Poros dilatados e pele oleosa, como tratar de forma natural?

Quem tem os poros dilatados e pele oleosa, mesmo que somente na região da zona T, sabe que é um verdadeiro desafio reverter este quadro e tratar de forma natural, não é mesmo?

Dependendo da época do ano, como quando está mais quente, os poros podem ficar ainda mais dilatados devido o calor e o aumento da oleosidade.

Eu já fui muito espinhenta, neste post falo da minha trajetória com a acne e como curar de forma natural (para ler depois):

Atualmente, na minha pele quase nunca mais aparecem espinhas, é raro, mas tenho que cuidá-la com frequência por causa dos poros dilatados.

Tem um vídeo que fiz pro canal da Caule do Youtube, onde mostro como aplicar e remover a argila quando tem os poros mais dilatados:

 

.

Porque os poros se dilatam?

Antes de mais nada, é bom a gente entender por que os poros ficam dilatados. Assim fica mais fácil de organizar o tratamento e ter melhores resultados.

Ter poros dilatados é uma característica mais comum em peles mistas e oleosas, mas que também pode acontecer em quem tem a pele seca.

Geralmente eles são causados pelo excesso de óleo acumulado, sujeira e células mortas envolta dos poros. O que faz eles inflamarem e aumentarem de tamanho, se dilatarem.

Então é mais comum os poros se dilatarem nas regiões com maior produção sebácea, como a zona T, que inclui a testa, o nariz e o queixo.

Mas também existem outros fatores que podem fazer o poro se dilatar, como a genética, uma higiene inadequada, má alimentação (muito gordurosa), o envelhecimento da pele e impurezas como a poluição, que tende a se acumular na pele e deixar os poros maiores.

O que é bom para poros dilatados e pele oleosa?

Como falei, a má alimentação pode ser uma das causas dos poros dilatados. E se quer reverter esse quadro, fica de olho como está se alimentando e como é a sua relação com a comida.

Lembro que na minha adolescência o homeopata da família falou para cortar o açúcar para diminuir a acne, deu certo, mas foi um desafio!

Primeiramente, antes de colocar em prática o que é bom para poros dilatados e pele oleosa como tratar de forma natural, estabeleça uma alimentação mais saudável. Fuja de frituras, alimentos processados, industrializados e bolachas ou salgados com gordura vegetal hidrogenada.

É importante que a pele fique hidratada, e para garantir uma hidratação eficiente, lembre-se de manter o corpo hidratado de dentro pra fora. Então beba água em quantidades suficientes para manter o fluxo de toxinas pra fora.

Qual o melhor tratamento para fechar os poros do rosto?

A limpeza de pele profunda é excelente para tratar a pele com poros dilatados. Se conseguir intercalar os cuidados diários com a pele, com o tratamento semanal feito em casa e a limpeza de pele pelo menos 1x ao mês, é possível reduzir consideravelmente o tamanho dos poros.

Primeiro passo para tratar os poros dilatados e pele oleosa:

1 – Esfoliação –a esfoliação é uma maneira fácil e eficiente de evitar que se acumulem células mortas ao redor dos poros. Então pode investir nessa prática pelo menos 1x por semana no início do tratamento. Depois pode reduzir pra cada 15 dias ou 1x por mês conforme sentir a demanda da pele.

O jeito que mais gosto de esfoliar a pele é com os Cristais de Quartzo combinado com o Sabonete Facial Suavizante. Essa é uma esfoliação suave, que remove as células mortas e prepara a pele para receber a argila ou o creme facial.

Se preferir pode usar sabonetes para pele oleosa, temos o Detox da Bioart com argila verde. Nesse caso é só passar o creme no rosto até fazer espuma e depois aplicar os cristais para esfoliar.

Aqui a lista de compras para colocar essa rotina de tratamento dos poros dilatados na tua vida agora:

Sabonete Facial Natural e Vegano Suavizante – Multi Vegetal

Cristais de Quartzo – Esfoliante Facial e Corporal Terramater 40g

Cristais de Quartzo – Esfoliante Natural 1kg Facial e Corporal

A gente consegue esfoliar a pele utilizando os cristais de quartzo sem agredir ou lesionar. E melhor ainda, favorecer a renovação celular.

Cuidado: não use açúcar para fazer esfoliação porque os grânulos não são esferizados e portanto podem causar micro lesões.

Observação: não é indicado esfoliar a pele na região que tiver acne, pois pode aumentar a inflamação.

