos de 10 dias do uso do hidratante, o resultado surpreendente. “Muito dinheiro foi gasto com dermatologistas e hidratantes caros, que nunca melhoraram. Com poucos dias usando o da Herbia a pele dele melhorou muito. E um cheiro suave, muito bom”, conta Marisa.

Situação parecida ocorreu com a policial e enfermeira Marta Lúcia Gonzaga da Silva, em Alagoas. Antes de adquirir a loção indicada pela dermatologista, que custava 3 vezes mais, resolveu usar o hidratante da Herbia para tratar o ressecamento na pele de sua filha Sofia, 8. “Até agora está dando certo e não penso em usar outro produto, principalmente por ser natural”, disse a mãe.

É Justamente o que se espera das formulações naturais: melhor eficácia, multifuncionalidade e, por consequência, economia.

Dicas para melhor aproveitamento

Espalhe com movimentos suaves e circulares;

Hidrate o corpo duas vezes: pela manhã e à noite;

Evite substâncias como parabenos e óleo mineral.
Parabenos são comprovadamente cancerígenos. Óleos minerais podem sensibilizar a pele e podem estar contaminados com substâncias também potencialmente cancerígenas.

 

Substâncias prejudiciais

Aqui relacionamos as principais substâncias prejudiciais à saúde mais comuns nos hidratantes mas também em cosméticos (produtos de higiene e beleza), produtos de limpeza e outros e que podem estar ressecando a sua pele e desencadeando alergias:

1 – Parabeno

É adicionado a produtos com a finalidade de impedir a proliferação de bactérias. Alguns estudos comprovaram que essa substância tem uma ação parecida com o hormônio estrogênio, está associado ao aumento do risco de câncer.

2 – Cores sintéticas

São carcinógenas, além de provocarem irritações de pele e estarem relacionados aos casos de transtorno de hiperatividade e déficit de atenção em crianças.

3 – Ftalatos

São utilizados para melhorar a textura de alguns produtos. No caso dos cosméticos, são encontrados em esmaltes de unha (dibutil ftalato), perfumes e loções (ftalato de dietila) e em sprays de cabelo (ftalato de dimetila).São relacionados a problemas endócrinos, além de estarem relacionados ao aumento de risco de câncer de mama e problemas congênitos reprodutivos tanto em homens quanto em mulheres.

4 –Ureia

Sua função principal é biológica, sendo eliminada pela urina. Por meio de reações do nosso metabolismo é convertida em amida, mas a ureia também é sintetizada. Daí o grande problema: a ureia sintética, que é usada em cosméticos devido a seu alto poder de hidratação, já que, ela tem capacidade de se unir à água e reter umidade na pele. Mas ela pode causar vários danos à saúde, podendo afetar a formação de fetos durante a gestação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia, e determina que produto cuja dosagem de ureia for maior de 3%, deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”.

5 – Propilenoglicol

Esse álcool frequentemente aparece na fórmula de produtos para a pele e acabam provocando dermatite e urticárias. Esse álcool está presente em hidratantes, protetores solares, maquiagens, condicionadores, xampus e sprays de cabelo.

6 – Álcool isopropílico

Pesquisas mostraram que ele pode prejudicar a nossa flora intestinal. Além disso, o álcool isopropílico está relacionado a alguns casos de câncer, enxaquecas, tonturas, depressão, vômito e coma. É encontrado em colorantes de cabelo, sabonetes corporais, loções hidratantes e loções pós-barba.

7 – Ácido Bórico

Conhecido também como boric acid (em inglês), é um ácido fraco comumente utilizado como antisséptico, inseticida e como retardante de chamas. Ele possui fracas ações bacteriostática e fungistática. Em algumas pessoas, o contado com o ácido bórico pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e sistema respiratório. Ele pode ser encontrado em antissépticos e adstringentes, esmaltes de unhas, cremes para a pele, algumas tintas, pesticidas, produtos para matar baratas e formigas e alguns produtos de uso oftalmológico.

8 –Fragrâncias

São nocivas à saúde. Podem causar alergias e dores de cabeça. Os ftalatos encontrados juntamente com as fragrâncias causam danos ao sistema endócrino.

Além dos hidratantes

Não são comumente encontrados em hidratantes, mas também são tóxicos e podem causar ressecamento e alergias.

1 – Triclosan

É comum ser utilizado em produtos antibacterianos. Pode interferir nas funções dos hormônios reprodutivos e causar irritações de pele.

2  – Lauriléter sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio

Encontrados em mais de 90% dos produtos de higiene pessoal. Causam irritações de pele, olhos e pulmões. Em contato com outros produtos químicos, se combinam e formam substâncias cancerígenas – essas combinações podem também provocar problemas respiratórios e de rim.

usando hidratantes naturaisA melhor opção é evitar

Tais substâncias relacionadas não são encontradas nos produtos comercializados pela Caule.

O uso de hidratantes naturais pode solucionar o ressecamento da pele e as reações alérgicas, mas nada como evitar o contato com ingredientes tóxicos e alergênicos ainda antes de pensar no uso de um hidratante.

Cada poro é como um boquinha e merece ser alimentada com o que há de melhor na nossa Terra para manter nossos organismo saudável e bem protegido..

Mais detalhes, comparação entre os produtos, características assista nosso vídeo:

Cremes hidratantes, emulsões e loções naturais, orgânicos, veganos e saudáveis