Cuidando da pele de forma natural

2 – Adstrição – utilizar um hidrolato adstringente ajuda a manter a pele hidratada, controla o excesso de oleosidade e mantêm os poros fechados. A ação adstringente favorece a constrição dos poros e a redução dos poros dilatados.

Para isso, gosto de utilizar os hidrolatos, eles contém as propriedades terapêuticas da planta que foram extraídos e são ótimos adstringentes.

Nesta lista estão os que utilizo com mais frequência como adstringente para pele oleosa:

Hidrolato de Capim Limão (Lemongrass) Orgânico

Hidrolato de Tea Tree (melaleuca) Orgânico

O legal de utilizar a água floral (hidrolato) é que ele já vem prontinho para usar. Não precisa diluir, igual acontece quando utiliza o óleo essencial.

Esses dois hidrolatos atuam como um adstringente facial e tem muitas propriedades terapêuticas que atuam no controle da oleosidade na pele. Pode usar puro diretamente na pele ou misturado na máscara de argila.

Agora que a pele já foi limpa, as células mortas removidas e depois tonificada, é hora de tratar!

Poros dilatados e pele oleosa, como tratar de forma natural

Nesta etapa, o que vai garantir a eficácia do tratamento, é ter regularidade. Sempre foco nessa questão, crie uma rotina semanal de cuidados com a pele para ter resultados excelentes!

A argila é composta por vários minerais e oligoelementos, muito poderosa que auxilia tanto na retirada de toxinas e do excesso de oleosidade da pele, quanto repõe oligoelementos essenciais para a saúde cutânea.

As argilas estimulam a produção do colágeno, o que aumenta a elasticidade e tonicidade da pele e os poros ficam menos dilatados.

3 – Tratamento – use e abuse da argila verde, ela é a mais indicada para peles oleosas e deixa um toque sequinho na pele.

Temos duas opções, a argila verde da Terramater que pode ser preparada com o hidrolato. E a máscara detox da Bioart que já vem prontinha para usar e também tem a opção em refil, que é mais econômica.

Nesta lista já coloquei todas as opções, tanto em sachê como em quilo, para facilitar tua escolha:

Máscara de Argila Verde Orgânica Terramater – Detox 40g

1kg de Máscara de Argila Verde Orgânica Terramater 

Muitas vezes, quem tem a pele com excesso de oleosidade, deixa de hidratar porque a pele já está oleosa. Mas daí pode acontecer o efeito rebote e a produção sebácea aumentar.

Hidratando a pele com poros dilatados de forma natural

4 – Hidratação – pra que não aconteça o efeito rebote, utilize um creme facial indicado pro teu tipo de pele. Manter a pele hidratada vai prevenir o excesso de oleosidade e manter a pele saudável, evitando que os poros se dilatem.

Na hora de escolher o creme facial, é legal observar se ele contém  ativos que vão auxiliar no tratamento. Opte por hidratantes para pele oleosa.

Outra opção é hidratar a pele com óleos vegetais extra virgem e de preferência orgânicos. O óleo de coco e o óleo de copaíba são excelentes pra quem tem a pele oleosa.

Óleo de Copaíba, óleo milagroso para tratar poros dilatados e pele oleosa!

Falando no óleo de copaíba, ele merece atenção especial quando precisa tratar a pele oleosa. Ele tem forte ação anti-inflamatória, cicatrizante, antibiótica, antisséptica que regula a oleosidade natural da pele e não deixa um toque oleoso.

– Óleo de Copaíba Orgânico (IBD) – Bhava – 60 ml

Além de utilizar no tratamento facial, pode utilizar em outras regiões do corpo pois o óleo de copaíba ajuda a reduzir e até eliminar (se utilizado com regularidade) cicatrizes, estrias e celulites.

Pra finalizar, lembra de utilizar um protetor solar natural para pele oleosa que tem a fórmula rica em ativos e não entope os poros.

E mesmo o protetor solar natural precisa bem removido, e a melhor forma de remover o protetor solar é com o a double cleansing que tá bem explicada aqui nesse vídeo:

Rotina de beleza 100% natural e vegana – double cleansing

E agora é só colocar em prática…

… clique aqui e veja o que selecionamos pra você de proteção solar na nossa loja com produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos e acessórios lixo zero. Tudo pra deixar sua vida e o mundo melhor!
 clique aqui e revenda – seja uma Agente de Beleza Integral para levar essas alternativas mais saudáveis e sustentáveis para todos e todas ao seu redor.